31 maio 2021

Encontro virtual com as famílias: momento de conversa

Olá famílias. A última quarta-feira, 26 de maio, foi um dia muito especial em nossa escola. Foi dia de encontro, dia de conversa, dia de escuta, dia da nossa reunião com as famílias. Nessa postagem vamos contar um pouquinho sobre nossa pauta, um pouco dos itens apontados pelas famílias, algumas devolutivas trazidas e ainda vamos deixar por aqui o vídeo com a música "Sem Perceber" do Grupo Música em Família, que propõe de uma forma afetuosa, pensarmos e repensarmos a vida em sua complexidade e encantamento.


Baseado no questionário e em todas as demandas apontadas pelas famílias, nos nossos diversos canais de comunicação, segue pauta que buscou acolher as dúvidas e apontamentos sugeridos:
  • Utilização dos créditos para aquisição do uniforme e kit de material escolar. Para saber como se cadastrar e receber os créditos do kit material, clique aqui. Quanto ao uniforme, clique aqui  
  • A escola está entregando um Kit Pedagógico. Contém o "Caderno Trilhas de Aprendizagem 2", um livro de literatura infantil e um kit com máscara, estojo e caneca (enviados pela SME). Se você ainda não retirou, compareça até a escola e retire o da sua criança
  • Os critérios acerca do atendimento presencial são estabelecidos pela SME (Secretaria Municipal de educação), nesse momento apenas 35% das crianças podem frequentar presencialmente, desde que suas famílias atuem nos serviços essenciais para o enfrentamento da Covid-19
  • Plataforma Google Sala de Aula: ferramenta educacional proposta pela SME, para interação escola+crianças+famílias. Seu uso é obrigatório e é levada em conta para apontamento da frequência das crianças. Diariamente são propostas vivências planejadas pelas professoras, que fazem as devolutivas a partir dos registros e materialidades enviadas pelas famílias. Esse processo colabora para o pleno desenvolvimento das crianças e para o acompanhamento das suas aprendizagens. As famílias devem acessar com frequência e postar relatos, fotos e vídeos que retratem as vivências das crianças
  • WhatsApp da escola. Se você não recebe os recadinhos da escola enviados pelo aplicativo, entre em contato para ser incluído na lista de transmissão e receber as mensagens e recadinhos da escola
  • Estreitar laços: WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Sala de Aula, Blog, Podcast, são as ferramentas do momento, instrumentos dos quais podemos nos comunicar. Fique atento a todas nossas mídias sociais
  • Utilização de questionários. Temos lançado mão dessa ferramenta para a escuta das famílias em um curto espaço de tempo. As respostas colaboram com os nossos fazeres, nossos planejamentos e formas  de atuação. 
  • Independente do atendimento, se remoto ou presencial, as propostas planejadas pela equipe docente tem a mesma intencionalidade. Não havendo diferença entre um ou outro atendimento
  • Caso haja mudança de endereço ou telefone é de fundamental importância comunicar a escola, o mais breve possível
  • Nosso trabalho é sempre orientado pela SME, que em suas publicações e normativas direcionam  nossos fazeres. Deixamos por aqui o link do documento Currículo da Cidade - Educação Infantil
  • Alertamos que as materialidades propostas na plataforma Google Sala de Aula, nas vivências diárias, podem ser adaptadas. Nós fazemos algumas sugestões, mas as famílias podem, com tranquilidade, adaptarem com as materialidades que já tem em casa
  • Acreditamos que seja importante que as crianças, dentro da organização das famílias e o tempo disponível, possa vivenciar as experiências propostas na plataforma Google Sala de Aula. Igualmente importante, que as famílias façam as devolutivas, deixem relatos e nos enviem fotos e vídeos das crianças realizando as propostas. Esses registros irão compor a documentação pedagógica da criança, seu relatório de acompanhamento das aprendizagens. Apenas com essa troca entre professoras e famílias, na plataforma, é possível construir essa documentação.
  • As escolas de educação infantil não tem caráter alfabetizador. Nesse sentido não propomos qualquer atividade e/ou experiência nessa perspectiva. O que fazemos é uma aproximação significativa e contextualizada com o "mundo letrado", em propostas que envolvem o brincar e as interações com o mundo a sua volta. Como por exemplo: na leitura de receitas para preparos culinários, na construção de lista de palavras (como lista de compras), leitura de músicas e poesias, contação de histórias, entre tantas outras. Essas propostas fazem todo sentido para as crianças e despertam sua curiosidade e o desejo de se aproximar da linguagem verbal. Para saber mais sobre essa temática, clique aqui    
Essas foram as questões centrais discutidas em nosso encontro. Como dissemos anteriormente, nosso encontro se propôs ser uma conversa, as famílias foram interagindo a cada item abordado, fazendo apontamentos e tirando dúvidas, deixando seus relatos e olhares acerca da pauta e para além dela. 
Para nós, foi uma grande alegria poder nos encontrarmos. Poder nos ver e nos rever, nos conhecer e especialmente nos reconhecer. Ficamos com o coração preenchidos de amor e encantamento. Somos pura gratidão pelo momento que juntos(as) vivenciamos. Obrigada, por absolutamente tudo. Teremos outros encontros, até breve!
Deixamos por aqui, o clique da música "Sem perceber", um verdadeiro convite à reflexão sobre os ciclos da vida. Ah! Depois de assistir o clipe, conte pra gente, ali nos comentários, porque você acredita que selecionamos essa canção para compartilhar com as famílias? 

  

Roteiro, texto,  seleção de materiais, gif: Daniela Maia 

Um comentário:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png