Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia; são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Desafio #1: Volta ao mundo num balão
Hélio Ziskind é um músico que nasceu aqui em São Paulo e que compôs jingles e diversas músicas famosas para a televisão, como as de Cocóricó e Castelo Rá-Tim-Bum. A canção do vídeo (lá em cima) foi inspirada no suíço Bertrand Piccard e no inglês Brian Jones, os primeiros aventureiros a darem a volta ao mundo em um balão!
Para que as crianças compreendam a função social da leitura e da escrita, como já conversamos em nossa publicação sobre alfabetização e letramento na Educação Infantil, é preciso que tenham acesso aos diversos tipos de experiências e funções que envolvem essa prática (ler por prazer, ler para aprender, ler para pesquisar, etc.). Socialmente, para aprendermos a cantar determinadas músicas, é muito comum realizarmos a leitura de suas letras: para este desafio, propomos que, após apreciarem ao vídeo-clipe, ouçam a música novamente com a criança e convide-a a aprender a cantar, apontando para as palavras ao longo da melodia.
![]() |
Clique na imagem para jogar! |
Desafio #2: A marinheira Jessica Watson
Quando queremos conhecer a vida de alguém, realizamos a leitura de sua biografia, entrevistas, artigos, enciclopédias... Neste desafio, indicamos o artigo Jessica Watson viajou o mundo a bordo de um barco aos 16 anos para que conheçam a vida e curiosidades a respeito dessa jovem marinheira australiana. Antes mesmo de realizarem a leitura, abram o material clicando aqui, mostrem as fotos, leiam o título e perguntem sobre o que acham que vão descobrir, deixando que a criança faça as suas inferências.
Para avaliar o que compreenderam do texto, após alguns parágrafos ou mesmo a leitura completa do artigo, podem conversar direcionando com perguntas:
- Nossa! Quantos anos ela tinha quando começou a velejar? Ela era mais nova ou mais velha que você?
- Qual foi o combinado que Jessica fez com a sua família? Que combinados você faria no lugar dela?
- O que ela fez durante a viagem? O que você faria?
- Será que ela se alimentou bem? O que ela comeu?
Não se preocupem se os pequenos não responderem a todas as suas perguntas da maneira que esperavam ou se esquecerem! Neste caso, você pode reforçar apontando para a informação no texto: "Ah, encontrei! Olha só: aqui diz que ela tinha 8 anos!", por exemplo.
Desafio #3: A aviadora Amelia Earhart
Após conquistar diversos recordes, escrever livros e defender o direito das mulheres, o sonho da americana Amelia Earhart era dar a volta ao mundo de avião! Conheçam um pouquinho de sua história na série Mulheres Fantásticas:
O que você usaria para chegar em um outro lugar? Sugira que a criança faça uma lista com meios de transporte reais (ônibus, bicicleta, foguete, etc.) e outros do mundo da imaginação (unicórnio, teletransporte, etc.). Aqui vale tudo! Só não vale corrigir, afinal a proposta tem como objetivo fazer com que exercite a sua imaginação e a escrita espontânea: o que importa aqui é a prática de escrever, mesmo que de forma não-convencional (ou seja, através de números, rabisquinhos, letras trocadas, entre outros).
Desafio #4: Vamos dar uma volta ao mundo!
Agora é a vez de vocês darem uma volta ao mundo através do bingo dos países! Em uma publicação anterior, nós já propusemos um bingo com as letras de nomes (clique aqui para conferir!): desta vez, cada célula da cartela será preenchida por uma palavra!
Lembrem-se sempre que o ensino e aprendizagem de letras e números não é muito mais importante do que o desenvolvimento de outras habilidades e competências na Educação Infantil! Confira mais informações em nossa série Vamos conversar?.
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário