16 novembro 2020

França, lá vamos nós

Olá crianças, olá famílias. Quem aí está preparado para uma nova viagem? Hoje vamos conhecer o país onde acontecem as “Aventuras de LadyBug”. A França é o maior país em tamanho da Europa e é o destino turístico mais popular do mundo: mais de 82 milhões de pessoas visitam o país todo ano. Sua bandeira é azul, branca e vermelha. As cores azul e vermelha da bandeira representam a capital Paris, e a branca a realeza, monarquia. Sei que ficou curioso(a), então vamos juntos(as) com a professora Nabile Claro saber mais e mais sobre a França. 


A capital Paris é uma das cidades mais populosas do continente europeu.  Além disso, é considerada uma cidade global, ou seja uma das mais importantes do mundo. A Torre Eiffel é o edifício mais alto da cidade de Paris, e o monumento mais visitado do mundo. 
O Louvre em Paris, é o museu mais visitado também, é lá que são exibidas esculturas e obras de pinturas antigas como a Mona Lisa. Alguns pintores muito famosos nasceram na França, como por exemplo o Claude Monet. Foi lá também que surgiram histórias como: Gato de botas, Cinderela, a Bela Adormecida, o Pequeno Polegar, Barba azul, criado por um escritor chamado Charles Perrault. Jean de la Fontaine é um dos fabulistas mais famosos, autor de A Cigarra e a Formiga. 

Algumas curiosidades:

1. Várias invenções importantes do mundo aconteceram na França: comida enlatada, o sistema de leitura e escrita Braille, o estetoscópio e o secador de cabelo.

2. O pão francês não existe na França. Esse pão que estamos acostumados a comer, é brasileiro mesmo, porém a receita surgiu como tentativa de imitar o verdadeiro pão francês. No século XX, muitos brasileiros que viajavam para a Europa, ficaram encantados com os verdadeiros pães franceses (baguetes). Quando voltavam de viagem, descrevia os pães para as cozinheiras que acabavam tentando imitar a receita apenas pela aparência.

3. A alimentação do francês é saudável. Os franceses se alimentam bem, eles comem frutas e legumes, é muito difícil ver alguma refeição que não tenha algum tipo de legume e , comer frutas de sobremesa é mais comum do que devorar aqueles deliciosos doces franceses.

4. Os franceses amam queijo. Além disso, o país é um dos maiores e melhores produtores da iguaria. Uma curiosidade é que eles comem queijo como sobremesa, logo após o prato principal.

5. Em 2016, a França se tornou o primeiro pais do mundo a proibir que estabelecimentos comerciais joguem comidas no lixo. Quando os produtos estão próximos da data de validade, os estabelecimentos precisam doá-los para ONGS de caridade.


A França é realmente um país incrível, sua cultura, sua história, suas belezas naturais encantam o mundo inteiro. E então, gostaram de conhecer um pouquinho do país onde a LadyBug vive suas aventuras? Deixamos por aqui alguns desafios que vão aproximar ainda mais as crianças das produções francesas.

Desafio#1 Contação de história 

A cigarra e a formiga, uma fábula do francês Jean de la Fontaine. Vamos assistir!


Desafio#2 LadyBug 

E agora deixamos por aqui um pequeno episódio da animação LadyBug. Vamos conhecer um pouco da França pelos olhos dela!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Nabile Claro  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png