26 novembro 2020

ITÚ: A CIDADE DOS EXAGEROS

Olá famílias e crianças, como vão tudo bem? Espero que sim. Hoje em nossa viagem a professora Cristiane Moreira faz um convite a todos(as) para conhecerem uma simpática e envolvente cidade que mais se parece com um lugar onde vivem gigantes! Conhecida como cidade dos exageros, onde encontramos muitas coisas grandes! Hum! Cidade onde vivem gigantes? Vamos assistir o vídeo e descobrir que cidade é essa! 

 
Estamos falando de Itú, uma região bem pertinho, que fica no interior de São Paulo. Itu está localizada no interior de São Paulo, na região Metropolitana de Sorocaba, e fica a 100 km de São Paulo e a 50 km de Campinas. De acordo com as estimativas da população divulgadas em julho de 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade conta com 175.568 habitantes. Itu se destaca também como Estância Turística e atrai visitantes durante o ano todo, seja por sua fama de Terra dos Exageros (dada pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício), seja por seu inestimável patrimônio histórico, cultural, religioso, ambiental e arquitetônico.
Os primeiros habitantes da cidade foram colonos portugueses. A participação de Itu na política nacional teve também grande destaque. O desenvolvimento econômico deu-lhe a condição de ser a maior produtora de cana de açúcar durante o período Imperial. Também teve destaque no ciclo do café. Hoje a cidade possui um perfil misto, unindo turismo, comércio, prestação de serviços e indústrias. 

Itú oferece várias possibilidades de passeio:
  • PRAÇA PADRE MIGUEL (PRAÇA DA MATRIZ)
A Cidade tem a praça principal PRAÇA PADRE MIGUEL, onde está situada a Igreja Matriz. Nessa praça é possível ver alguns dos objetos gigantes: o orelhão e o semáforo. A praça é grande e arborizada, há um coreto branco e vários bancos, assim como um corredor de postes para iluminação noturna.
Nessa região há também uma grande concentração de antiquários e de estabelecimentos gastronômicos, Ao redor da praça é possível encontrar várias lojas de souvenir com os objetos gigantes, como borrachas, cotonetes, lápis e muitas outras coisas e brinquedos engraçados. Você pode comprar alguma coisa exagerada ou conhecer para tirar algumas fotos divertidas.
Em Itu, alguns locais oferecem um passeio tranquilo em meio às árvores, com lindas paisagens para contemplar. Todos ficam dentro da cidade e são opções gratuitas que agradam toda a família. São eles:
  • ESTRADA PARQUE
Antiga Estrada dos Romeiros, a Estrada Parque guarda em cada curva de seu caminho uma trajetória de fé, história, natureza e beleza. Dentre as paradas obrigatórias, destacam-se fazendas, campings e restaurantes, além da Gruta da Glória e da antiga usina hidroelétrica. No trecho entre Itu e Cabreúva, considerado um dos mais belos, a estrada é ladeada de floresta, embelezada por ipês e jequitibás centenários, 
  • PARQUE ALMEIDA JUNIOR
Com área total de mais de 20 mil metros quadrados, o Parque Almeida Júnior possui mirante com vista para as terras do Vale do Tietê, quadra recreativa, parquinho, pista e trilha para caminhada, praça para ginástica, horta e outros atrativos. Um bom lugar para fazer piquenique 

  • PARQUE ECOLÓGICO CHICO MENDES
Rodeado de muito verde, o Parque Ecológico Chico Mendes é localizado próximo à nascente do Córrego do Barreiro e com área aproximada de 242 mil m². Possui pista de caminhada, quadras esportivas, espaço para ginástica, trilhas, playground, áreas de lazer, jogos ecológicos e locais para descanso. Também uma pista de skate. 

  • PARQUE ECOLÓGICO TABOÃO
O Parque Ecológico Taboão possui 41 mil m² metros e conta com quatro áreas de lazer, administração, centro de referência em sustentabilidade, estação para ginástica, pista de caminhada e playground. Também é um ótimo lugar para passear e contemplar a natureza. 
  • PARQUE GEOLÓGICO VARVITO
O Parque do Varvito é um verdadeiro monumento geológico, tombado pelo Condephaat. Além de revisitar a história da era glacial, por meio do enorme paredão de varvito,. Árvores, plantas, flores, pássaros e muito ar puro integram a visita. Há no parque a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. 

