Olá. Hoje é dia de fazer arte com a natureza. Criança é natureza. Criança não é feita para ficar parada, criança gosta de correr e de liberdade. Aos adultos, basta apenas permitir que esse encontro aconteça. Todos ganham: a criança, a sociedade e nosso planeta. O olhar investigativo da criança é valorizado nesta proposta que parte da coleta de elementos da natureza que constituirão a colagem, o desenho proposto aqui.
Com inspiração nos trabalhos artísticos dos diversos povos indígenas de nosso país, sugerimos mais esta experiência com a natureza, proposta apenas com material que encontramos nas calçadas – folhas de árvores e sementes. A pesquisa e coleta de folhas, sementes, galhos e cascas de árvore despertam nas crianças o senso estético e possibilitam um trabalho com formas, linhas e texturas Vamos aproveitar e, com toda a segurança, dar uma volta pelo jardim ou pelo quarteirão com o olhar atento, colhendo as folhas, grãos, sementes, flores, casca de árvore. Ao usar materiais que encontramos ao nosso redor, proporcionamos às crianças que percebam e testem o mundo ao seu redor. Esses materiais podem ser trabalhados desde sempre, basta escolher as atividades adequadas para cada faixa etária.
Ao viver experiências com os materiais da natureza a criança aprenderá alguns conceitos como:
Preservação da natureza (apenas pegar material vegetal já caído no chão); Noções de textura, consistência, cores, formas; Aprender sobre as partes das plantas; Possibilidade de criação e imaginação; Reaproveitamento de materiais.
A Base Nacional Comum Curricular, aponta ainda, que as vivências com as materialidades da natureza possibilitam que as crianças:
1. Estabeleçam relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
2. Observem e descrevam mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
3. Identifiquem e selecionem fontes de informações, para responder a questões sobre a
natureza, seus fenômenos, sua conservação.
4. Classifiquem objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Desafio#1 Criar, criar e criar
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Claudia Labate
Nenhum comentário:
Postar um comentário