18 setembro 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá! A sexta-feira chegou e com ela mais um episódio da nossa série: Uma imagem...muitas histórias. Mais um momento em que nos aproximamos de nossas crianças e revelamos seu protagonismo, sua vozes e fazeres. Em nossas últimas postagens mergulhamos nas pesquisas acerca dos tons de pele, das materialidades que revelam ou não a cor da pele de cada um, nossos retratos e autorretratos. Nesse sentido o desafio para a essa semana foi, então, retratar-se, olhar para si, descobrir-se, revelar-se por meio dos registros, dos desenhos, das artes. E ainda saber um pouco mais acerca do nome, a história e o que levou a essa escolha! Tudo isso será revelado em nosso vídeo, é só apertar o play! 


A criança é constituída de experiência, ela é a soma das experiências que vive. Nesse sentido, assim como já falamos em outras oportunidades, quanto mais desenha, mais aprende a desenhar, quanto mais se vê mais aprende sobre si, quanto mais brinca mais aprende sobre o seu cotidiano e a cultura em que está inserida, quanto mais ouve histórias mais nutre seu imaginário e amplia seu repertório sobre o mundo, quanto mais pesquisa mais aprende funcionamento das coisas. 
Para desenvolver-se plenamente a criança precisa ter respeitado seu tempo, ter espaços e materialidades que enriqueçam suas experiências, de modo a acolher e significar seu modo de ver o mundo.
O retrato e autorretrato são um convite para "olhar para dentro", onde o traço é o resultado de como as crianças se vêem, se enxergam e se percebem.

Desafio#1 Aquecer o coração

É isso mesmo, aquecer o coração! Selecionamos no canal Quintal da Cultura, um episódio intitulado Quintal Musical: Autorretrato, que com muita poesia e música, leva-nos para um passeio "por dentro" de nós mesmo! Não deixe de conferir e encantar-se.

   

Desafio#2 Eu sou assim: registro da história

Depois de tantas postagens, que convidaram nosso olhar para dentro de nós mesmos, que tal registrar essas descobertas. Nosso convite é para que as crianças, com o apoio de um adulto, registrem essas descobertas em seu diário e/ou na sua cápsula do tempo. Neles poderão guardar seus desenhos, suas artes, sua história! Para além disso, com o adulto escrevendo, poderá fazer um breve relato desse momento, o que tem aprendido, o que mais tem gostado de fazer, enfim um pouquinho de tudo que estamos vivenciando. Ah! Não deixe de colocar a data em cada página do seu diário, isso ajuda a marcar o tempo, além de proporcionar um contato significativo com os conhecimentos matemáticos.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto e seleção de materiais: Daniela Maia 
Criação e edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)      

Um comentário:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png