27 julho 2020

Cápsula do Tempo: Registrando a sua história

A partir desta semana, vamos focar em vivências com o propósito de refletir acerca de nossas identidades: para reunir os objetos de afeto e materiais que formos produzindo, uma opção é confeccionarmos uma Cápsula do Tempo!


No vídeo de hoje, a professora Fernanda Fusco conversará a respeito da importância de guardar nossas memórias, apresentará este novo projeto e confeccionará a sua caixa inspirada em dois artistas plásticos que utilizam recortes e colagens em suas obras: a Beatriz Milhazes e o Henri Matisse.

Lista de materiais
  • 1 caixa de papelão
  • Papéis, revistas, jornais e/ou fotos
  • Tintas (cores primárias)
  • Suporte para as tintas
  • Esponja ou pincel
  • Tesoura sem ponta
  • Caneta ou lápis
  • Cola


Lembrando que a confecção da caixa é apenas uma sugestão para a realização deste nosso projeto: o importante é encontrar algum material ou espaço onde as lembranças serão armazenadas! Vocês podem utilizar uma sacola de pano, confeccionar uma cápsula com garrafas pet, ou até mesmo guardar em uma gaveta; usem a criatividade!

Desafio #1: Buscando inspiração em artistas plásticos

A professora se inspirou em dois artistas plásticos para confeccionar a sua caixa. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre suas obras e realizar a leitura, juntos, de suas biografias?

O vídeo reúne algumas obras da artista Beatriz Milhazes. Para ler sua biografia, clique aqui!

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Embora o vídeo esteja em inglês, é possível apreciar algumas das obras de Henri Matisse.
Para ler sua biografia, clique aqui!

Vocês não precisam necessariamente utilizar os artistas acima para se inspirarem! Escolhemos Milhazes e Matisse com o objetivo de trazer mais uma técnica para as nossas vivências de artes (a colagem), mas sintam-se livres para escolher artistas que mais combinam com seu projeto! Para conhecer novos artistas, sugerimos os links logo abaixo:


Desafio #2: O primeiro item da cápsula

Que tal selecionarem juntos o primeiro item para a cápsula do tempo? Procurem por uma foto de quando a criança era bebê e relembre algumas histórias! Você também pode direcionar a conversa com algumas perguntas: O que você acha que mudou? Com quem você era parecido? Por que será que a gente não se lembra de quando éramos bebês? Não se esqueça de enviar essa foto para o nosso número no Whatsapp! Na próxima sexta-feira (31), nossa nova série Uma imagem, muitas histórias reunirá fotos de quando as crianças quando eram menores!

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Na publicação de amanhã, a professora Nabile Claro trará uma proposta de árvore genealógica; não percam! Não deixem de fazer seu comentário no nosso blog, tirar fotos e filmar! Registrem este momento! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Até logo!

Roteiro, seleção de materiais, edição do vídeo, vinheta e texto: Fernanda Fusco
Colaboração: Daniely Nobre, Dora Cristina, Márcia Trípodi e William Serpa 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Soraia e André! =)
      Caso fizerem juntos a cápsula do tempo, não esqueçam de nos enviar a foto via Whatsapp, hein! ~_^
      Abraço!

      Excluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png