11 setembro 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá! Estamos de volta com mais um episódio da nossa Série: Uma imagem...muitas histórias. E por falar em história essa semana a Profª Nabile contou pra gente a história do Ubuntu, que ficou mundialmente conhecida e inspira a todos(as) nós. Afinal todos os dias, cada um em seu cantinho, luta e acredita num mundo em que possamos dizer "Eu sou, porque todos nós somos".  Essa filosofia de vida pode ser exercitada em nossas vidas, quando ajudamos alguém, quando podemos colaborar para o bem estar de um coletivo, quando nossa ação impacta positivamente a vida de outras pessoas e especialmente quando podemos mostrar isso às crianças desde muito cedo. E foi esse o convite dessa semana...como as crianças tem colaborado para facilitar o cotidiano em família? Guardam seus brinquedos? Ajudam na cozinha? Vamos descobrir juntos(as) como nossos pequenos tem construído suas rotinas!? Com a palavra as crianças! 


Mas como as crianças podem ajudar nos afazeres e cuidados com a casa, pensando no bem estar de todos(as)? Assumir responsabilidades possíveis para a sua faixa etária e desenvolver sua autonomia e autocuidado são algumas das ações que devemos estimular nas crianças desde muito cedo. Quando as crianças são incluídas nas tarefas de casa, passam a partilhar da dinâmica familiar e percebem como as atividades feitas pelo papai, mamãe e avós são difíceis e cansativas e passam a valorizar mais esses momentos. Sem falar que sentem-se "importantes", sentem-se "grandes" em poder ajudar.

É importante fazer com que esses momentos sejam gostosos para as crianças, que vai encarar tudo como uma brincadeira. Ah! Sem falar que você acaba ganhando um parceiro(a) para ajudá-la(o) um pouquinho!

Veja algumas das atividades que as crianças (4 a 6 anos) já podem realizar com tranquilidade:
- Guardar seus brinquedos ao final da brincadeira
- Arrumar sua mochila da escola 
- Servir-se sozinho e levar o prato de comida até a pia ao final da refeição
- Organizar alguns objetos da casa como roupas e sapatos, colocando dentro do armário, por exemplo
- Arrumar a sua cama 
- Dobrar algumas roupas
- Regar as plantas
- Ajudar a arrumar a mesa para as refeições, 
- Ajudar a carregar as compras do supermercado 
- Cuidar do seu animal de estimação
- Tomar banho e escovar os dentes sozinha)o (com a supervisão e orientação de um adulto)
- Auxiliar os adultos no preparo das refeições
- Transmitir recados simples


É preciso ressaltar que as crianças não devem ser recompensadas por sua ajuda, nem serem submetidas a chantagens ou trocas. Esses comportamentos devem ser construídos de maneira consciente, cotidianamente. 

Outro cuidado que as famílias devem ter é não criar tarefas específicas de meninos e de meninas. Por exemplo: o filho leva o cachorro para passear e a filha fica responsável por lavar a louça. “Não podemos criar medidas educacionais sexistas, nem pequenos príncipes/princesas que querem ser servidos(as)”, argumenta a professora Luciana Caetano, do Instituto de Psicologia da USP. Todos são igualmente capazes e devem colaborar em tudo desde cedo.


Desafio #1: Você já ajudou alguém hoje? 

A animação "Give in to giving" (que talvez possamos traduzir como entregue-se ou doe-se) aborda de forma simples e muito sensível como nossas ações podem impactar positivamente a vida de alguém. Afinal um gesto pode mudar tudo! Aperte o play e encante-se!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto , seleção de materiais e edição de vídeo : Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png