29 outubro 2020

ITÁLIA: UM PAÍS ENCANTADOR

Apertem os cintos, porque hoje continuaremos a nossa viagem pelo continente europeu: vamos para a Itália com as professoras Carla Bregola e Marisa Palotta. Neste passeio, além de conhecermos um pouco sobre a história do país, a imigração no Brasil e diversas curiosidades, também descobriremos o que são os brasões, aprenderemos algumas brincadeiras e faremos uma deliciosa pizza! Mas muito mais gostosa que a culinária italiana é a emoção que esse vídeo vai nos transmitir: afinal, o que motivou a professora Carla a realizar essa pesquisa tão rica e a professora Marisa a viajar para lá foi descobrir a origem de suas famílias


República Italiana, como a Itália também é conhecida, é um país que está localizado no centro-sul do continente europeu e faz parte da União Europeia desde o ano de 1958. Faz fronteira com a França, Suíça, Áustria e Eslovênia do Norte, e possui duas ilhas no Mar Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha, chamadas de Península Itálica. É na Itália que está localizado o Vaticano, que é o menor Estado Independente do mundo e sua história se reflete em sua bandeira, nas cores e em seus significados. 

Desafio #1: Pontos turísticos e patrimônios da humanidade

A Itália é um dos mais importantes centros turísticos do mundo. É neste país que ficam lugares importantes como o Coliseu, em Roma, bem como outras construções em ruínas datadas da Idade Média. Outros pontos turísticos importantes são a Torre de Pisa, as praças históricas, palácios, catedrais e pontes, formando um conjunto de grande beleza naquele país. Que tal viajarmos para alguns pontos turísticos da Itália? Abra o Google Earth e, junto à criança, realizem uma pesquisa! Aproveitem também para fazer um grande tour guiado do aplicativo por lugares como Veneza, Palermo e Roma e descobrir mais curiosidades clicando aqui!

Printscreen do tour guiado pela Itália no aplicativo Google Earth. Clique aqui para acessar!

Estima-se que pelo menos 50 patrimônios da humanidade estejam na Itália. Além do Coliseu em Roma e da Torre de Pisa já mencionados anteriormente, estão o Duomo de Milão, o centro histórico de Florença, o sítio arqueológico em Pompeia, as cidades de Veneza e Verona.

Desafio #2: Nossas origens e brasões da família

Família da professora Carla Bregola
A professora Carla fez uma pesquisa sobre a família de seu esposo, os Bregola, e descobriu que deixaram Calábria, na Itália, em 1914 migrando para o Brasil. Os italianos, como todos os demais imigrantes, deixaram seu país basicamente por motivos econômicos e socioculturais. Os Bregola vieram em busca de melhores condições de sobrevivência e instalaram-se na cidade de Botucatu, trabalhando nas plantações de café, e posteriormente se instalaram na capital de São Paulo no bairro da Mooca onde formaram suas famílias. Bregola é específico para a área de Rovigo, Ferrara, Castelmassa e Trecenta na área de Rovigoto e Ferrara em particular, Bregoli tem uma área na área de Brescia e uma na área de Ferrara, com presenças significativas também em Mântua, Modena e Bolonha, podem derivar de nomes de localidades como Bregolo na área de Vicenza e também da Calábria.

"Não importa o país onde vivemos, mas sim o país que vive em nós” (Giuseppe Garibaldi)

Vista da cidade de Calábria
Brasão da família Bregola

Que tal também fazer uma pesquisa pelas origens de sua família? A professora Carla, junto com a professora Fernanda Fusco, já trouxe essa sugestão aqui no blog: confira clicando aqui! Além da pesquisa pela história da família Bregola, Carla também descobriu o seu brasão. O brasão da família faz parte de uma tradição da Europa medieval com a finalidade de identificar os indivíduos. Acesse o Google Imagens e faça uma busca pelo brasão da sua família: caso não encontrem, vocês podem pensar juntos nos elementos e criarem!


Desafio #3: Tradições da culinária

Como vimos no vídeo, o país que sediou um dos maiores acontecimentos da história, como o Império Romano e o Renascimento, é uma referência mundial em vários temas, como moda, história, arquitetura, design, música, arte, cinema e, claro, na culinária. Quem não conhece a famosa pizza, o vinho e as massas tradicionais da culinária italiana? Os italianos gostam muito de servir, sentar-se à mesa e apreciar o momento com amigos e familiares.



