Contadas em várias regiões do Brasil, onde assumem características diferentes, as lendas surgidas entre os indígenas brasileiros se popularizaram e fazem parte da nossa cultura. É incontestável a importância do povo indígena na construção da história do país! Cada lenda promove uma viagem ao passado contribuindo para fortalecer as raízes culturais e toda a influência que passa de geração em geração. Aqui uma pequena versão da lenda Vitória Régia contada pela Profª Lais que se inspirou em outras voltadas para o universo infantil. Vamos acompanhar!
Algumas dessas histórias falam da força dos personagens envolvidos, da importância de proteger a natureza, além dos sentimentos como amor, compaixão, respeito e união, que servem de base para lutar contra as injustiças sofridas por meio da ação das pessoas não indígenas. A questão indígena representa muito para uma nação que vive de histórias passadas e se comporta no presente sob o efeito dos conceitos estabelecidos no passado. Por isso, deve haver compromisso de se refletir sobre a trajetória desses povos, vivenciada desde ao início da colonização das terras brasileiras, além do reconhecimento da diversidade de povos indígenas e seus direitos garantidos pelo Constituição Federal de 1988.
Desde o início da colonização até o momento atual, ocorreram muitas mudanças na cultura dos povos indígenas, afinal toda cultura é dinâmica. Mas os princípios do cuidado têm permanecido fortemente estabelecidos dentro da cultura indígena; a proteção aos entes queridos também sempre se faz presente entre eles. O amor, a força, a coragem e a luta estão permanentemente dentro das mais variadas histórias contadas por eles, assim como o amor à natureza como vemos na lenda da Vitória Régia: a menina Naiá do povo Guarani, um forte encantamento em relação á lua e as estrelas, pois antes de tudo, para ela vem a natureza, sua beleza e sua força.
Vamos ouvir o Podcast "Deixa que eu conto", um programa da Unicef que traz histórias para crianças. E agora com vocês a lenda da Vitória Régia
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Laís Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário