08 outubro 2020

Ivan Cruz: um artista carioca

Olá famílias e crianças, tudo bem? No vídeo de hoje, vamos viajar para dentro do nosso país: o Brasil e o nosso destino é o Rio de Janeiro. Foi lá que nasceu um artista plástico, pintor, escultor e advogado chamado Ivan Cruz. Ivan Cruz pintou cerca de duzentos e cinquenta quadros, retratando mais de cem brincadeiras diferentes e chamou essa série de “Brincadeiras de criança”. A professora Nabile Claro conta pra gente um pouco das descobertas de sua pesquisa. Aperte o play. 


Em suas exposições Ivan Cruz apresenta suas telas; brinquedos retratados em suas obras; oficinas de brincadeiras e brinquedos; contação de histórias; músicas e cantigas de rodas. 
No vídeo de hoje, pudemos conhecer algumas de suas obras, telas que retratam brincadeiras populares tais como: pular corda, cabra- cega, pipa ou papagaio, peteca, barquinho de papel, amarelinha,  boneca, brincadeira de roda, aviãozinho de papel, pular cela ou carniça, cabo de guerra, fubeca ou bolinha de gude, patinete, cavalinho de madeira, esconde-esconde, pião de madeira, telefone de latinha e bolinhas de sabão. Que tal se vocês convidarem a família para se divertir e relembrar do tempo em que eram crianças e com algumas brincadeiras retratadas nas obras de Ivan Cruz viverem um momento pra lá de especial juntos? Temos certeza que será um momento de muito aprendizado, alegria e diversão!

Desafio#1 E com a palavra...Ivan Cruz

Apreciem essa maravilhosa entrevista de Ivan Cruz. 


Desafio#2 Conheça mais algumas de suas obras

A produção artística de Ivan Cruz é muito rica. Suas obras fazem nossos olhos descansar sobre o brincar, sem falar que é também um convite a memória dos tempos em que brincar na rua era rotina! Está preparado(a), encante-se! 



Desafio#3 E por falar em brincar...

Vamos brincar com aviãozinho de papel? Essa brincadeira é demais! Vamos juntas(os) aprender a fazer seu aviãozinho, a partir da dobradura de papel, Ah! Você também pode decorar seu avião como preferir! Então vamos lá, mãos a dobra, rs!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Nabile Claro  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png