![]() |
Fonte: https://www.instagram.com/neurosaberoficial/?hl=pt-br |
O movimento é a principal forma de expressão da criança. Apesar de ser verdadeira a frase “um olhar fala mais que mil palavras” (ou um gesto), nós adultos nos comunicamos principalmente por meio da fala e da escrita. Já a criança não tem todo nosso repertório de palavras para comunicar seu pensamentos, desejos, frustrações, medos, necessidades. É através do movimento, ou a falta dele, que ela nos diz alguma coisa, extravasa as suas emoções e ideias. Por isso é correto afirmar que criança muito quieta é sinal de que algo está errado. Seja física ou emocionalmente.
O desenvolvimento psicomotor da criança passa por etapas, sendo que é importante estimular cada uma delas, já que são essenciais para a sua formação. Cada área psicomotora pode ser estimulada através de jogos e atividades de aprendizagem que trabalham o movimento. (neurosaber.com.br)
Então, é fundamental para o desenvolvimento da criança que suas tentativas de movimento não sejam bloqueadas. Você deve acompanhá-la, observá-la e principalmente orientá-la sempre que possível. Sobre os cuidados, momentos, situações e lugares adequados, oportunidades, possibilidades. Nosso papel é incentivar, elogiar, mediar, auxiliar, oferecer desafios motores, permitir que explore os espaços e materialidades com as quais vai interagir sempre.
E o que toda essa “movimentação” oferece a ela?
1. Identidade corporal
2. Autoconhecimento
3. Autonomia
4. Independência
5. Novos conhecimentos
6.Autoestima
7. Habilidades motoras
8. Autopreservação
9. Saúde
10. Satisfação
11. Diversão
12. Superação
![]() |
Fonte: https://www.instagram.com/neurosaberoficial/?hl=pt-br |
E por fim, deixo ressaltada a enorme importância do prazer, da presença do lúdico na exploração de movimentos da criança. Através de diferentes linguagens: atividades do dia a dia, dança, teatro, brincadeiras de faz de conta, de agilidade, de cooperação. Nossa, são tantas possibilidades! Quer ver como coisas simples proporcionam um universo de aprendizagens?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil, é a base para todos os currículos estaduais e municipais. Saiba o que ela nos diz sobre as experiências fundamentais do corpo, gestos e movimentos para que a criança aprenda e se desenvolva integralmente:
Para saber mais, clique:
![]() |
Fonte: https://www.instagram.com/neurosaberoficial/?hl=pt-br |
- 4 Atividades lúdicas que apoiam o desenvolvimento da criança com TDAH
- Brincadeiras que ultrapassam as deficiências físicas de todos nós
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Texto, seleção de materiais, roteiro e edição de vídeo: Daniely Nobre
Texto, seleção de materiais, roteiro e edição de vídeo: Daniely Nobre
Vinheta: Fernanda F.
Efeitos sonoros: FreeSound.org
André todinho, não para um minuto, e o irmão está igual rsrs
ResponderExcluirAdorei, muito bom.
André ama subir escada, pular, e sempre que consegue algo quer mostrar e fica super feliz.
Obrigada pelas dicas.
As crianças aprendem muito nessa interação com os espaços, se desafiam e ficam orgulhosas a cada conquista.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar as experiências do André conosco.