28 outubro 2020

Rússia, o maior país do mundo

Olá famílias e crianças, tudo bem? Vamos viajar? Hoje, iremos conhecer o maior país do mundo. A Rússia é tão grande que uma parte dela fica localizada no continente Europeu e a outra parte no continente Asiático. A cultura desse país é de uma riqueza imensurável. Foi lá que nasceu o ballet de Bolshoi e se tornou famoso pelo mundo. E o que falar das belas e maravilhosas músicas clássicas da Rússia, como o Lago dos Cisnes? Vamos descobrir essas e muitas outras curiosidades junto com a professora Nabile Claro.


A capital da Rússia é Moscou, a moeda usada por lá é o rublo. A bandeira possui três cores: branco, azul e vermelho. O inverno é rigoroso e acontece entre novembro e março. No mês de abril, chega a primavera e o clima fica mais ameno, o verão vem acompanhado de chuvas. Os russos adoram trajes coloridos e também são adeptos de lendas urbanas. As crianças russas adoram colecionar carrinhos de brinquedo, personagens de desenhos animados, adesivos e o que mais a imaginação permitir. Ah, lembra da brincadeira do elástico que a professora Cláudia Labate nos ensinou? É comum ver as crianças russas brincando de pular elástico, queimada, policia e ladrão, passa anel e batata quente. Vamos conversar um pouco sobre as riquezas culturais da Russia: 

O Ballet Bolshoi foi fundado em Moscou em 1776. A maior parte dos integrantes veio de uma escola de dança de um orfanato da cidade. Bolshoi apresentou espetáculos fundamentais para a história da dança e foi consagrado mundialmente. O teatro de Bolshoi foi construído para abrigar os integrantes do grupo

A música da Rússia é uma das mais importantes e antigas do mundo. Foi lá que surgiram nomes e obras mais importantes da cultura universal tais como: Stravinski, autor dessa música de fundo e Tchaikoviski, é o autor do famoso Lago dos Cisnes e Quebra nozes.

Há também as bonecas matrioskas símbolos desse país. Cada matrioska maior tem dentro dela entre cinco ou seis versões da mesma boneca em tamanhos menores e juntas formam um conjunto de  matrioskas. A matrioska representa a figura materna, símbolo de fertilidade e a força da mulher.

Desafio#1 Música com história

E se juntarmos música clássica com hístórias? Você já pensou nisso? A proposta de hoje vai a esse encontro da música clássica com a contação de história, é emocionante e encantador. Não deixe de conferir:

 
Desafio#2 "O Quebra Nozes"

Não deixe de conferir o lindo espetáculo de ballet o “Quebra nozes” com a trilha sonora  de Tchaikoviski.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Nabile Claro  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png