23 setembro 2020

Mancala: um jogo africano

Olá. No vídeo de hoje a professora Nabile Claro vai nos ajudar a conhecer um pouco sobre o jogo Mancala Awele. Mancala é uma definição dada pelos antropólogos a um grupo muito numeroso de jogos cultivados no continente africano e que guardam entre si semelhanças nas regras. Há mais de duzentas diferentes famílias de mancalas e tiveram origem no Egito. É um jogo de raciocínio e em cada região onde é jogado, o mancala é conhecido por um nome diferente. 

O jogo foi confeccionado com: seis quadrados de duas cores diferentes do tamanho de 6 cm e dois retângulos  da mesma cor que os quadrados de 12 cm de comprimento e 6 cm de largura. O tabuleiro fiz com papel craft no tamanho de 50 cm de comprimento e 18 cm de largura. Você pode usar como peça o que você tem em casa: grãos, pedrinhas, botões, entre outros.

No Brasil, o jogo foi inicialmente chamado de Adi e foi trazido pelos povos escravizados do continente africano. Uma das modalidades mais praticadas na costa ocidental da África é o Wari que tem uma variação chamada Awelé. Os jogos são praticados em geral sobre tabuleiros de madeira que contém duas ou mais fileiras de concavidades alinhadas (casas). As peças são tradicionalmente sementes secas ou pequenas conchas. Alguns garotos(as) africanos(as) escavam seus tabuleiros no chão e essa última ideia reforça a bonita metáfora da semeadura que o jogo propõe. 


Na publicação de hoje serão propostos vídeos com as regras do jogo mancala awelé. E outro vídeo com  uma sugestão de confecção do tabuleiro com caixas de ovo, maneira prática e divertida de montar o tabuleiro do jogo mancala 



Desafio #1: Mancala Awelê, uma possibilidade

Vamos aprender juntos(as) com a Ka, do canal VemKaJogar, uma maneira simples de aprender as regras e como jogar o Mancala Awelê.



Desafio #2: Tabuleiro com embalagem de ovos

  O tabuleiro do Mancala Awelê pode ser feito a partir de várias materialidades, como no chão, em           madeira ou com papel como nos mostrou a professora Nabile Claro. E uma outra possibilidade é construir o tabuleiro a partir de embalagens de ovos. Vamos aprender!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Nabile Claro  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png