02 dezembro 2020

Nossa São Paulo, uma cidade de todas(os)

A cidade que não para!
A cidade que não dorme!
Terra da garoa!
Selva de pedra!

Olá crianças, olá famílias acho que vocês já adivinharam para onde vamos hoje, no nosso projeto "Alguns dias para dar a volta ao mundo". Acertou quem disse que vamos falar um pouquinho da nossa cidade, a grandiosa São Paulo. No nosso roteiro vamos conhecer algumas curiosidades, alguns números sobre nossa cidade, vamos "passear" pelas artes plásticas, pela música, pela culinária, por alguns pontos turísticos (aqui vamos contar com a participação das crianças e famílias), vamos também pensar sobre alguns dilemas enfrentados pela sétima cidade mais populosa do mundo: a poluição e a produção e descarte inadequado de lixo. Ufa! Quantas coisas vamos aprender sobre nossa cidade nessa conversa juntos(as) com a professora Daniela Maia. Então vamos lá!


Majestosa, exuberante e admirável São Paulo com seus 466 anos de constante crescimento e evolução, com muita história e contribuições significativas para o Brasil é uma cidade acolhedora que reúne pessoas de todas as regiões do país e de vários lugares do mundo, é possível dizer que em São Paulo tem um pouquinho do mundo todo, o que a deixa cada vez mais diversa, cativante e espetacular. 
São Paulo é realmente gigante, gigante em beleza, em culturas, em população, em produção científica, afinal é aqui que está uma das maiores universidades públicas do país, a Universidade de São Paulo (USP). Gigante também em gastronomias, há aqui em São Paulo restaurantes que oferecem delícias das mais diferentes cozinhas do mundo, por aqui podemos experimentar pratos e sabores característicos de todos os continentes. É em São Paulo que está uma das mais importantes avenidas do país, a Avenida Paulista, que reúne muitos edifícios comerciais, museus e parques, comércios e especialmente ser um lugar de encontro e convivência. Aqui um destaque, fechada para lazer aos domingos e de fácil acesso por metrô, pode ser um bom lugar para um piquenique e boas conversas (tudo isso após imunização para o Covid-19). Agora deixamos por aqui algumas curiosidades e alguns números que traduzem essa grande metrópole:

  • A pizza é um dos alimentos preferidos dos paulistas, são consumidas 1 milhão de pizzas por dia  
  • São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta
  • A Av. Paulista já se chamou Carlos de Campos
  • Há pelo menos 15 vezes mais ratos que pessoas em São Paulo, o que significa cerca de 160 milhões de animais nas ruas da metrópole
  • São Paulo é o maior destino turístico brasileiro
  • Resistem ao menos três aldeias indígenas na cidade. Uma tribo Guarani fica Pico do Jaraguá. As outras duas, a Tenondê Porã e a Krukutu residem em uma reserva no distrito de Parelheiros.
  • Com mais de 12 milhões de habitantes, segundo estimativa de 2018 do IBGE, é a cidade mais populosa do Brasil.
  • São Paulo é ainda considerada a capital mundial dos helicópteros, são mais de 400 e a cada 45 segundos um desses está pousando em heliportos. 
  • Aproximadamente 160 museus atraem olhares de todo o mundo, um deles é o MASP (Museu de Arte de São de Paulo) que é o maior da América Latina
  • Mais de 100 parques e áreas verdes trazem alento e possibilidade de contato com a natureza na cidade
  • Temos as quatro estações do ano num só dia. É sempre bom levar um casaco e um guarda-chuva consigo, todos os dias
  • O metrô de São Paulo está entre os 10 melhores do mundo. E da lista é o único da América Latina, com uma rede de 77 km, 6 linhas e 66 estações. 

Para quais caminhos nos levam o metrô? Para parques, museus, espaços de arte e cultura e para muitos outros lugares. O metrô tem paradas(estações) que nos deixam bem pertinho do parque do Ibirapuera e  Trianon, no Museu Catavento e nas unidades da rede Sesc como a 24 de maio que fica na República ou o Sesc Paulista, que fica na avenida que leva o mesmo nome, por exemplo. E assim como abordamos na nossa conversa de hoje, lançar mão do transporte público pode colaborar e muito com a diminuição do volume de poluentes emitidos no ar de nossa cidade. O uso das ciclo faixas também pode ser uma alternativa, aqui o mais importante é fazer a nossa parte por uma cidade mais sustentável e humana. Em nosso bairro, pertinho da gente, está o Museu do Ipiranga (Parque da Independência), espaço que une arte, história, convivência e natureza. Podemos afirmar que o museu e, toda a área verde que o envolve, é o quintal da nossa casa e da nossa escola. Um quintal para brincar, meditar, praticar esporte, fazer um piquenique, estar em contato com a natureza...enfim um lugar de encontros! E por falar em brincar, vamos jogar um quebra-cabeça e uma raspadinha que traz uma vista aérea do nosso "quintal! Clique e divirta-se.  
Que tal seguirmos nosso roteiro pelas artes! Vamos nos aproximar da história e das obras do muralista Eduardo Kobra. Vamos também nos aconchegar na música dos paulistas Toquinho, Emicida e Adoniran Barbosa. 
Eduardo Kobra, 45 anos, tornou-se um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, com obras em 5 continentes, da periferia de São Paulo para o mundo. Ele é genial, suas obras encantam por sua magnitude e beleza. "Kobra retrata personalidades históricas que tenham lutado contra a violência, pela disseminação de uma cultura de paz pelo mundo. É quando a arte do brasileiro endossa – e muitas vezes ecoa – mensagens de fraternidade e não-violência ." Eduardo Kobra é um daqueles artistas que são um orgulho nacional, que veio trazer mais cor e alegria para as ruas. Suas obras provocam e convidam nosso olhar, seus murais se misturam com o cotidiano das grandes metrópoles e chamam o olhar e as emoções, provocam a reflexão. Sem falar que suas obras passam a ocupar nossa memória, afinal ao batermos os olhos em uma de suas obras imediatamente é possível afirmar: " Eu sei quem fez, o Kobra." Para que suas obras possam ocupar as memórias de nossas crianças, dando a elas repertório e acima de tudo servir de inspiração, criamos um jogo da memória on-line com algumas de suas obras. Divirtam-se! 
Agora deixamos por aqui uma playlist bem paulistana, com músicas de Toquinho, Emicida e Adoniran Barbosa.


