Vamos viajar pelo Brasil, por meio das histórias que contaram por aí?! Diretamente da região Sudeste, de cabelos vermelhos e pés ao contrário (para trás), vem o Curupira, o protetor das florestas. Um pouquinho mais pra cima, na região Norte, vem o Boto Cor-de-Rosa, dizem que, na verdade, ele se transforma em homem para encantar as mulheres, você acredita? E é de lá também que vem a lenda indígena da Vitória-Régia. E do ladinho da região Norte, está a Região Nordeste, essa que pode ser lembrada como o coração da cultura popular. De lá histórias como a do Boitatá, uma cobra de fogo e Comadre Florzinha, uma espécie de fada, que junto com suas irmãs, aplicam sustos nos caçadores tentam desmatar a floresta. E ali, bem no "meio" do Brasil, está a região Centro-Oeste com com suas paisagens encantadoras e uma história pra lá de misteriosa...a Iara. Uma personagem com um corpo metade de mulher e metade peixe, tem um canto atraente que encanta os homens e os leva para o fundo das águas. E por fim a região Sul, com, talvez, o personagem mais conhecido da cultura popular brasileira: o Saci-Pererê, um menino travesso, que com uma perna só e gorrinho vermelho na cabeça vive por aí a pregar peças!
Uau! Quantas histórias! Histórias que alguém contou pra alguém, que contou para sua avó, que contou para o seu pai, que contou para sua irmã, que contou para seu filho, que contou para uma amiga, que contou para alguém e é assim que as histórias atravessam o tempo. Ah! você sabia que uma mesma história pode ter nomes diferentes? E foi exatamente isso que aconteceu com a história do Bumba-Meu-Boi. Para além de circular por mais de uma região do Brasil, ela também pode ser conhecida como Boi-Bumba (região Nordeste), Bumba-Meu-Boi (região Norte) e ainda como Boi-de-Mamão (região Sul). Embora todas as histórias mantenham a sua essência. E é sobre ela que vamos dedicar nossos fazeres na proposta de hoje!
É através da história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... (Abramovich)
Desafio #1: Bumba-Meu-Boi
E agora o momento mais especial...vamos construir o cenário e os personagens da história do Bumba-Meu-Boi. Ah! E ouvir a história contada pela professora Cristiane, vamos lá!
Desafio #2: Cordel: Lampião, Lá do Sertão
A Literatura de Cordel é uma manifestação da Literatura tradicional da cultura popular brasileira, mais presente no interior nordestino. Esse modo de manifestação popular tem como principais caraterísticas a oralidade (contar histórias) e a presença de elementos da cultura local de onde é criado. Seus versos informam, ao mesmo tempo que diverte os seus leitores. Então vamos conhecer a história de Lampião, contada por meio da literatura de cordel!?
"... é na interação com os outros e com a cultura que cada bebê e criança reconstrói para si as qualidades humanas presentes nessas interações — como a percepção, a memória, a fala, o pensamento, a imaginação, os valores, os sentimentos, a autodisciplina e a sua própria identidade — à medida que se relaciona com as pessoas e os hábitos e costumes, com a língua e as outras linguagens, com o conhecimento acumulado; à medida que se relaciona com os objetos..," (Currículo da Cidade - Educação Infantil p.68)
Desafio #3: Cantigas Populares Brasileira
Música é alimento para a alma! Hoje em nossa playlist, mais algumas cantigas populares brasileiras para aquecer nossos corações. Sabe aquelas que todo mundo sabe cantar! Clique (últimas quatro canções da lista) e boa cantoria!
Música é alimento para a alma! Hoje em nossa playlist, mais algumas cantigas populares brasileiras para aquecer nossos corações. Sabe aquelas que todo mundo sabe cantar! Clique (últimas quatro canções da lista) e boa cantoria!
É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!
E não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirem fotos e filmem! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, seleção de materiais e texto: Cristiane Moreira, Daniela Maia e Márcia Tripodi
Edição de vídeo: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda F.
Edição de vídeo: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda F.
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário