Olá, crianças! Olá, famílias! Hoje é sexta-feira e... por falar nisso, essa é a última sexta em que nos encontraremos por aqui, em nosso blog, no ano de 2020. E nesta sexta, um misto de Baú de memórias com Uma imagem... muitas histórias! ocupa toda a nossa tela. Nossas crianças têm alguns recadinhos e vão nos encantar. Então não espere mais nenhum minuto e aperte o play!
Sabe, pra gente, construir essas séries foi como se estivéssemos organizando os murais lá da nossa escola, estes que sempre foram reservados para dar visibilidade aos fazeres, às vozes e às experiências das crianças. E neste ano, em que a escola "mudou" de lugar, nossos murais também passaram a ser virtuais e ganharam um caráter de série, sem deixar de ser o retrato das narrativas infantis, seus imaginários e tudo mais que a criatividade mandar. Sem falar em algo pra lá de importante: a autoria de nossas crianças e seus olhares acerca do mundo que as cerca. Histórias, imagens, memórias, experiências, tudo isso junto com uma pitada de tecnologia, preencheram as nossas sextas-feiras. Foi uma lindeza, não é mesmo?
O que vem à sua cabeça quando para e pensa sobre tudo o que vivenciamos durante todo este ano? Por aqui, quando fazemos esse exercício, somos tomadas por uma "saladinha" de sentimentos: medo, ansiedade, alegria, carinho, saudades, incertezas, responsabilidades, compromisso, erros, acertos e confusões, novas aprendizagens e desafios, superação, empatia, solidariedade, união, tudo isso regado com muita esperança, assim como nos diz o mestre Paulo Freire: "esperança de esperançar, não de esperar". Esperança que coloca o sonho em ação, ou melhor, que coloca a ação em prol do sonho!
E nesse sonho Tempos de Ser Criança conversamos, pesquisamos, desenhamos, escrevemos, construímos brinquedos, conhecemos outras culturas, lemos muitas histórias e contamos tantas outras, cozinhamos, plantamos, dançamos e cantamos, jogamos, pintamos, modelamos e colamos, trocamos afetos, construímos o diário e cápsula do tempo, viajamos, brincamos, aprendemos e agora chega o momento de descansar um pouquinho. Vamos ficando por aqui, com desejos sinceros de dias mais "leves" e livres, em que o encontro e o abraço sejam nossa rotina e que possamos abrir as portas, janelas, caixas de brinquedos... e tudo mais, para que possamos receber as crianças em nossa escola e seguir fazendo aquilo que mais acreditamos: uma Educação Infantil de qualidade, acolhedora e brincante para todas(os).
Com a certeza de que voltaremos a nos ver em breve, deixamos por aqui a poesia de Di Ferrero, na canção Vai passar; afinal, sabemos que teremos não uma, mas "Muitas imagens, da nossa história para contar".
"Vai passarVai passarTudo vai passarE logo a gente volta a se abraçar"
Curiosidades: As festas de final de ano dos diversos povos e culturas
Vocês repararam que, ao longo de nosso vídeo, nos deparamos com vários símbolos? As árvores, os gorros, o Sol, o chanuquiá (candelabro)... Cada um desses símbolos remete a uma celebração de final de ano e têm significados diferentes: o Natal do cristianismo, o Hanukkah judeu, a Festa do Sol das wiccas, o nascimento de Meishu-sama dos messiânicos... Com o propósito de valorizar as histórias e culturas dos vários povos, conforme sempre evidenciamos aqui (assim como a laicidade do Estado e, consequentemente, da educação), procuramos destacar também essa pluralidade de crenças e religiões! Por fim, levantamos algumas reflexões: será que todos os povos e religiões comemoram apenas o Natal (budistas, umbandistas, hinduístas, entre muitos outros)? Vocês podem descobrir realizando a leitura deste artigo (clique aqui). E de onde vêm alguns símbolos que estamos tão acostumadas(os) a ver em Dezembro, como as árvores (clique aqui)? Por que o Papai Noel que conhecemos é vermelho e não azul como Dyed Maroz, o Papai Noel da Rússia (clique aqui para descobrir)? Embora diferentes em alguns aspectos, todas essas celebrações tem algo em comum: a busca pela paz, pela partilha e pela fraternidade, que perpassa qualquer crença (e também a ausência dela, como no caso de ateus e agnósticos).
Crianças, muito obrigada por partilhar seus momentos conosco. Foi uma alegria imensa estarmos juntas(os) para contar essa história e realizar esse sonho! Boas festas a todas e todos!
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)!
Texto: Daniela Maia e Fernanda Fusco
Texto: Daniela Maia e Fernanda Fusco
Roteiro, seleção de materiais e edição de gif: Daniela Maia
Criação, ilustrações e edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta e revisão: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário