16 outubro 2020

Uma volta pelo Mundo das Letras

Olá! Hoje é sexta-feira e, diferente das demais, não teremos um novo episódio da nossa série Uma imagem... muitas histórias! devido aos dois dias de feriado que tivemos nesta semana (o que dificultaria o compartilhamento das devolutivas e a produção do vídeo). Mas a escuta é e sempre será a premissa básica de nosso trabalho! Nesse sentido, nosso post de hoje visa acolher as demandas das famílias apontadas em nossa última reunião do Conselho de Escola.

Clipe Volta ao mundo num balão, um convite para a viagem de hoje!

O processo de alfabetização e letramento é algo que tem preocupado muitas famílias, por isso seguem por aqui algumas dicas e reflexões que podem colaborar no acesso das crianças ao mundo letrado de forma contextualizada - ou seja, que faça sentido para as crianças. E por falar em mundo letrado, nossas casas são realmente um grande laboratório, repletas de vivências em que as crianças poderão entrar em contato com as letras, seus sons e grafias, com a linguagem oral e escrita de maneira pra lá de significativa. Seguem alguns exemplos: o calendário, um livro de receitas, a bula de um remédio, a legenda de um vídeo, livros ou revistas, manuais de aparelhos eletrônicos ou brinquedos, aplicativos de celular, nosso blog, enfim... Em todos esses exemplos, a escrita e a leitura aparecem de maneira a comunicar uma ideia, oportunidade em que as crianças poderão fazer relações com seu próprio nome, nome dos familiares, com o alfabeto...

Essas são algumas das experiências que propomos às crianças na escola: convidamos o olhar delas para o mundo das letras, chamando a atenção para o som das palavras, as rimas, as músicas e tudo isso dentro das temáticas que estão sendo desenvolvidas. Pensando nisso, hoje nossa viagem será pelo Mundo das Letras. Vamos conhecer a música Volta ao mundo num balão, vamos cantar, conhecer alguns aventureiros e aventureiras, brincar de caça-palavras, de bingo dos países, ler uma notícia, escrever e até aprender algumas palavras em outros idiomas, como o vento que levou o balão nessa viagem pelo mundo!

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia; são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Desafio #1: Volta ao mundo num balão

Hélio Ziskind é um músico que nasceu aqui em São Paulo e que compôs jingles e diversas músicas famosas para a televisão, como as de Cocóricó Castelo Rá-Tim-Bum. A canção do vídeo (lá em cima) foi inspirada no suíço Bertrand Piccard e no inglês Brian Jones, os primeiros aventureiros a darem a volta ao mundo em um balão!

Para que as crianças compreendam a função social da leitura e da escrita, como já conversamos em nossa publicação sobre alfabetização e letramento na Educação Infantil, é preciso que tenham acesso aos diversos tipos de experiências e funções que envolvem essa prática (ler por prazer, ler para aprender, ler para pesquisar, etc.). Socialmente, para aprendermos a cantar determinadas músicas, é muito comum realizarmos a leitura de suas letras: para este desafio, propomos que, após apreciarem ao vídeo-clipe, ouçam a música novamente com a criança e convide-a a aprender a cantar, apontando para as palavras ao longo da melodia.

Clique na imagem para jogar!
Se a criança ainda estiver interessada pela canção, pode ainda propor uma brincadeira de caça às palavras: escrevam palavras da letra (como criança, lugar, mundo, balão, etc.) em tiras de papel, dobre-as e embaralhe; para cada palavra sorteada, cada participante terá um tempo para procurar na letra da música (vocês podem até ampliar a letra em um cartaz e ilustrá-lo, por exemplo). Vence quem acertar mais palavras! E podem também brincar com esse caça-palavras online (que nós mesmas criamos por aqui). Tem até palavras em outros idiomas... Um super desafio! 


Desafio #2: A marinheira Jessica Watson

Quando queremos conhecer a vida de alguém, realizamos a leitura de sua biografia, entrevistas, artigos, enciclopédias... Neste desafio, indicamos o artigo Jessica Watson viajou o mundo a bordo de um barco aos 16 anos para que conheçam a vida e curiosidades a respeito dessa jovem marinheira australiana. Antes mesmo de realizarem a leitura, abram o material clicando aqui, mostrem as fotos, leiam o título e perguntem sobre o que acham que vão descobrir, deixando que a criança faça as suas inferências.

Para avaliar o que compreenderam do texto, após alguns parágrafos ou mesmo a leitura completa do artigo, podem conversar direcionando com perguntas:

  • Nossa! Quantos anos ela tinha quando começou a velejar? Ela era mais nova ou mais velha que você?
  • Qual foi o combinado que Jessica fez com a sua família? Que combinados você faria no lugar dela?
  • O que ela fez durante a viagem? O que você faria?
  • Será que ela se alimentou bem? O que ela comeu?

Não se preocupem se os pequenos não responderem a todas as suas perguntas da maneira que esperavam ou se esquecerem! Neste caso, você pode reforçar apontando para a informação no texto: "Ah, encontrei! Olha só: aqui diz que ela tinha 8 anos!", por exemplo.

Desafio #3: A aviadora Amelia Earhart

Após conquistar diversos recordes, escrever livros e defender o direito das mulheres, o sonho da americana Amelia Earhart era dar a volta ao mundo de avião! Conheçam um pouquinho de sua história na série Mulheres Fantásticas:

O que você usaria para chegar em um outro lugar? Sugira que a criança faça uma lista com meios de transporte reais (ônibus, bicicleta, foguete, etc.) e outros do mundo da imaginação (unicórnio, teletransporte, etc.). Aqui vale tudo! Só não vale corrigir, afinal a proposta tem como objetivo fazer com que exercite a sua imaginação e a escrita espontânea: o que importa aqui é a prática de escrever, mesmo que de forma não-convencional (ou seja, através de números, rabisquinhos, letras trocadas, entre outros).

Desafio #4: Vamos dar uma volta ao mundo!

Agora é a vez de vocês darem uma volta ao mundo através do bingo dos países! Em uma publicação anterior, nós já propusemos um bingo com as letras de nomes (clique aqui para conferir!): desta vez, cada célula da cartela será preenchida por uma palavra!


As instruções e regras de jogo também são gêneros textuais que fazem parte de nosso cotidiano: uma sugestão é realizar a leitura do modo de preparo com a criança conforme realizam o passo-a-passo. E que tal finalizarmos essa viagem conhecendo palavras em outros idiomas? Sugerimos acessarem o Google Tradutor para aprender! Vocês podem, inclusive, selecionar línguas dos países que escolheram para a cartela do bingo. Outra sugestão é deixar a criança brincar com o formulário, escrevendo mesmo que de forma não-convencional, e "pedindo" para o aplicativo repetir (basta clicar no botão do alto-falante, no campo em português).

Lembrem-se sempre que o ensino e aprendizagem de letras e números não é muito mais importante do que o desenvolvimento de outras habilidades e competências na Educação Infantil! Confira mais informações em nossa série Vamos conversar?.

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, seleção de materiais e texto: Daniela Maia e Fernanda Fusco
Produção dos gifs e elaboração dos jogos virtuais: Daniela Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png