19 agosto 2020

O SOM DA NATUREZA: ”PAU DE CHUVA”

É importante conhecer a origem da cultura indígena brasileira e de outros povos, esta proposta irá auxiliar no desenvolvimento ao respeito e valorização dos povos indígenas por seus saberes e relação com o meio ambiente.

O conhecimento de um recurso de aprendizagem diferente como o pau de chuva, que é um instrumento  percussivo de origem indígena, irá despertar interesses, curiosidades às crianças, para além da exploração sensorial.

O pau de chuva é um instrumento confeccionado com elementos da natureza, que reproduz a atmosfera sonora parecida com o som da chuva, sua origem é das florestas e montanhas da América do Sul, da região do Chile, porém podem ser encontrados em diferentes partes do mundo e utilizado por diferentes povos em seus rituais festivos, religiosos, de colheita, etc.

Você vai precisar:

Materiais: 
Tubos (rolos) de papelão
Papel de alumínio  
Sementes e/ou grãos diversos 
Cola 
Tesoura
Fita adesiva 
Canetinha
Papéis diversos para decorar    
Mãos a obra:
1-Separe um tubo(rolo) de papelão
2-Faça tampas para as pontas do tubo 
3-Coloque papel de alumínio enrolado dentro do tubo
4-Selecione o enchimento que poderá ser arroz, feijão, miçangas, pedrinhas bem pequenas;
5-Decore como quiser 


Desafio #1:  Vamos brincar e tocar

Assim como a Profª Cristiane nos contou, o pau de chuva é um instrumento usado por muitos povos indígenas. E nós, povo não indígena, também aprendemos a usar o pau de chuva em momentos que buscamos nos acalmar, em processos terapêuticos, na exploração musical e tantos outros. Agora que você já fez seu pau de chuva, pode brincar e tocar uma música, como proposto por Ana Amaro em seu canal Conto emCantado. Vamos viver essa experiência!

      

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Cristiane Moreira e Nabile Claro
Edição de vídeo: Nabile Claro
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png