Olá! Mostrar às crianças a localização no espaço por meio da Geografia, irá auxiliar que elas compreendam noções de representação e orientação de lugares, lateralidade, espaço, tempo, paisagens. Nessa perspectiva, a professora Cristiane apresenta parte da Costa Africana e do arquipélago Bijagós com suas 88 ilhas, destacando a Ilha de Orango, local do conto Africano (apresentado hoje), com suas especificidades culturais. Por meio do globo terrestre, ela mostra a localização do Brasil e da África Sul dentro dos respectivos continentes, fazendo a comparação de extensão territorial.
Ao conhecer outros locais e sociedades diferentes, a criança poderá compreender como a relação que cada povo mantém com o meio e com a natureza influencia na maneira de enxergar o mundo e de produzir a sua própria cultura. Esse conhecimento promoverá também o respeito pelas tradições de diferentes culturas das várias regiões do mundo. Ao perceber essas diferenças, as crianças passam a interessar-se e demonstrar curiosidades pelo mundo natural e social, buscando informações, colocando-se com opiniões próprias sobre acontecimentos e levantando idéias de forma crítica, podendo, inclusive, fazer comparações sobre os diferentes modo de vida de grupos sociais variados. De acordo com os parâmetros curriculares o estudo do espaço
possibilita, aos alunos, a compreensão de sua oposição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e por que suas ações individuais ou coletivas, em relação aos valores humanos ou à natureza têm consequência tanto quanto para a sociedade. Permite conhecer e compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram inseridas, tanto em nível local como mundial (Brasil, 2001).
Desafio #1: Uma história africana
Ouvir história é bom demais. Vamos nos aproximar agora de mais uma história africana? É só apertar o play!
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Cristiane Moreira
Edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Celso Maack adorou, e ficou prestando bastante atenção
ResponderExcluir