19 novembro 2020

Uruguai, pequeno em tamanho e grande em beleza

Olá famílias! Bem vindos ao Uruguai, país encostadinho ao nosso, bem pequeno em tamanho mas grande em belezas e qualidade de vida. O Uruguai é um país muito agradável, arborizado, com muitos campos pelo interior e belas praias muito limpas por toda sua costa que é banhada pelo Rio da Prata. Ele faz fronteira com o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e com a Argentina. O idioma oficial é o espanhol e o país ocupa o primeiro lugar no ranking de qualidade de vida e desenvolvimento humano da América Latina. Isso comprova-se nos baixíssimos níveis de pobreza, analfabetismo e violência, comparando-se a todos os outros países da América do Sul e muitos países do mundo. Vamos juntos com a professora Daniely Nobre saber mais e mais sobre o Uruguai.


Para quem vai apenas visitá-lo como turista, ele é bem caro nos gastos com hospedagem, alimentação, diversão e principalmente combustível. Porém, para seus moradores, a renda da grande maioria da população correspondente ao custo de vida. As cidades mais importantes e famosas são:


Uma característica muito forte entre os costumes dos uruguaios é o consumo do mate. Você os vê com suas garrafinhas térmicas debaixo do braço, e o mate (Que é o recipiente, para eles. Para nós, é cuia) com a erva, água quente e a bomba (aquele estilo de canudinho típico para chimarrão) em diversos lugares. Caminhando pelas ruas, trabalhando, em rodas de amigos, até durante uma corrida pela praia você encontra um uruguaio com seu mate. Entre os países que consomem esta erva, que são Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Argentina, o Uruguai é o campeão no amor pelo mate. 
Outro aspecto famoso é o por do sol nas praias uruguaias. A posição geográfica da sua costa proporciona lindíssimas paisagens ao final de cada dia de sol. A coloração, a imagem que se tem do sol, tudo contribui para que se guarde para sempre na lembrança uma belíssima paisagem. 
Além dessas informações que trouxemos, existem muitas outras que valem a pena conferir, conhecer, ampliar seu conhecimento sobre este mundão enorme e lindo em que vivemos. Principalmente sobre lugares tão pertinho do nosso país e tão interessantes. 

Desafio#1 Para gente grande

Deixamos por aqui como sugestões aos “grandinhos”, um vídeo com 30 curiosidades bem legais sobre o Uruguai. 


Desafio#2 Para os pequenos(as)

E para os pequenos, que tal produzir seus próprios souvenirs, ou seja, objetos característicos de um lugar que guardamos como lembrança de uma visita? Como nossas visitas são virtuais, que tal escolhermos algo que gostaríamos de guardar de lembrança e como será divertido produzirmos essa lembrança. Foi isso que a professora Daniely Nobre fez, convidou sua filha Heloísa e então produziram juntas seus próprios souvenirs utilizando técnicas que a menina adora botar as mãozinhas para brincar. Vem conferir!


Desafio#3 Boas dicas

Para te ajudar com boas dicas de como utilizar a argila, este vídeo é bem legal. 

Confira outros vídeos no canal Vida feita a mão – Pinch Pot

Desafio#4 Inspiração

E para finalizar nosso encontro de hoje deixamos por aqui este vídeo que vai facilitar muito a criação de um por do sol com tinta. Além de despertar a curiosidade em conhecer outros vídeos desse e de outros artistas e experimentar técnicas variadas. Heloísa está encantada com tantas possibilidades. Aventure-se você também. 


Depois de assistir ao vídeo, a professora Daniely Nobre e sua filha Heloisa também se aventuraram na arte de pintar o pôr do sol, confiram que incrível o resultado.


Com argila, tinta, cola, tesoura, papel, areia, flores e folhas secas, cores, tamanhos, formatos, ufa! Tudo isso e muito, muito mais são materialidades importantes que ajudam as crianças a se comunicarem por meio das artes, você acredita? Quanto mais materialidades, aliás quanto mais diversas forem essas materialidades mais as crianças ampliam seus repertórios, consolidam ideias e podem aprender que para além das letras e livros, a arte é uma linguagem, sendo assim comunica e encanta. Desejamos que as mãos de nossas crianças estejam sempre "sujas", preenchidas, ocupadas repletas de aprendizagem e experiências! Agradecemos a companhia e te esperamos na próxima viagem.
 
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Daniely Nobre
Edição dos vídeos: Catarine Montanari e Daniela Maia
Edição de gif: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png