09 outubro 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá! Hoje é sexta-feira e com ela mais um episódio de nossa série Uma imagem...muitas histórias. E hoje a questão que nos move é: Você é de onde? Pedimos que as famílias e crianças nos contassem um pouquinho sobre o local onde nasceram, sua cidade e/ou o Estado de origem, isso colabora e muito na construção de nossa identidade, tanto individual como coletivamente. Sabem, essa identidade diz muito sobre a gente, sobre nosso modo de enxergar o mundo, a maneira como entendemos o tempo, como interagimos com a natureza, as relações que estabelecemos com o outro e como nos constituímos socialmente, especialmente compreendendo que as diferenças são sempre motivos para que nos unamos e não nos afastemos. Como muito já dissemos por aqui, somos e sempre seremos a soma de muitos uns! E você ficou curioso para saber se mais alguém nasceu na mesma cidade, no mesmo Estado que você? Então é só apertar o play!

   

Quantas e quantas histórias incríveis não é mesmo? Aproveitamos para agradecer muito a todas as famílias que nos enviaram seus relatos e fotos. E por aqui em nosso blog, depois de nos aproximarmos das lindezas do continente africano, vamos ampliar ainda mais nossos olhares e saberes nos demais continentes por meio do projeto Alguns dias para dar a volta ao mundo (título este inspirado na obra Volta ao mundo em 80 dias, de Julio Verne), e assim continuar aprendendo mais e mais sobre a cultura, a culinária, as paisagens, as personalidades que fazem a diferença em cada "pedacinho" do mundo e especialmente como tudo nos parece muito conectado, afinal tem cuscuz aqui e acolá, o Baobá de lá já está cá e os turbantes que enfeitam rainhas de lá já são vistos empoderando mulheres por aqui, e essa lista não tem fim, especialmente para nos provar que temos muito a aprender com a diversidade! E por falar em diversidade...nosso desejo é o de que a diversidade nos invada, tome nosso corpo inteiro, seja nosso mundo inteiro. 

Talvez a grande pergunta que fica é "O que nos une, o que nos aproxima?". Temos algumas ideias... a música, as artes, a dança, a culinária, o teatro, a escola, as praças e mais e mais... Ah! E você nasceu onde? respondendo essa questão diria também...tenho um mundo inteiro dentro de mim!

Desafio #1: Vamos cantar

Todos os povos é uma música que nos convida a cantar e pensar! O nosso mundo é grande, diverso, tão repleto de traços e culturas diferentes. Mostrar esse belo cenário, estimular o respeito por cada indivíduo e explicar que somos muitos e precisamos estar unidos é o grande propósito deste animado clipe de "O Mundo Bita".


O povo do nosso mundo é tão diferente. Deixa eu contar, que é interessante 
Tem gente de tudo que é jeito em qualquer nação

E todo novo lugar que você conhece não é igual e nem se parece 
É pura cultura que pulsa no coração
 
Desafio #2: Vamos ouvir uma história?

Queremos convidar as crianças a conhecer a história "Quem sou eu" de Ana Maria Machado. A história é um mergulho na capacidade imaginativa das crianças e uma grande brincadeira de rimas e quem é, quem é! Você vai se surpreender com o final! 

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto e seleção de materiais: Daniela Maia 
Criação, edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)      

2 comentários:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png