13 novembro 2020

Série: Uma imagem, muitas histórias

Olá crianças, olá famílias! Hoje é sexta-feira e como vocês já sabem é dia de mais um episódio da nossa série Uma imagem, muitas histórias. E a partir dessa semana nossos episódios serão um "tiquinho" diferentes e pra lá de especiais. Já estamos na segunda semana de novembro e como podemos assim popularmente dizer "O tempo passou voando". E acho até que pedimos isso lá em março, no começo dessa pandemia, que o tempo realmente "voasse" e pudéssemos ter boas noticias num curto espaço de tempo. Mas ainda não podemos contar com isso, ainda estamos num contexto de pandemia, tomando todos os cuidados possíveis. Frente a esse desafio, talvez o maior de nossas vidas, seguimos olhando pra frente, mas sempre revisitando nossa história e as narrativas, que juntos(as), construímos durante todo esse ano letivo de 2020. Nesse sentido, os próximos episódios de nossa série serão totalmente dedicados a essa visita pela história que construímos até aqui, os caminhos que trilhamos, os muitos momentos que nos encontramos e assim, ter a certeza que de as vivências propostas foram experiências potentes para nossas crianças e para o seu pleno desenvolvimento. Cada semana vamos relembrar algumas dessas experiências. E então, agora vamos aquecer nossos corações.


As próximas sextas-feiras serão assim: "ocupadas" de retrospectivas. Haja vista que tudo que vivemos foi extremamente intenso para todas(os) envolvidos, nada melhor que revisitarmos nossos fazeres. 
E para começar fomos direto revisitar as propostas que realizamos nos meses de abril e maio. Confira algumas delas:
  • Conversamos sobre rotina
  • Isolamento social, uma nova realidade
  • Hábitos de higiene
  • Fizemos tinta divertida
  • Aprendemos como nos proteger da Corona vírus
  • Aprendemos que muitas brincadeiras atravessam o tempo e são passadas de geração em geração
  • Que as brincadeiras tem nomes diferentes de acordo com as regiões do Brasil e até do mundo
  • Aprendemos que podemos organizar nosso cotidiano por meio de um calendário
  • Confeccionamos um carrinho de lata
  • Cantamos e dançamos com músicas brincantes
  • Aprendemos que podemos registrar as aventuras que vivemos diariamente em um diário 
  • Que responsabilidade também é coisa de criança
  • Que podemos colaborar com as tarefas da casa, ajudar a família nos afazeres 
  • Fizemos uma cabana para brincar
  • Ouvimos histórias
  • Aprendemos a confeccionar fantoches com meias
  • Fizemos brincadeiras com água, bolinha de sabão
  • E relembramos como é brincar de cama de gato  
Construir um blog é ter a possibilidade de contar uma história. E foi isso mesmo que nós por aqui pensamos, construir o blog para estar mais perto das crianças e das famílias, propor as mais diversificadas linguagens dentro dos mais variados temas, acolher os comentários, ser uma fonte de diálogo, um canal de "conversa" entre a escola e as crianças e famílias, um canal de fácil acesso que poderia levar nossas propostas para perto de nossas crianças, independente de onde estivessem, sem falar que é uma "lugar" singular e muito acolhedor para sistematizar e registrar uma história, a nossa história enquanto esse coletivo (equipe escolar, crianças e famílias) que esteve perto virtualmente e unido em vontade de acolher nossas crianças, a quem dedicamos todos nossos esforços. Assim nasce o blog "Tempos de ser criança", da vontade de estarmos juntos mesmo que afastados, fisicamente! Os episódios das próximas sextas-feiras vão nos levar para dentro da gente mesmo, as experiências que vivemos e tudo que nos deixou marcas e memórias nesse ano letivo de 2020 tão atípico, em que fomos convidadas(os) a nos reinventar, a recriar e a escrever uma história, uma história com muitos capítulos e ilustrada pelas marcas dos caminhos que trilhamos.
Muito, muito, muito vivemos até aqui, como nos reinventamos, como fomos desafiados, como fomos convidados a olhar mais de uma vez para uma mesma paisagem, para nossa vida, para os possíveis dentro dos impossíveis, perceber o tic tac do tempo passando e por falar em tempo e em olhar de novo é isso que faremos, vamos congelar o tempo e olhar, olhar até encher nosso coração de gratidão por tudo que vivemos juntos.
Na próxima semana voltamos e vamos conversar um pouquinho sobre as propostas realizadas em junho e julho e ainda nos aproximarmos dos documentos que embasam nossos fazeres e revisitar algumas de nossas propostas buscando elencar todas as aprendizagens possíveis nas experiências vivenciadas pelas nossas crianças. Até lá! 

Desafio#1 Vamos brincar de rimar
Por aqui, em algumas postagens, falamos muito sobre o potencial e a graça das rimas. A rima nos aproxima da sonoridade da nosso língua e ajuda as crianças a pensar e fazer relações entre as palavras. Na história "As rimas da joaninha", contada pela Carol Levy a joaninha perde uma de suas pintinhas e pede ajuda a seus amigas(os) para encontrá-la. Como será que essa história termina hein?   

   
Desafio#2 Já brincou de forca hoje?

Lá na escola, muitas e muitas vezes brincamos de forca. Com essa brincadeira as crianças podem aprender mais sobre as letras, o som que as sílabas, como as palavras se formam, tudo isso brincando. Que tal chamar todo mundo e brincar de forca. Para brincar é fácil, separe uma folha e um lápis ou uma caneta (pode ser no chão ou na parede com giz) e assim um de cada vez desafia os demais a descobrirem a palavra que pensou, os participantes devem escolher as letras que acreditam que compõe a palavra. E assim quem descobrir, poderá ser o próximo a desafiar os demais. Ah! A cada letra equivocada (que não compor a palavra) uma parte do corpo será desenhado, ganha o jogo quem desvendar a palavra antes da forca! Desafiem-se!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Daniela Maia 
Criação e edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png