15 setembro 2020

Nelson Mandela e a luta por igualdade

E então, estão gostando de descobrir as ancestralidades do mundo africano? São tantas riquezas de histórias e culturas que nos encantam e inspiram muitas gerações. A proposta de hoje é conhecer a história de um homem que foi muito importante para seu povo, um homem que sonhou em reconstruir um país mais justo, onde todos pudessem ser unidos na paz e no amor ao próximo. Estamos falando de Nelson Mandela, que passou boa parte de sua vida lutando por um mundo melhor para todos(as), para que a cor ou a religião não fosse motivo de guerra, violência ou discriminação. Afinal a diferença existe para nos enriquecer, para que sejamos melhores! Vamos continuar essa conversa ouvindo a música "Normal é ser diferente", do grupo Grandes Pequeninos:


As artes trazem poéticas para o nosso cotidiano. Ajudam a gente a enxergar o mundo com mais beleza. E com a literatura infantil não é diferente, ele encanta nossos olhos e ouvidos e nosso corpo todo se modifica depois de ouvirmos uma história. Por aqui a contação de história é muito especial, acreditamos que ela deva fazer parte da rotina das crianças diariamente. Pensando nisso, convidamos todos(as) a ouvirem uma linda história de luta, amor e união: Vovô Mandela. Vamos juntas(os) ouvir essa história? Então é só apertar o play!


Apartheid? Vamos falar sobre isso! O Apartheid foi uma rigorosa legislação separatista implantada durante anos na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista. A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos. Felizmente, após 27 anos de luta e reclusão, Nelson Mandela conseguiu se reunir com membros do governo da África do Sul e buscaram uma solução pacífica para os conflitos raciais. Após ser libertado, conseguiu ser eleito presidente e difundir o conceito de uma nação do arco-iris, com pessoas de todas as raças e cores trabalhando juntas. 

E é este conceito que precisamos exercitar diariamente, de uma nação multicolorida onde todos devem ter o mesmo amor e respeito,  já que somos diferentes só na aparência, nas nossas características, nosso tom de pele. Antes de tudo, somos todos humanos!

“Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.” (Nelson Mandela)

Desafio #1: Para os pequenos: O desenho mais maravilhoso

Você vai precisar de duas folhas de papel e uma caixa de giz ou lápis de cor. No primeiro desenho, faça um jardim maravilhoso, utilizando somente uma cor de lápis. Num segundo desenho, faça um jardim maravilhoso, utilizando todas as cores de seus lápis. Agora compare um com o outro. Qual ficou mais maravilhoso? Por quê? Envie uma foto de seus desenho pra gente.

Desafio #2: Para os grandes: Mandela, o filme

Deixamos por aqui uma indicação (trailer) de filme, que retrata a vida e obra  de Nelson Mandela. Não deixe de assistir, você vai se emocionar!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Claudia Labate
Podcast: Daniela Maia 

2 comentários:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png