29 setembro 2020

Animais nas sombras

É fato que muita gente, quando ouve a palavra África, logo se lembra de diversos animais e savana. Essa é uma forte característica deste gigante continente, suas incríveis belezas naturais. A fauna é muito variada, apreciada e presente em diversas histórias, contos, lendas e registros das sociedades locais. No vídeo de hoje a professora Daniely Nobre traz um conto africano sobre animais pertencentes àquela fauna. Foi o escolhido por seus filhos como o preferido deles, entre alguns que já li para eles deste gênero. 

Mas ainda há muitos outros para conhecerem. Existem vários livros infantis e infanto-juvenis com contos que trazem os animais, personagens que sempre encantam o público infantil, como protagonistas e mensageiros da sabedoria, crenças e valores sociais dos povos africanos. 

ALGUNS EXEMPLOS:


A história que apresentamos no vídeo, por si só, já é um delicioso convite a vocês mergulharem mais fundo na fauna e valores dos povos africanos. Mas como ela veio através de um teatro de sombras, ficou mais interessante ainda. As luzes e sombras despertam curiosidade e diversão nas crianças desde muito pequenas. Assim que começa a perceber a existência da sombra a criança pode ter diferentes reações e ideias sobre aquela imagem não muito bem identificada: 

“De onde vem isso aí? ”
“Que negócio é esse? ”
“Ahhhhh, pera aí eu te pego! ”
“Socoooorro! Essa coisa aí quer me pegar e não para de me perseguir”

Essas são algumas ideias que imagino passarem na cabecinha de bebês e crianças diante de suas próprias sombras. Quando já entendem do que se trata, a sombra se torna ferramenta pra diversão. As crianças tentam reproduzir figuras reais com gestos e posições específicas com as mãos ou com objetos. Dá para apresentar às crianças as diversas formas de fontes de luz entre natural e artificial, desenvolver noções de proximidade, distanciamento, redução e ampliação de tamanhos, perceber materiais que permitem ou não passagem de luz além de auxiliar a tratar do “escuro” com alegria e não com medo, quando nos utilizamos dele para a brincadeira com a sombra. Navegando na internet você descobre várias brincadeiras possíveis em que utilizamos as sombras como instrumento principal da diversão.
E uma das formas mais bonitas e divertidas de se utilizar as sombras é o teatro de sombras. Uma das versões mais conhecidas sobre sua origem diz que esse tipo de arte surgiu na China há muito tempo atrás, no ano 121. Desde então vem encantando e se espalhando pelo mundo. Existem grupos profissionais que trabalham só com teatro de sombras e as apresentações são incríveis.  Não deixem de conferir a apresentação a seguir, você vai se apaixonar!


Desafio#1 Teatro de sombra em casa

E que tal fazer um na sua casa? Com poucos materiais que você provavelmente já tem em casa, pode usar a imaginação e criar ou reproduzir mil e uma estórias. Diversão e encantamento garantidos para adultos e principalmente crianças.


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Daniely Nobre
Edição de gif: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png