Hoje a nossa viagem será pelo país chamado Venezuela, que faz fronteira com nosso país. O objetivo é conhecer um pouco da cultura, diversidade e curiosidades deste lugar valorizando e resgatando a identidade de seu povo.
A cultura da Venezuela é o resultado da interação entre as diferentes culturas africanas, europeias e indígenas. Da mesma forma, também permitiu a entrada de outras culturas que foram chegando ao país através de processos de migração. É por isso que é um país rico em cultura e diversidade, pois leva tradições e elementos de vários grupos. O nome Venezuela significa “pequena Veneza”. A língua oficial da Venezuela é o espanhol, que foi introduzido no território durante o século 16 através da colonização. Vamos juntos, aprender mais e mais sobre a Venezuela com a professora Carla Bregola.
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Os instrumentos musicais tradicionais da Venezuela também são o resultado da combinação de culturas europeias, africanas e indígenas. Antes da chegada dos espanhóis, os indígenas venezuelanos usavam flautas esculpidas em ossos, apitos de argila, trombetas de conchas do mar e maracas. Com a colonização e a chegada dos espanhóis e africanos, outros instrumentos foram introduzidos na cultura venezuelana, como os quatro, o instrumento musical nacional e o tambor. Entre os estilos musicais típicos da Venezuela, a música llanera (como “Florentino y el Diablo” e “Caballo Viejo” de Simón Díaz) e a gaita de fole, gênero do estado de Zulia, geralmente tocada durante o Natal. A dança nacional da Venezuela é o Joropo, de origem espanhola, a dança é acompanhada com canções tocadas em instrumentos de cordas de origem africana.
Crianças venezuelanas dançando Joropo
A culinária é provavelmente um símbolo muito representativo da Venezuela. Podemos observar uma combinação cultural nas comidas típicas do país. O interessante é que a culinária varia dependendo da região do país: têm pratos com influência da Amazônia, Caribe, da região dos Andes e da região central de Caracas. É uma expressão da simbiose das raízes indígenas, europeias e africanas.
A América do Sul é farta em manifestações culturais, em temperos e ingredientes. O milho é, disparado, a primeira das instituições culinárias de lá. A principal forma de consumo do milho é como farinha fina, branca ou amarela, sendo base das populares arepas e dos bollitos. A variedade culinária é grande, mas o emblema da Venezuela é mesmo a arepa. Os bolinhos fritos ou grelhados são crocantes por fora, têm recheios diversos, são à base do café da manhã e dos lanches. Sua versão cozida em água, e em formato semelhante ao quibe, é o bollito. Existem vários pratos típicos e tradicionais no país como: cachapas, hallacas, tequenos, quesillo, venezolano, empanadas e arepas. Como sugestão, assista no vídeo o preparo da receita da arepa!
1 xícara de farinha de milho1 xícara de mussarela ralada2 colheres (sopa) de manteiga derretida1 xícara de leite50 g de manteiga1 pitada de sal100 g de queijo mussarela para rechearModo de preparoNuma tigela, misture a farinha de milho, o queijo e o sal. Acrescente o leite e a manteiga derretida e misture. Deixe descansar por 5 minutos. Molde a massa como se fossem fazer panquecas. Unte uma frigideira antiaderente com manteiga e deixe em fogo médio. Doure cada lado das arepas por 5 minutos.Corte horizontalmente e recheie com o queijo muçarela. Coloque na frigideira novamente para derreter o recheio. Sirva em seguida. Na hora de rechear, use a imaginação: vale peito de peru, linguiça, frango desfiado com molho, queijos diversos, requeijão, tomate e o que mais você gostar!
Cor também é ingrediente constante na cozinha venezuelana. O pré-preparo de muitos pratos salgados é feito de um refogado à base de pimentão vermelho, alho e cebola. O coentro também está na lista dos condimentos. Do consumo de frutas, a laranja local, dizem, é excelente. Não dispensam ainda manga, banana e melancia. Dividem seu apreço por carnes, entre as vermelhas e entre os frutos do mar, tudo em pé de igualdade. Na região oriental do país, uma sopa chamada sancocho, feita de cabeça de peixe e legumes (cenoura, batata-inglesa, além de banana verde) cozida por cinco horas, é iguaria, bem como um bom churrasco acompanhado de mandioca cozida.
O país é belo é rico em belezas naturais. Faz divisa com a Colômbia, Brasil e Guiana e é banhada pelo tão desejado mar do Caribe. No outro extremo do país encontramos a Cordilheira dos Andes. Com tantas belezas naturais o país possui grande potencial. Separamos dois pontos turísticos para conhecimento:
Arquipélago Los Roques
Arquipélago Los Roques é um arquipélago cheio de ilhas e ilhotas, aproximadamente 350, localizado no Mar do Caribe. Protegida por barreiras de corais é uma região de areias brancas e finas, águas translúcidas com visibilidade entre 10 e 30 metros.
Andes Venezuelanos
Se por um lado, a Venezuela é tudo o que o Caribe tem de melhor para oferecer, por outro ela também tem o melhor da Cordilheira dos Andes: picos com até 4 mil metros de altitude, vales, lagoas e até neve. A primeira cidade desse caminho dos Andes é Trujillo ou Nuestra Señora de la Paz de Trujillo.
Para viajar para a Venezuela, que tal acessar o Google Earth, como a professora Arline Midori sugeriu em uma de nossas publicações? Clique aqui!
Playlist com músicas no ritmo llanera, típicas da Venezuela
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Merecure Aire (Llanero)
Nenhum comentário:
Postar um comentário