A música pode ser entendida pelo prazer que ela provoca, mas também como outra forma de linguagem, de entender e transmitir mensagens sobre o mundo em que vivemos. Ela é uma fonte importante de conhecimento para as pessoas que a produzem.
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Quando pensamos nas músicas indígenas, é importante que nós tenhamos consciência dos contextos em que essa música acontece, além de buscar compreender outros saberes no qual a música está inserida. Entender também a unidade na diversidade, isto é, alguns aspectos comuns que unem as diferentes músicas tradicionais dos povos indígenas, como a funcionalidade, a oralidade, a inter-relação entre os saberes. A música está presente e interligada com os mitos, os rituais, as danças, as artes visuais, as ações do cotidiano. A música para os povos originários têm uma conotação espiritual, um elo com a essência deles, com a ancestralidade. Toda canção indígena tem um significado.
Da mesma maneira que nós, os povos indígenas também gostam de ouvir e de fazer música. Mas ela pode ser muito diferente daquela que estamos habituados a ouvir. Isso porque os instrumentos, os cantos e até a própria concepção do que é música pode variar muito entre os diferentes povos indígenas. A música indígena é transmitida dos mais velhos para as crianças de forma oral. Ela pode estar ligada a momentos especiais, como festas, rituais, narrativas míticas e também ao dia a dia da aldeia. Os povos também cantam para brincar, caçar, pescar e construir suas moradias. Os cantos e sons indígenas têm o poder de mexer com as pessoas, transmitindo emoções, sentimentos e ideias. Os indígenas tocam seus instrumentos com diferentes técnicas, algumas delas muito difíceis de serem reproduzidas por não indígenas. O Brasil tem uma pluralidade imensa de povos, com diversos modos de vida, tradições, costumes, mitos, e, musicalidade.
"Conhecer as diversas expressões vocais indígenas é se dar conta que existe um saber e um fazer musical que possui estéticas próprias. A música, no mundo indígena, é um ‘processo de construção de mundos... é um sistema simbólico capaz de criar diversas linguagens." (LAGROU, 2010)
Instrumentos musicais
Os instrumentos musicais possuem grande importância no contexto sociocultural de todos os grupos indígenas do Brasil. Eles estão presentes na grande maioria dos rituais e se relacionam com diferentes mitos indígenas. A denominação dos instrumentos é tarefa muito complexa já que o nome deles segue critérios particulares de cada grupo, com termos e categorias nativas que diferem da nossa classificação ocidental. Os nomes dos instrumentos normalmente são relacionados aos seus rituais. Para ouvir alguns exemplos de flautas apito e da flauta nasal, assista o indígena Pataxó reproduzindo o som dos pássaros com esses instrumentos tradicionais.
Os Guarani Mbya usam as flautas mimby pu, uma flauta de pã feita da taquarinha do mato e são tocadas pelas mulheres. Ouça essa flauta e conheça a construção dessa e de outras flautas Guarani da Aldeia Tres Palmeiras, em Aracruz (ES).mPara aprender a fazer um maracá, veja as orientações nas propostas didáticas do site Cantos da Floresta, clicando aqui.
Circularidade
Outro aspecto musical presente em boa parte das músicas indígenas é a circularidade. A circularidade, muitas vezes, está relacionada à repetição de elementos musicais que, para um ouvinte não indígena, pode gerar a sensação de monotonia, mas essa repetição apresenta pequenas variações que para um ouvido menos acostumado, passa despercebida. Grande parte das músicas que estamos acostumados a ouvir, pelos meios de comunicação principalmente, apresentam melodias que seguem a lógica tonal de um discurso sonoro que tem tensão e relaxamento e uma forma com começo, meio e fim. A maioria das melodias indígenas são articuladas de outra forma, não seguindo este padrão, e,
“talvez possa ser comparada a um rio que flui naturalmente, segue um fluxo orgânico, e não revela partes estanques, mas isso não quer dizer que ela não tenha estrutura e variações.” (Almeida; Pucci, 2017).
Oralidade
Outro aspecto importante na questão estético-sonoro indígena é o papel da oralidade e da voz de seus povos na transmissão das tradições dos diversos povos indígenas não só do Brasil, mas no mundo. A oralidade ainda é muito relevante e presente em todos os povos originários do Brasil e para a música é uma poderosa forma de transmissão das músicas que fazem parte dos ritos do cotidiano, nos rituais e nas narrações míticas. Damos o nome de arte oral a essas expressões vocais que são muito importantes para o mundo indígena.
Para ouvir os cantos do Nixi Pãe dos Huni Kuin indicamos o vídeo POVO HUNI KUIN (Híbridos, the Spirits of Brazil). Já para ouvir e entender o sentido da música Mbyá Guarani, sugerimos assistir a esse vídeo - Gema Episódio 1 - Aldeia Mbya Guarani Tekoa Guaviraty Porã.
Muitos saberes indígenas estão registrados na memória de pajés, cantores e narradores que recontam os mitos constantemente, garantindo que se perpetuem por muito tempo. Esses relatos – em forma de poema, canção ou conto – fazem parte do cotidiano e dos rituais nas aldeias. Seu valor é inestimável, pois não apenas recuperam parte da história oral brasileira como nos revelam a alma indígena, tão desprezada pelos colonizadores. Portanto, lançar luz sobre a tradição oral é fundamental. (Almeida; Pucci, 2017).
Como um exemplo dessa relação entre mito e música, ouça as cantigas dos Bichos de Palop dos Paiter Surui, no site Cantos da Floresta. Wakoyah Perewabe – Cantiga do mutum, Wakĩ Perewabe – Cantiga da cotia, Wasa Perewabe – Cantiga da anta, Meko Perewabe – Cantiga da onça.
E por falar em música, deixamos por aqui algumas sugestões dos mais diversos povos indígenas cantando e expressando-se por meio dos mais diversos ritmos, clique o ouça:5. Brô MC´S
Os cânticos, as músicas e canções dos povos indígenas encantam...tocam nossos corações, contam histórias. É muito importante que as crianças possam aproximar-se desse conhecimento desde muito cedo, ampliando assim seu repertório e seus saberes acerca dos povos originários do Brasil. Clique em cada link acima e aprenda mais e mais sobre a cultura musical, os rituais, os cantos de agradecimento, e a forma como a música compõe a cultura e o modo de ser dos povos indígenas.
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, texto, seleção de materiais: Carla Bregola
Edição de gif: Daniela Maia
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