21 setembro 2020

Vamos conhecer a culinária africana?

A culinária brasileira é rica e apresenta uma grande variedade de ingredientes com cores, formas, aromas e texturas que permite agradar qualquer paladar. Teve grande influência de outros povos como os indígenas, europeus e africanos, onde a união de etnias e culturas colaborou para gerar uma culinária marcante. No vídeo de hoje a professora Cristiane Moreira conta pra gente o resultado de sua pesquisa acerca da culinária africana, vamos conferir!?

A África é um continente muito grande, rico em belezas, em cultura e histórias 

Conhecer a culinária africana e perceber a relação com a cultura alimentar do povo brasileiro, traz possibilidades de identificação e conhecimento da origem de comidas consumidas no cotidiano, o que leva a reflexão e ao estímulo da importância de ingerir todos os alimentos e seus nutrientes para manter uma alimentação saudável.  A prática do  plantio de feijões com técnicas sustentáveis irá proporcionará a observação do processo de germinação de uma semente, do crescimento de uma planta,  e a necessidade de elementos fundamentais para o seu crescimento. Irá colaborar ainda para a criança fazer relações da importância pelo cuidar de si, do outro e do ambiente que vive.



Para fazer a dobradura de um vasinho e o plantio de sementes de feijão, você vai precisar: 

Materiais
01 folha de jornal ou revista 
01 porção de terra (de acordo com o tamanho do vaso) 
Água 
Sementes ou grãos




Desafio #1: Vaso de dobradura

Aprenda com a Profª Cristiane a fazer um vaso de dobradura, que vai tornar-se o "berço" das sementes e/ou grãos de feijão. Viva essa experiência! 



Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Cristiane Moreira 
Edição de vídeo e gif: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png