  • PARQUE CIDADE DAS CRIANÇAS
A Cidade da Criança é um parque público voltado ao lazer das crianças. Inaugurada no dia 12 de outubro de 1986, é um local específico para os pequenos aproveitarem as horas vagas do dia. Possui playground para crianças com idade até 06 anos; gira – gira e foguetão para crianças de 07 a 10 anos. Além dos brinquedos, o parque conta com diversos atrativos : Banco de Areia, Casa do Tarzan, Mini Cidade, Lanchonete, Banheiros, Coreto para apresentações infantis. O grande espaço é agradável, rodeado de árvores que oferecem sombras refrescantes e tem até um lindo lago. 

  • BOSQUE ALCEU GERIBELLO
Apesar de não ser um parque, o Bosque Alceu Geribello. Localizado em um conhecido bairro da cidade, é um verdadeiro oásis verde. O local charmoso é também um Centro de Educação Ambiental, destinado a todas as pessoas que querem aprender sobre natureza, qualidade de vida e sustentabilidade. Possui mesas e cadeiras para um delicioso descanso, piquenique, leituras divertidas.

Quando o assunto é arte a cidade de Itú tem o privilégio de ter um espaço de arte contemporânea: A Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA, é um museu e campo que ocupa uma área central em Itu, onde por muitos anos funcionou uma indústria têxtil com relevância histórica e cultural para a região. O espaço é hoje a sede da Associação para a Fundação Marcos Amaro e abriga o acervo do colecionador, artista plástico brasileiro, empresário e  que dá nome à instituição. O espaço foi pensado para a produção, contemplação, fomento da arte e, também, para a apresentação da produção do artista Marcos Amaro, a FAMA é uma ferramenta de disseminação da arte contemporânea. 
Anualmente ocorre o festival de Artes em Itu. É uma iniciativa da  Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, é aberto  concurso para projetos de atividades artístico-culturais para integrar as atividades do  Festival de Artes de Itu. O objetivo é o de estimular a criação, o acesso, a formação e a participação do pequeno produtor e criador no desenvolvimento cultural da cidade, além de promover a inclusão cultural e estimular dinâmicas culturais locais e a criação artística em geral da cultura ituana.
Agora quando o assunto é cana de açúcar a cidade de Itú tem muita história para contar. O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar. A planta que dá origem ao produto encontrou lugar ideal no Brasil. Praticamente toda cana-de-açúcar que o mundo produz vira álcool ou açúcar. Esse processo é relativamente simples, basta moer a cana para fazer escorrer o açúcar em estado líquido, o famoso caldo de cana. Se este caldo for fervido, o excesso de água evapora e ele se transforma em açúcar. Se ele for fermentado, vira álcool. Essa fermentação nada mais é, que o uso de microrganismos (leveduras) para quebrar as moléculas do caldo e ajudar na fabricação do álcool. As usinas que trabalham com a cana-de-açúcar aproveitam praticamente tudo da planta. Após retirar o caldo da cana, o que sobra é chamado de bagaço. Atualmente ele é utilizado pelas usinas para gerar energia elétrica e, em menor escala, biogás. Pesquisas promissoras mostram que este bagaço pode também virar álcool, o famoso etanol celulósico. E você já tinha parado para pensar de onde vem o açúcar? A série "De onde vem" conta todo processo pra gente.

Desafio#1 De onde vem o açúcar, você já pensou nisso?

 
O açúcar no organismo é importante como fonte de energia, mas também pode ser um grande vilão na alimentação, o consumo deve ser feito com muito cuidado, especialmente quando estamos falando das crianças pequenas. Embora agrade muito o paladar de todos(as), em excesso pode causar muitos males à saúde, alguns até mesmo irreversíveis. O ideal é controlar a quantidade ingerida pelas crianças e preferir selecionar os alimentos que contenha pouca dosagem ou mesmo zero de açúcar. Buscar esse paladar doce na natureza é um caminho ideal e inserir as crianças na construção desses novos hábitos pode ser uma boa escolha. Opte pelo doce das frutas por exemplo, em preparos de sucos e gelatinas. E se realmente precisar usar açúcar, escolha o mascavo , de coco ou o mel. Existem várias possibilidades de substituição de ingredientes para uma receita saborosa e que contemple o paladar de todos(as), principalmente quem tem alergia a algum tipo de alimento. Bolo de chocolate saudável, você já pensou nisso? Acompanhe essa receita proposta por Bela Gil.

Desafio#2 Bolo de chocolate saudável

Essa receita não usa farinha de trigo nem ovo em seu preparo. Ideal para crianças alérgicas a esses ingredientes.

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Cristiane Moreira 
Edição de vídeo: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

  1. Amamos conhecer Itú ! Tudo gigante !!!! Queremos saborear o sorvete de Itú !!!! Gratidão 🙏

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png