Até mesmo quatro caixas de papelão podem se transformar em uma linda cabaninha que irá fazer com que as crianças viagem sem sair de casa! Isto torna-se muito importante ainda mais nesta fase do isolamento: entrar em uma cabaninha é descobrir um universo de possibilidades. As crianças percebem logo isto; as mães, os pais e toda família também pois, afinal, todo mundo já foi criança um dia. Existe uma infinidade de possibilidades de brincadeiras para fazer em uma cabana e, por isso, é tão fascinante ter uma.
Na página 31 do material Trilhas da Aprendizagem tem outras sugestões de cabaninhas muito interessantes: também vale a pena dar uma olhada!
Desafio #1: Confeccionar a sua cabaninha
Nosso primeiro desafio é a criança montar uma cabaninha com a ajuda da família. Assistam juntos ao vídeo da professora Laís Pires, que ensina todo o passo-a-passo! Separe os materiais que irão precisar:
4 caixas de papelão
1 tesoura (de preferência sem ponta)
papéis para decorar
fitas adesivas
cola
Desafio #2: Cantem músicas na cabaninha
O segundo desafio é cantar uma música dentro da cabaninha. Qualquer música que vocês conheçam, crianças! Trouxemos também uma lista de músicas que muitos de vocês já ouviram no ano passado:
Desafio #3: Ouçam histórias
E o terceiro desafio é ouvir uma histórinha dentro da cabaninha e viajar! Você pode pegar algum livro que já tem ou procurar na internet. Trouxemos a sugestão do livro Não me toca seu boboca, logo abaixo, da autora Andrea Viviana Taubman:
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
Em caso de dúvidas e sugestões, escreva nos comentários e preencham nosso questionário! Sua presença aqui no blog é muito importante para nós e ajuda a direcionar o nosso trabalho com o objetivo de auxiliá-los neste momento tão complicado! Conte também como foi a experiência de vocês a partir das propostas!
Roteiro, participação e texto: Laís Pires
Edição do vídeo, vinheta e publicação: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário