27 outubro 2020

Moçambique e o conto "Rei Mocho"

Olá, crianças! Olá, famílias! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre Moçambique. Moçambique, oficialmente designado como República de Moçambique, é um país localizado no sudeste do Continente Africano. Moçambique é dotado de ricos e extensos recursos naturais e a economia do país é baseada na agricultura, porém o setor industrial está crescendo assim como também o setor de turismo. Sua única língua oficial é o português - entre as línguas nativas mais comuns estão o macua, o tsonga e o sena. Existem excelentes escritores no país voltados para o universo infantil: a  série Contos de Moçambique vem sendo publicada no Brasil  pela editora Kapulana e trata-se de um projeto em conjunto com a Escola Portuguesa de Moçambique (EPM), com o objetivo de divulgar no país as histórias das tradições orais moçambicanas. E por falar em conto, vamos juntos com a professora Laís Pires conhecer o conto O Rei Mocho:


Oficialmente publicados em Moçambique, os  contos  revelam as riquezas das expressões populares, por meio de histórias que inspiram o imaginário infantil e ampliam o conhecimento das culturas africanas. A série apresenta histórias tradicionais recriadas com narrativas que revelam os múltiplos universos do país. Além dos textos, as páginas acompanham ilustrações de artistas moçambicanos e suas diversas manifestações.

Desafio #1: Brincadeira Mocho

A coruja, ave conhecida por sua visão noturna, é chamada pelas crianças do povo Sene de "mocho". Depois de ouvirem a história propomos  uma brincadeira muito interessante e comum em Moçambique que é a brincadeira de esconde-esconde que tem o mesmo nome do conto: “Mocho”. Neste sentido, propomos que vivenciem o esconde-esconde no escuro com a procura do “mocho” em família. Vocês podem ser o mocho ou podem escolher qualquer outra pessoa para representá-lo(a). Para saber mais sobre a brincadeira, clique aqui!

Desafio #2: Quebra-cabeça

Que tal agora desenhar o pássaro mocho, ou seja, a coruja e em seguida colorir? Pesquisem na internet por algumas imagens para se inspirarem! Ah! Você sabia que seu desenho pode virar um lindo quebra-cabeça? É isso mesmo! Depois que você desenhou e coloriu poderá "fatiar", dividir seu desenho em partes (peças) e depois montar. E que tal desafiar alguém a montar seu quebra-cabeça descobrir que desenho irá aparecer. Nesse momento você também poderá contar a história do Rei Mocho que você acabou de conhecer. Será uma aventura desafiadora.

Desafio #3: Criança feliz, por Kuka

E antes de terminarmos, que tal conhecermos Kuka, a cantora moçambicana? Dia 12 de Outubro foi o Dia das Crianças e muito mais que presentear os pequenos (parafraseando Kuka, "longe de ostentação") devemos refletir também acerca de seus direitos. Apresentem o video-clipe abaixo e conversem sobre o que entenderam da letra.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto e seleção de materiais: Laís Pires 
Edição do podcast: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png