Acredito que o corpo é o primeiro brinquedo da criança, um brinquedo único, singular, original que cada um ganha antes mesmo de nascer, que vai sendo moldado artesanalmente ao longo dos nove meses de gestação, e é o nosso grande presente. Luiza Gaia (clique aqui e leia a entrevista completa)
Com seu corpo inteiro, desde muito cedo, até mesmo antes de seu nascimento, as crianças exploram o mundo e se apropriam dele, interagem com o espaço e as materialidades que a cercam, estabelecem relações, expressam-se, brincam e o mais importante produzem saberes sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, ampliando sua consciência corporal. Lançando mão das mais diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, as crianças se comunicam e se expressam numa trama que une corpo, gestos, emoções e linguagem.
As experiências propostas às crianças fazem com que elas possam conhecer e reconhecer as sensações e funções de cada parte do seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, construindo assim a ideia do que é seguro e do que pode colocar sua integridade física em risco, essas percepções só podem ser aprendidas na prática, daí a importância dos desafios e vivências propostos às crianças. Na escola de educação infantil, o corpo delas ganha centralidade e foco, pois para além de ser um momento único em suas vidas, o corpo vivencia experiências potentes de liberdade e criatividade ao explorar e vivenciar um rico repertório de movimentos, gestos, olhares, sons, imitações e mímicas com o corpo, para descobrir as diferentes formas de ser e estar no mundo, o uso do espaço (como sentar, andar, rastejar, engatinhar, escorregar, saltar, correr, rolar, deitar, equilibrar-se, dar cambalhotas, alongar-se etc.) e das materialidades (cadeira, cordas, bola, chão, colchão, tecidos).
Enfim quando falamos em corpo, gestos e movimentos (reparem que as palavras aparecem no plural) e não é a toa, porque não há apenas uma única maneira de nossos corpos estarem no mundo, isso é plural. É muito importante que as crianças saibam disso desde muito cedo, não há uma forma correta de dançar ou subir uma escada, não há uma única forma de se balançar ou dar cambalhota. o mais importante é, sem dúvida, conhecer-se e criar seus modos de expressar e interagir com o mundo.
Desafio #1: Vamos relembrar
E já que estamos falando em memórias, vamos relembrar algumas brincadeiras do nosso acolhimento. Você pode brincar aí na sua casa. Relembrar aquece nosso coração. Vocês se lembram dessa:
E dessa...vocês se lembram como era divertido:
Na próxima sexta-feira teremos novidades. A Série Baú de Memórias encerra sua primeira temporada e dá espaço a uma nova Série, oba! Não posso contar nadinha por enquanto, mas fiquem ligadinhos e não deixem de acompanhar nossas postagens. Te esperamos sempre por aqui, para que possamos estar juntinhos! Por enquanto vamos ficando com essa imagem que diz tanto sobre o que é educação, o que criança, o que é brincadeira...o que é escola! Esse lugar de afetos e interações!
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Texto e seleção de materiais: Daniela Maia
Roteiro e edição do vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Que gostoso ver essas lembranças
ResponderExcluirAquece nossos corações nesses tempos difíceis, não é mesmo! Obrigada pela devolutiva.
ResponderExcluir