Hoje vamos falar um pouquinho das lendas, crendices populares e trava línguas. A cultura popular brasileira reúne em sua diversidade um conjunto de lendas, mitos, crendices, tradições orais, que estão entrelaçados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam a indígena, a africana entre outras. Resgatar nossa cultura de geração em geração, é valorizar nossa identidade, enaltecendo tradições e costumes.
As lendas são histórias contadas, e recontadas pelo povo. Existem inúmeras e muitos afirmam com certeza que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém para a população as lendas são incógnitas. Comprovadamente não são verdades, nem mentiras, o que é fato é que são narrações resistentes que sobreviveram na memória das pessoas e são repassadas com a mesma emoção como foi contada pela primeira vez.
![]() |
O folclore brasileiro é marcado por sua riqueza e diversidade, e as lendas que fazem parte dele sempre são um grande destaque. Existem várias lendas que são contadas por diferentes povos e linguagens como Mula-sem-cabeça, Iara, Lobisomem, Saci-Pererê, Curupira, Caipora, Boto, Cuca, Boitatá, Caipora, Bumba-Meu-Boi, Vitória Régia, entre outras. Uma das mais conhecidas é lenda do Curupira, um ser mítico que protegia a floresta contra caçadores e contra quem derrubava as árvores. Sua lenda tem origem nos povos indígenas, sendo muito conhecida na região norte do Brasil, sobretudo no Amazonas e Pará. Conheça essa lenda, contada pela professora Carla Bregola.
Clique logo acima para ouvir!
Conheça também a versão da Turma do Folclore!
Desafio #1: Outras lendas do nosso folclore
Conheça algumas outras lendas do nosso folclore. Relembre essas versões!
Desafio #2: Crendices e superstições
Embora não haja comprovação científica de que realmente funcionem, crendices resistem até hoje no repertório popular brasileiro. Contadas e recontadas de geração em geração por vários povos, fazem parte do nosso cotidiano.
Seguem algumas delas:Quebrar espelho dá azar.Trevo de quatro folhas dá sorte.Não passar debaixo de escada, pois dá azar.Cruzar com gato preto dá azar.Beber leite e comer manga faz mal.
Desafio #3: Vamos travar a língua!
Trava língua é um tipo de parlenda, jogo de palavras que faz parte da literatura popular. É uma frase difícil de recitar em decorrência da semelhança sonora das suas sílabas.
O fato de terem de ser ditas de forma rápida faz com que o jogo se torne uma brincadeira divertida. Mais do que uma brincadeira, os trava-línguas são um importante elemento no desenvolvimento linguístico.
O rato roeu a roupa do rei de Roma
Agora é sua vez, fale bem rápido, veja que divertido!
No vídeo apresentamos outros trava-línguas para vocês brincarem em casa.
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Vinheta e edição de vídeo: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
André adorou o trava língua
ResponderExcluirQue legal que ele gostou!!! Espero que ele brinque bastante! Beijos
Excluir