22 outubro 2020

CONHECENDO O JAPÃO

Olá crianças! Hoje faremos uma viagem para o Japão! Este país fica no continente asiático e a língua falada é o japonês. O país tem uma paisagem montanhosa com montanhas e colinas densamente arborizadas e tem também vulcões! Tóquio é a capital do Japão, uma metrópole movimentada com arranha-céus, luzes de néon piscando, uma grande rede de metrô e uma enorme quantidade de lojas e opções de entretenimento. Vamos juntos com a professora Arline Midori nessa viagem!


Com um trem muito rápido, o trem-bala, você pode viajar de Tóquio a Kyoto. Esta viagem leva você para além da montanha mais famosa do Japão, o Monte Fuji, que pode ser escalada dois meses por ano. O Japão é conhecido por suas inúmeras especialidades culinárias, portanto, boa comida será uma parte agradável de suas experiências de viagem:




Mesmo com a modernização e industrialização do país, a cultura e as tradições milenares ainda permanecem vivas nos dias de hoje através de costumes, roupas e acessórios do Japão. Os kimonos são utilizados em ritos de passagem importantes na vida do japonês e em festivais. Em Kyoto é muito comum alugar um kimono e passear pelos locais históricos.

Do japonês (jan ken-pon), Pedra, Papel, Tesoura é um jogo de mãos recreativo para duas ou mais pessoas, que não requer nada material nem uma grande ou especial habilidade. Basta as mãos das crianças e ter muita sorte. Este tipo de jogo é perfeito para estimular a agilidade, a atenção, coordenação motora e o ritmo das crianças. 

E hoje vamos ensinar a vocês essa brincadeira tradicional japonesa:

Jô-ken-Pô (Pedra, papel e tesoura)  
Regras:

2 ou mais crianças brincam
Tem pedra (mão fechada), papel (mão aberta) e tesoura (dedos indicar e médio simulam uma tesoura). É preciso fazer os gestos correspondentes com a mão e falar "Jô Ken Pô. A pedra esmaga a tesoura. A tesoura corta o papel. O papel embrulha a pedra. Ganha quem fizer mais pontos primeiro!
No Japão a brincadeira acontece em japonês, mas as regras são as mesmas para os dois países.

Desafio #1: Vamos aprender a contar de 1 a 10 em japonês?

Clique aqui e continue essa aventura

Desafio #2: Vamos ouvir uma história

A história de hoje chama-se o "Pote Vazio" de Demi. Conta que um dia, um Imperador distribuiu sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem e lhe trouxessem o resultado de seu trabalho. Ao final de um ano, o menino Ping só conseguiu apresentar um pote vazio. Mas o que parecia um fracasso tornou-se um grande triunfo. Com ilustrações primorosas e um texto de simplicidade comovedora, Demi nos conta uma bela fábula sobre a honestidade recompensada. 



Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!


Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Arline Midori
Edição de vídeo: Daniely Nobre
Vinheta: Fernanda Fusco
Criação do gif: Daniela Maia
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Sakuya2 - Peritune

Um comentário:

  1. Muito legal conhecer outras culturas, parabéns Arline por mostrar o outro lado do mundo aqui no Brasil ��

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png