03 novembro 2020

Portugal: suas artes, sabores e belezas

Olá! Quanto temos aprendido nas últimas semanas não é mesmo! Entre pirâmides e montes, contos e lendas, sabores de lá e daqui, culturas e idiomas de tantos povos em cada cantinho do mundo. E hoje em mais um dia do nosso projeto "Alguns dias para dar a volta ao mundo" vamos "viajar" para Portugal, suas belezas, seus sabores, suas artes e curiosidades e um pouco da sua história, que em certa medida, também se funde com a nossa história. Na conversa com a professora Daniela Maia vamos saber um pouco mais sobre Portugal, seu povo e sua cultura.


Nosso grande objetivo por aqui é nos aproximarmos das mais diversas culturas e modos de ser e estar no mundo, em cada "pedacinho" dele. E com o nosso passeio por Portugal não seria diferente. Sua riqueza cultural é incontável e impossível de ser abordada em alguns minutos e poucas palavras. Isso também acontece quando fazemos uma viagem (não virtual), muitas vezes é impossível conhecer tudo de uma cidade ou país numa única vez. O que buscamos fazer é despertar a curiosidade das crianças e ampliar seu olhar e seu repertório acerca do mundo que a cerca e especialmente como as brincadeiras, as músicas e danças, a culinária, as artes, a moda, as histórias tem suas origens mas viajam o mundo inteiro e assim vão se transformando e também se regionalizando em certa medida, haja vista que a interação com outros povos e culturas, esse encontro faça com que não sejamos mais os mesmos, aprendendo com todos(as) os muitos modos de ser e estar no mundo. Afinal é bom demais nos aproximarmos de outros saberes e sabores, modos de se vestir, cantar e dançar e se expressar para além do nosso. 


Portugal, com sua capital Lisboa, que é também a maior cidade do país, que faz parte do continente europeu, fazendo fronteira com a Espanha. É formado por algumas ilhas como Açores, Madeira as mais conhecidas. Por lá a língua falada é o português. Devido a colonização do Brasil pelos portugueses, por aqui também falamos o português, como língua oficial, ressaltando que a LIBRAS e as mais de 200 línguas dos povos indígenas nunca devem ser desconsideradas. Entre os pontos turísticos mais visitados pelo turistas do mundo inteiro estão: o Castelo de São Jorge, o Palácio Nacional da Pena, a Praça do Comércio (ao lado do rio Tejo), também os castelos e palácios, os jardins, as catedrais, os museus, os miradouros (mirantes), as praias e os mosteiros constituem um maravilhoso roteiro de viagem, que une aspectos históricos, gastronômicos e culturais pra lá de convidativos e que impressionam por  sua magnitude e beleza. Você sabia que o Google Earth pode nos ajudar a conhecer mais de pertinho alguns desses lugares incríveis? É bastante tranquilo, convide sua criança e juntos podem fazer uma lista dos lugares que mais despertou a curiosidade e o desejo de conhecer mais de perto e então...bora lá! Clique aqui e vá direto ao Earth, no campo de busca/pesquisa escrevam (aqui uma ótima oportunidade da criança pensar sobre a escrita de forma lúdica, significativa e contextualizada, por isso não escreva por ela, escrevam juntos!) o nome lugar que querem conhecer, que tal conhecer o Castelo de São Jorge, por exemplo? Embarquem nessa viagem!   

Para continuar nossa viagem vamos saber mais sobre algumas curiosidades de Portugal, esse país que é realmente um encanto, assim poderemos nos aproximar mais e mais de sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais, cultura e muito mais:


Uau! Quantas belezas, quanto aprendemos com essa viagem até Portugal. E não para por aí. Os desafios de hoje serão um grande convite ao nosso olhar e ao nosso corpo inteiro. Vamos conhecer as obras incríveis do artista plástico português Artur Bordalo, vamos ouvir e brincar com a música "A caminho de Viseu",  vamos viver  experiência de criar nossos próprios azulejos, como forma de contar histórias e por fim vamos nos aproximar do Fado esse principal estilo musical português que é patrimônio da humanidade. Ufa! Quantas experiências da cultura portuguesa vão "invadir", vão ocupar nosso olhos, nosso corpo e nossa casa. Vivam essas experiências!