Baixe o jogo Good Pizza, Great pizza!
A pizza chegou no Brasil via imigrantes italianos que vieram entre 1880 e 1930. O consumo de pizza ficou restrito aos italianos até 1950, quando se espalhou pelo Brasil, ganhando algumas modificações de sua fórmula original - São Paulo é o maior estado consumidor de pizza do Brasil. No vídeo, a professora Carla ensina a fazer o recheio da deliciosa pizza marguerita, mas você também pode criar seus próprios recheios! E já pensou se você tivesse a sua própria pizzaria? Conheça o jogo Good Pizza, Great Pizza, disponível para celular, e jogue com a família!

Desafio #4: Brincadeiras italianas

Família Luiz Andreon e Regina Campolongo Foto: APES/ESAdicionar 
Além de sua beleza, a Itália possui uma história bastante antiga, tendo influenciado 
grandemente a cultura da Europa, mas também de outras partes do mundo, para onde parte do seu povo se deslocou. Exemplos disso são os aspectos que se refletem na cultura brasileira, especialmente na região Sul do país, para onde a maior parte dos imigrantes italianos se deslocou em séculos passados. Assim como no Brasil, os italianos também possuem brincadeiras para passar o tempo livre e se divertir ao mesmo tempo: algumas são antigas que passam de gerações em gerações até que sua origem se perca nas diversas histórias. E com a migração muitas destas brincadeiras saíram do seu país de origem e ganharam o mundo com sua popularidade. Vamos citar aqui algumas das brincadeiras mais conhecidas e que possuem origem italiana:



Par ou Ímpar para Android - APK Baixar
Jogo Morra (derivação do Par ou Ímpar): No jogo "mora", duas pessoas escondem as mãos atrás das costas e ficam de frente uma pra outra. Elas devem escolher uma quantidade de dedos para mostrar, ao mesmo tempo em que tentam imaginar quanto daria a soma de seus dedos com os do outro jogador. Juntas, mostram os dedos e gritam o número que pensam que é a soma. Quem acertar vence!


https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/04/qual-c3a9-a-cara-e-qual-c3a9-a-coroa-das-moedas.jpg
Cara ou Coroa: Ela foi criada com a intenção de ser uma brincadeira mais hoje é utilizada para ajudar a tomar decisões. Cara e Coroa surgiu na Roma Antiga e era conhecida como NAVIA AUT CAPUT que significa cara ou navio em referência as imagens da moeda utilizada na época. De lado um navio  e do outro a do deus da mitologia Janus. 


Jogo da Velha:
O jogo consiste em completar primeiro uma linha de três X ou 0 e teve sua origem no Império Romano. Veja o jogo da velha que construímos aqui em 
nosso blog.

 

Você conhece a música brincante do anão? Não? O Grupo Tiquequê nos ensina essa música de brincar pra lá de divertida e que vem direto lá da Itália. Vamos cantara e brincar juntos assistindo ao vídeo lá em cima!

Desafio #5: A tarantella e músicas italianas

https://www.caminhodovinho.tur.br/wp-content/uploads/2016/03/Dan%C3%A7a-folcl%C3%B3rica-Tarantella-2-e1458160132630-540x228.jpg  
A tarantella é uma forma de dança animada que se originou no sul da Itália e que é instantaneamente reconhecida como ícone deste país (clique aqui para conhecer outras curiosidades). Ela é rápida, com acompanhamento musical e movimentos distintos, e é dançada em diversos eventos como casamentos e outras celebrações, como festivais. De acordo com o site Caminho do Vinho, "o nome da dança é baseada em uma antiga crença popular sobre o efeito de uma picada de aranha venenosa", a tarântula. "Acreditava-se que quando alguém fosse mordido pela tarântula, a única cura seria dançar para o veneno sair do sistema sanguíneo." Vamos dançar a tarantella em casa?


E, pra finalizar, vamos ouvir algumas músicas italianas? As músicas de nossa lista de hoje foram gravadas nas vozes de grandes artistas da música italiana que ganharam o mundo! Muitos deles já visitaram nosso país, você sabia? Já fizeram shows por aqui e tem muitos fãs de sua voz e sua arte por aqui. Ouça e encante-se:


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Participação e fotos: Marisa Palotta
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Edição de gif: Daniela Maia
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Funiculi, funiculá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png