27 agosto 2020

Arte com a natureza

Olá. Hoje é dia de fazer arte com a natureza. Criança é natureza. Criança não é feita para ficar parada, criança gosta de correr e de liberdade. Aos adultos, basta apenas permitir que esse encontro aconteça. Todos ganham: a criança, a sociedade e nosso planeta. O olhar investigativo da criança é valorizado nesta proposta que parte da coleta de elementos da natureza que constituirão a colagem, o desenho proposto aqui. 

Com inspiração nos trabalhos artísticos dos diversos povos indígenas de nosso país, sugerimos mais esta experiência com a natureza, proposta apenas com material que encontramos nas calçadas – folhas de árvores e sementes. A pesquisa e coleta de folhas, sementes, galhos e cascas de árvore despertam nas crianças o senso estético e possibilitam um trabalho com formas, linhas e texturas Vamos aproveitar e, com toda a segurança, dar uma volta pelo jardim ou pelo quarteirão com o olhar atento, colhendo as folhas, grãos, sementes, flores, casca de árvore. Ao usar materiais que encontramos ao nosso redor, proporcionamos às crianças que percebam e testem o mundo ao seu redor. Esses materiais podem ser trabalhados desde sempre, basta escolher as atividades adequadas para cada faixa etária. 

Ao viver experiências com os materiais da natureza a criança aprenderá alguns conceitos como:

  • Preservação da natureza (apenas pegar material vegetal já caído no chão);
  • Noções de textura, consistência, cores, formas; 
  • Aprender sobre as partes das plantas;
  • Possibilidade de criação e imaginação; 
  • Reaproveitamento de materiais.


A Base Nacional Comum Curricular, aponta ainda, que as vivências com as materialidades da natureza possibilitam que as crianças:
1. Estabeleçam relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
2. Observem e descrevam mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações
sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
3. Identifiquem e selecionem fontes de informações, para responder a questões sobre a
natureza, seus fenômenos, sua conservação.
4. Classifiquem objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.


Desafio#1 Criar, criar e criar


Agora é sua vez! Reúna todas as materialidades da natureza que encontrar e crie sua arte. Você pode criar alguns animais, aves, e até mesmo carimbos, experimente! Antes de passar cola você pode criar e recriar sua arte. Experimente trocar tudo de lugar, criar novamente e assim nesse percurso construir sua representação. Você pode escolher o papel que preferir ou outro suporte que tiver ai na sua casa. Ah! Você pode também usar a argila ou outra massinha que tiver! Entregue-se a essa rica experiência. E depois conte pra gente como foi, o que mais gostou, qual foi o maior desafio. Te esperamos por aqui, deixe seu comentário.


Desafio#2 Vamos conhecer mais uma lenda indígena!

Você já ouviu falar na lenda do guaraná? Vamos conhecer mais essa história que nasceu lá na Amazônia!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Claudia Labate
Edição de vídeo e gif: Daniela Maia 
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png