Desafio #1: Artur Bordalo, um jovem artista português

Para começarmos a conhecer algumas obras de Bordalo II (como escolheu ser nomeado, haja vista que recebeu o mesmo nome do seu avó), te convidamos a brincar de raspadinha e apreciar algumas de suas obras e o mais importante descobrir quais os materiais Artur lança mão para dar vida a cada uma de suas obras. São Paulo também recebeu uma de suas obras, que fica em exposição permanente em frente ao terminal Lapa, na zona oeste da capital. E agora vamos brincar de raspadinha? Passe o mouse (computador) ou o dedo (celular) e veja algumas de suas obras e tente descobrir quais materiais Artur usou para fazer sua obra. Ah! E agora que tal continuar essa brincadeira com um jogo da memória com as mais obras de Artur Bordalo. Clique aqui e divirta-se! 

E então, quais materiais são utilizados por Artur Bordalo em suas artes, você descobriu? É isso mesmo, Artur faz arte, encanta nossos olhos e o mundo, com aquilo que descartamos, com aquilo que jogamos no lixo! Para se ter uma ideia Bordalo II já ressignificou 28 mil toneladas de "lixo" em suas obras. Segundo ele " O lixo para alguns é o tesouro para outros".

"Vistos de perto, são torneiras, bocados de uma mangueira, um telemóvel, uma calculadora, pedaços de casacos peludos, plástico: é lixo. Recuando alguns passos, esse lixo torna-se numa raposa, num esquilo, num mocho, num veado. Estou a criar imagens com o que destrói o mundo"  

Agora que você pode ver que "lixo" pode ser ressignificado e ganhar outra vida, faça aí na sua casa uma caixa de tesouros, com embalagens, fios, palitos e tudo que pode ser armazenado e virar obra de arte com a imaginação e criatividade das crianças!
    
Desafio #2: Brincadeira

A música é na verdade a marca de uma cultura, de um tempo, de um contexto e assim reflete as invenções e criações de um povo. Vamos brincar com a música "A caminho de Viseu", uma canção que marca um tempo e um espaço lá de Portugal. Você também pode brincar sozinho, caso não seja possível formar uma roda aí na sua casa!

 
        
Desafio #3: Azulejos portugueses

Por aqui em nosso blog as artes estão sempre em pauta! Seja por meio da música, do teatro, da pintura, da escultura, do cinema. E hoje, mais uma vez, vamos nos aproximar das artes, da arte de pintar e contar histórias por meio dos azulejos, assim como nos ensina a tradição desse país. Vamos aprender a fazer carimbos utilizando as formas geométricas e decorar os azulejos. Para além das formas geométricas poderá utilizar o quiser, o que preferir para fazer sua arte. 


Obs: O vídeo proposto está em português (Portugal), caso prefira poderá ativar a legenda. A ideia é que as crianças possam conhecer (ouvir) a língua falada por lá, buscando similitudes e  diferenças.

Desafio #4: Fado, o ritmo de uma nação

O fado é um gênero musical muito característico de Portugal; normalmente somente um fadista o canta, acompanhado(a) ao som da guitarra clássica, mais conhecida como viola, e da guitarra portuguesa. Esta expressão fado, que lhe dá nome, provém do latim ‘fatum’, que pode ser traduzido como ‘destino’. Deixamos por aqui um pequeno vídeo, que traz esse gênero musical tão próprio de Portugal, não deixe de conferir. 


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo e gif: Daniela Maia  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

  1. Amei a postagem pro Dani.... ainda mais o FADO, que me trás a lembrança de minha querida avó Alice!!!!! Parabéns pela dedicação e criatividade!!!! :)

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png