04 novembro 2020

NAMASTÊ, uma viagem à Índia

NAMASTÊ! Assim, reverencio a sua presença aqui em nosso blog hoje. Essa famosa palavra nos lembra da Yoga, dos mantras, daquelas músicas relaxantes certo? Mas ela é muito mais usada na Índia do que apenas na prática da Yoga sabia? Ela é uma reverência, uma saudação, cumprimento comum que traduz respeito a outra pessoa. E, falando em Yoga, a professora Fernanda Fusco já praticou Yoga aqui no blog com vocês, lembram? E a professora Daniely Nobre, trouxe a Shantala, uma massagem indiana para crianças que é uma delícia. Ou seja, nós já demos alguns pulinhos lá na Índia aqui em nossas publicações. Mas hoje vamos passear muito mais por lá.


A Índia é um país muito grande e o segundo mais populoso do mundo, com 1,353 bilhão de pessoas em 2018. Mas projeções da ONU dizem que logo ela irá ultrapassar a China e se tornar o país mais populoso do mundo. São falados diversos idiomas e dialetos em todo o país, mas as línguas oficiais são o hindi e o inglês, pois a Índia foi colônia da Inglaterra por muitos anos.


Pensou em Índia, pensou em....


Essas são características bem conhecidas deste país. Mas ele é um caldeirão transbordando de curiosidades para você descobrir e se apaixonar por umas e se surpreender e até assustar com outras. Eu levaria mais alguns dias de publicações por aqui pra te contar tudo de interessante que descobri em meus estudos. Então, deixei no vídeo algumas das coisas que mais me atraem na cultura e história do país, mas tenho certeza que sua curiosidade pode te levar mais longe. 

Só pra deixar pulguinhas na sua orelha te cutucando pra pesquisar mais: 
  • Você sabia que existem MUITAS diferenças entre os indianos das etnias do norte da Índia e os do Sul? Muitas mesmo! Diferenças físicas, de costumes, religião, arquitetura, culinária, etc.
  • Você sabia que na Índia um hábito comum de uso dos banheiros é com latrina e não vaso sanitário e que não usam papel higiênico e sim água para se limparem?
  • Você sabia que a maior estátua do mundo está localizada lá?
  • Você sabia que não existem regras de trânsito, direções obrigatórias das ruas e o trânsito é uma confusão? 
  • Você sabia que, apesar de ilegal, há mais casamentos de meninas crianças na Índia do que em qualquer outro lugar do mundo?

Sim, como em qualquer outro lugar, existem maravilhas, mas também tristezas por lá. Esses casamentos, a pobreza, escassez de saneamento básico e a poluição são algumas delas. Mas a religiosidade e espiritualidade, as magníficas construções de templos e monumentos religiosos, a culinária muito saborosa, as roupas coloridas e enfeitadas, a alegria das festas são alguns dos encantos do país. 

Desafio #1: Que tal as crianças vivenciarem um pouquinho da Índia?

Vamos relembrar a Yoga trazida pela professora Fernanda Fusco com uma proposta muito especial feita especialmente para os pequenos(as)? 

Desafio #2: Dança e música indiana

Agora convido vocês a conhecerem e apreciarem um pouquinho da dança e música indiana.

Desafio #3: Vamos passear 

Continuamos com um passeio pelo interior de uma das sete maravilhas do mundo.

Desafio #4: Vamos balançar o esqueleto!

E pra terminar, que tal balançar um pouco o esqueleto com música brasileira falando da mais famosa história de amor indiana?

Agradecemos a companhia e te esperamos na próxima viagem. 

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Daniely Nobre
Edição de vídeo e gif: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png