No vídeo de hoje, a professora Fernanda Fusco traz alguns "desafios" sugeridos pela nossa equipe da EMEI Cel. Manuel Soares Neiva com o objetivo de contribuir para a compreensão das crianças sobre a pandemia e a importância de ficarmos em casa. Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, esses desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia: são sugestões para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades! Esses desafios são os seguintes:
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Coelho Zezé, o protagonista da nossa história, sempre dava uma espiadinha na escola para observar o que acontecia e a alegria da criançada o contagiava. Só que, de repente, tudo ficou muito vazio... Com a ajuda de seus amigos, consegue descobrir: Jane Prado, a autora desta obra, explica de maneira leve e lúdica para as crianças o porquê de precisarem ficar em casa! Separem um tempinho com a família em algum cantinho aconchegante: cada adulto pode fazer a voz de uma personagem, por exemplo! Vocês também podem combinar de a criança ler depois (ou em um outro dia!). Se ela quiser, pode até registrar a história por meio de um desenho!
No material Trilhas de Aprendizagem para a Educação Infantil de 4 a 5 anos (que em breve chegará na casa de vocês) há algumas dicas para o momento de leitura a partir da página 46!
Desafio #2: Jogar o jogo da memória Prevenção Coronavírus, do Escola Games
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Desafio #3: Ouvir a música Não vou ficar doente, do Palavra Cantada
Após ouvirem a música, vocês podem conversar sobre o que compreenderam da letra, sobre as formas de prevenção de doenças, decorar para cantar juntos, montar uma coreografia, tentar identificar o ritmo e até pesquisar sobre o grupo Palavra Cantada na internet! São inúmeras as possibilidades!
A partir da página 57 do material Trilhas de Aprendizagem para a Educação Infantil de 4 a 5 anos há também dicas sobre vivências com música!
Desafio #4: Escrever as descobertas
Mesmo quando escreve de forma não-convencional, a criança está exercitando a produção escrita! Incentive (mas não force, caso não queira!) para que escreva suas descobertas de maneira livre e controle a emoção para não "corrigi-la": aqui a experiência de colocar no papel é a que vale! Algumas crianças podem desenhar, fazer "rabiscos", números ou até copiar as letras de seu próprio nome: está tudo bem, afinal tudo isso faz parte do processo de letramento e alfabetização e está de acordo com sua faixa etária! Para dar uma "função" à produção, você pode dizer que guardará para colocar no correio e enviar para o Coelho Zezé! Pode até, em um outro dia, responder o bilhete como se fosse o personagem!
Em caso de dúvidas e sugestões, escreva nos comentários e preencham nosso questionário! Sua presença aqui no blog é muito importante para nós e ajuda a direcionar o nosso trabalho com o objetivo de auxiliá-los neste momento tão complicado! Conte também como foi a experiência de vocês a partir das propostas!
Texto, participação, vinheta, roteiro e edição do vídeo: Fernanda Fusco
Seleção dos materiais: Equipe EMEI Cel. Manuel Soares Neiva
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Olá, sou o André do 5A, achei legal a história e a música. Gostei muito do jogo.
ResponderExcluirQue bacana André!! Fico feliz que esteja acompanhando nossas publicações! Que maravilha que curtiu!! Continue com a gente por aqui! Beijos
ExcluirProfessora Carla