Enquanto escola pública, da rede municipal de São Paulo, somos norteados por documentos que orientam e embasam as concepções de nosso PPP, nossos projetos e práticas. E estes são unânimes em apontar a importância da escuta das crianças na construção de seus fazeres, organização de espaços e tempos etc. Assim como apontado no Curriculo da Cidade Educação Infantil, as crianças "falam" de muitas maneiras, aos adultos resta uma escuta sensível à expressão das crianças.
"... As múltiplas linguagens correspondem aos modos como bebês e crianças comunicam uma ideia, uma informação, um sentimento, uma necessidade: desde o choro até a maneira como brincam e se movimentam, correm e dançam, seus desenhos, suas pinturas, suas atitudes, o que dizem, enfim, como expressam o que vão aprendendo, o que estão sentindo, o que querem e do que precisam..." (Currículo da Cidade - Educação Inafantil. p.100)
A escuta na infância é algo primordial, é através dela que podemos compreender o que as crianças estão sentindo e pensando ou como estão interpretando determinada situação. Conversem com suas crianças, escutem-as! Isso fará toda a diferença em seu desenvolvimento e na relação adulto/criança! (Professora Arline Midori)
Ouvir é diferente de escutar, ouvir é biológico, ouvimos os sons que estão ao nosso redor. Escutar significa dar atenção. Na Educação Infantil usamos a escuta para compreender nossas crianças em sua complexidade, respeitando sua individualidade e forma de ser, na rotina das vivências ajuda a criar bons relacionamentos, minimiza conflitos e desenvolve a empatia despertando o olhar de que as pessoas precisam ser ouvidas , ser ajudadas em suas vidas e na construção de seus saberes. (Professora Cristiane Moraes)
Escutar a criança é a melhor maneira de construir e reforçar vínculos com elas. Se você a escuta com atenção, você conhece seus desejos, seus medos, amarguras, alegrias, habilidades, seus sonhos...E quando ela percebe que você realmente a conhece, ela confia mais em você e deixa o caminho aberto para tantas outras emoções, sentimentos e situações: afeto, gentileza, aceitação, acolhimento, diálogo. Tudo depende do olho no olho, da presença. E nunca se esquecendo de que não basta estar ao lado, tem de estar junto. (Professora Daniely Nobre)
Escutar significa estar presente, estar inteiro, querer saber, interessar-se, levar em consideração, importar-se... escutar é acima de tudo uma ato de amor! (Professora Daniela Maia)
Proporcionar a escuta é uma maneira de estimular os pensamentos da criança, estreitar laços afetivos e criar empatia na relação. Quando as crianças se sentem ouvidas, elas se sentem valorizadas, especiais, felizes e tendem a expressar-se mais, pois sua autoconfiança estará fortalecida. (Professora Carla Bregola)
As crianças precisam sempre ser ouvidas para se sentirem amadas e seguras, isto é muito importante dentro de seu ambiente de relacionamentos porque quanto mais a criança se sentir apoiada melhor será seu desenvolvimento.Devemos também respeitar os sentimentos delas e demonstrar curiosidade por tudo que lhes diz respeito, porque a criança tem seus próprios problemas e para elas é muito difícil não ficar chateada ao perceber que o que ela diz não tem importância nenhuma para o adulto, ser escutada vai ajudar a criança a desenvolver uma imagem positiva de si mesmo e melhorar a autoestima e consequentemente a torna também uma criança mais feliz. (Professora Laís Pires)
Por tudo isso nossa escola poderia ser chamada de "escutadeira", aquela que primeiro abre os ouvidos e o coração e só depois, juntos, planeja e constrói seus cotidianos. O que as crianças tem a nos dizer? Como e em que momento se expressam? O que podemos fazer com essa escuta? Essas e muitas outras questão podem ser esclarecidas numa conversa com a Antropóloga, Mestre em Educação e Pedagoga Adriana Friedmann, no portal Lunetas. Não deixe de conferir!
Desafio#1: Vamos confeccionar um microfone!
Que tal confeccionar um microfone? Ele pode ser um meio lúdico e brincante de estimular a livre expressão das crianças. O vídeo, do canal Start Arte, aponta uma possibilidade de materiais para a construção do brinquedo, mas que podem ser perfeitamente adaptado com os materiais que temos em casa. Use toda a sua criatividade e mãos a obra!
Você pode fazer sua bolinha de papel, usar cola branca e colorir como preferir.
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, seleção de materiais e texto: Daniela Maia
Colaboração: Arline Midori, Cristiane Moreira, Daniely Nobre, Carla Bregola, Lais Pires
Edição do vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Colaboração: Arline Midori, Cristiane Moreira, Daniely Nobre, Carla Bregola, Lais Pires
Edição do vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
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