Olá famílias! Depois do nosso período de recesso e férias, nos (re)encontramos por aqui, no Blog da nossa escola: “Tempos de Ser Criança”. Um espaço afetuoso de trocas e aprendizagens, de informações e descobertas onde durante todo o ano letivo de 2021 estaremos juntas(os). Nosso maior desafio é encurtar distâncias, mantermo-nos seguros, respeitando os protocolos de segurança e como costumamos sempre dizer, "longe mas conectados", “afastados mas unidos”, em prol de uma educação de qualidade para todas, todas as nossas crianças!
E hoje, nesse nosso primeiro (re)encontro do ano de 2021, que só está começando, seguimos por aqui trabalhando e reunindo esforços para oferecer as nossas crianças vivências potentes e ricas experiências, onde a autonomia, a autoria, o protagonismo, as emoções, os saberes sobre o mundo que a cerca e o brincar sejam a base de uma educação para a infância, pela infância e com a infância.
Para que tudo isso seja possível, a parceria com as famílias é (sempre foi e será) parte fundamental do processo ensino e aprendizagem das crianças, para que juntas(os): escola, famílias, crianças e rede de proteção social, possamos enfrentar e superar os desafios que estão postos para o ano letivo de 2021.
As publicações e documentos legais embasam e subsidiam nossas ações. O Currículo da Cidade Educação Infantil, traz todas as concepções que orientam nossas práticas. Nesse momento em que continuamos enfrentando a pandemia do novo Corona vírus, outras publicações são necessárias para nortear nossos fazeres. O Protocolo de Volta às Aulas é um deles. Nele, muitos direcionamentos são apontados para que possamos garantir a saúde e a segurança de todas(os) a(o)s envolvidos no processo ensino e aprendizagem das crianças.
Ainda passamos por um momento bastante complexo, que exige de cada um(a) de nós e de todas(os) nós juntos(as) uma atuação responsável e comprometida na prevenção do contágio pelo novo Corona vírus. É exatamente assim que toda a equipe está trabalhando para seguir atendendo nossas crianças.
Sintam-se acolhidos!! Por aqui, nos encontraremos para dialogar, propor experiências que ampliem e ressignifiquem as narrativas e o imaginário das crianças, compartilhar nossas vivências e juntas(os) superarmos os desafios. Para isso as artes ocupam um lugar especial, de encantamento. Deixamos agora, uma animação intitulada "Umbrella" que traduz de forma artística, poética e inspirada em eventos reais, a inocência de uma criança chamada Josefh, que morava num orfanato e tinha como memória afetiva, um guarda chuva amarelo usado pelo seu pai. Na cabeça de Joseph seria, um guarda chuva, que o auxiliaria a encontrar a sua família. Uma história sobre empatia, gentileza e esperança que nos faz refletir sobre as marcas que infância deixa em nossas memórias. Viva as artes, viva a arte do (re)encontro...assista e encante-se!
As marcas da infância nos acompanham por toda a vida. Vamos juntas(os) acolher e cuidar da infância de nossas crianças!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Daniela Maia
André curtiu mto o filme, vimos juntos, fui explicando e quis ver mais de uma vez.
ResponderExcluirUm ótimo ano e (Re)encontro para todos
Muito obrigada pela partilha ! A Helena adorou assistir o vídeo .
ResponderExcluirSou a mamãe do Rodrigo Augusto,gostamos muito do vídeo,obrigada.
ResponderExcluirLívia gostou bastante, obrigada
ResponderExcluirEmocionante. Guilherme gostou!
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirMamãe do Jorge Luka: gostamos muito do desenho Jorge adora
ResponderExcluirCamila gostou do vídeo
ResponderExcluirAna Luiza gsotou do vídeo.
ResponderExcluir