E por falar em Emicida, um paulista artista, que com suas músicas revela o cotidiano da vida na periferia, é um nome muito importante na luta antirracista, sua voz ecoa pelo reconhecimento do direito de todos(as) a um mundo justo e menos desigual. Sua música é trilha sonora do filme "O menino e o mundo". É também escritor, deixamos por aqui um vídeo que narra, em forma de música, a história de seu mais novo livro "E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas". 

Desafio#1 Aperte o play e encante-se: 

   

Hum! Agora vamos falar um pouquinho da culinária de São Paulo. E aqui a diversidade de nossa população de revela, na culinária somos um pouquinho de cada cidade ou país que por aqui habita. Descobrimos em nossas pesquisas que São Paulo é a "terra" da coxinha, que delícia. Clique aqui e acompanhe um passo a passo do preparo de uma coxinha cremosa pra lá de deliciosa! Assim como muitas vezes já dialogamos por aqui...convide as crianças para participar de todo o processo. Sabe aquela ideia da casa (toda a casa) como um grande laboratório? Cozinhar com as crianças e, não simplesmente, para as crianças é uma experiência incrível e recheada de aprendizagens e descobertas. Viva e esse momento! Deixamos por aqui alguns dos pratos mais consumidos em São Paulo. Hum! Já está dando uma fome, rs!


Uma cidade que acolha as crianças nos parece ser um desafio e São Paulo não fica fora dessa. Gigante como só ela, deve ter pela frente uma tarefa também gigante...a de acolher mais e mais as crianças em seus parques e museus, em todos os seus espaços públicos com qualidade e propostas que dialogam com o direito a cidade e as potencialidades de aprendizagem das crianças, com a certeza de que elas aprendem por meio da brincadeira, da ludicidade e da interação. O portal bora.aí dá algumas dicas.  

Desafio#2 "O planeta é uma bola que rebola lá no céu"

Uau! Demos conta do nosso roteiro e assim o passeio pela nossa cidade vai chegando ao fim, escolhemos olhar para a nossa cidade com olhos curiosos, buscando conhecer cada cantinho, cada possibilidade de interação e aprendizagem para as nossas crianças. Muito, muito, muito ainda há a se pesquisar e descobrir, outros números revelam outros aspectos da nossa cidade mas isso tudo fica para uma próxima conversa. Agora deixamos por aqui como um último desafio a música "Ora Bolas" do grupo Palavra Cantada que faz um convite para que pensemos em nossa existência humana do "micro" (nós mesmos) até o "macro" (nosso planeta). E algumas perguntas ficam e povoam nossos pensamentos:
Quem é essa criança? Onde ela mora? Onde está a cidade? Onde está o Brasil? E os continentes? E todos esses "mundos" que vivem em nosso planeta Terra? Para as crianças todas essas ideias podem parecer muito complexas, mas o música, a arte da ilustração colaboram nessa compreensão. E assim para finalizar nosso passeio convidamos as crianças a assistir esse videoclipe e então registrar, desenhar cada parte dessa história, desenhar a si mesma, sua casa, sua rua, seu bairro, sua escola, sua cidade, seu país e nosso planeta, afinal de contas "O planeta é uma bola que rebola lá céu". Aperte o play e encante-se!

 

Agora deixamos vocês com o poeta Sérgio Vaz, um "mineiro paulista", já que vive em nossa cidade desde que tinha a idade de nossas crianças (5 anos), e que une luta por justiça e igualdade com poesia. Ele é incrível, seus escritos acalantam nossos corações e sua poesia ganha as ruas em saraus e encontros literários. Dentre as muitas e muitas de suas poesias escolhemos essa para encerrar nosso passeio por São Paulo: 

Queria ter dois corações.
Um para amar e outro para amar também!
Sérgio Vaz 

Agradecemos a companhia e te esperamos na próxima viagem.
 
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo, jogos e gif: Daniela Maia  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org 
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)   

Um comentário:

  1. Amamos passear por São Paulo , está cidade gigante e cheia de novidades ! Amamos São Paulo , amamos a poesia pois o amor e a base de tudo ! Que coisa mais linda os murais de Kobra , nós não conhecíamos , amamos a play list ! Amamos Toquinho !!! A Helena ama a música Aqurela ! É muito bom os jogos !!! Nossa imensa gratidão 🙏

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png