12 novembro 2020

Holambra, a cidade das flores

Olá crianças, olá famílias a nossa viagem virtual de hoje nos leva para Holambra, a cidade das flores. Vamos juntos com a professora Lais Pires conversar um pouquinho sobre a cidade de Holambra, que foi fundada em 1948 e seu nome é uma junção de Holanda , América e Brasil, este nome é uma homenagem para a colônia neerlandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão. Vamos saber um pouco mais sobre a cidade das flores.


A cidade destaca-se por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil . A mão de obra é  qualificada no setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. Holambra é considerada oficialmente uma estância turística e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora. Em consequência da segunda guerra mundial, a fazenda Ribeirão recebeu cerca de quinhentos imigrantes holandeses e eles fundaram em 14 de julho de 1948 a colônia Holambra I. 
A cidade conta com O Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos, mede 38,5 metros de altura (9 andares) e pesa mais de 90 toneladas, é o maior moinho da América Latina. O Moinho Povos Unidos é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos, e conta com pás de 25 metros de comprimento. 
Holambra conta com muita diversão e descobertas como por exemplo tipos de plantas e flores diversas, visita ao maior moinho da América Latina, exposição de carros antigos, passeio na praça do pintor holandês Van Gogh, a Expoflora que atrai muitos visitantes anualmente e conta com chuva de pétalas de flores durante todo o evento. A culinária e doces da cidade também são totalmente inspirados aos do país europeu a Holanda, assim como a arquitetura local, a culinária entre outras coisas, vale a pena conhecer tudo isto e vejam só tão perto de São Paulo, melhor ainda né?

Desafio#1 Vamos brincar
Agora que conhecemos um pouquinho de Holambra que tal confeccionarmos um cata-vento igual ao do Moinho dos Povos Unidos, para brincarmos muito com ele. Então veja acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo.


Desafio#2 Filme 
Sabe o que descobrimos? Parte do filme "Laços" da Turma da Mônica foi gravado na cidade de Holambra, a cidade das flores, você acredita! Então que tal assistirmos essa essa história e ainda conhecermos um pouco mais sobre as paisagens de Holambra. Segue por aqui o trailer do filme. Prepare a pipoca e um cantinho aconchegante e bom filme!


Desafio #3 Girassol

Você já pensou em plantar um girassol? Em acompanhar sua germinação? Não! Que tal viver essa experiência. É bastante simples, separe um pote ou um vaso, algumas sementes de girassol, terra e água. Coloque a terra no vaso ou pote, faça um buraco na terra, ou como costumamos falar lá em nossa escola, faça um "bercinho" para a sua semente de girassol e então regue com um pouco de água. A partir daí algumas coisas são muito importantes: coloque em um lugar para receber luz solar, regue regularmente e talvez a coisa mais importante seja observar atentamente, todos os dias, a germinação, a mágica da natureza acontecer. Você também pode registrar, por meio de fotos, vídeos, pequenos relatos escritos e/ou fotos tudo que você observar durante todo o processo de germinação. Deixamos por aqui um vídeo gravado na perspectiva do Time-lapse, que mostra de maneira muito encantadora a germinação de uma semente de girassol.


Você sabia que o broto de girassol é riquíssimo em vitaminas, clique aqui e descubra todo o potencial e o bem que esse alimento faz para todos(as) nós. Ele pode ser inserido em nossa rotina alimentar em saladas e sucos por exemplo, não é incrível! Não deixe de conferir e descobrir esse sabor. 
O pintor holandês Vicent Van Gogh, entre suas muitas obras, dedicou algumas delas a retratar girassóis. Veja que incrível a obra "Girassóis". A cidade de Holambra tem uma praça em homenagem ao artista. E também um Campo de Girassóis


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto e seleção de materiais: Laís Pires 
Edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png