03 setembro 2020

As máscaras africanas

Olá! Você sabia que as máscaras africanas são produzidas como instrumentos essenciais em diversas situações, como rituais de iniciação, nascimentos, funerais, celebrações, casamentos, curas de doentes e outras ocasiões importantes? Durante os rituais cria-se uma atmosfera mágica; a fim de transformar os
participantes que vestem as máscaras em representações de antepassados, animais, deuses entre outros. 


As máscaras possuem significados diferentes umas das outras, dependendo da ocasião, da cultura e do povo que as utiliza. Algumas têm formas abstratas com padrões geométricos, cores fortes e vários adornos com os mais variados significados. Elas são criadas livremente, de forma intuitiva, dispensando  rascunho, modeladas de forma artesanal, normalmente utilizando-se uma faca afiada. 
Em geral, o material mais utilizado é a madeira e o couro, mas existem também, máscaras africanas de tecido, marfim, cerâmica, cobre e bronze. Algumas têm cabelos de fibras naturais outras tem chifres ou cristas. Há máscaras africanas pintadas, outras são decoradas com miçangas, penas, dentes, sementes ou búzios. As máscaras Africanas também podem ser utilizadas como objetos de decoração pois são muito
bonitas. 

Desafio#1 Mãos na máscara

Agora gostaríamos de convidar todos(as) a fazerem uma linda máscara africana de papelão ou cartolina,
decorá-la e depois brincar muito com sua máscara. Este é um grande desafio! Para fazer sua máscara, você pode, com a ajuda de um adulto, realizar uma pesquisa na internet e conhecer um pouco mais sobre o assunto. Inspire-se na diversidade e na riqueza de detalhes que as imagens da pesquisa vão trazer e crie a sua máscara também!




Desafio#2 Criar um personagem

Nesse desafio convidamos todas(os) a pensarem em um personagem e confeccionar uma outra máscara africana. Em seguida, lembrando que alguns povos imaginavam que, ao colocar as máscaras, poderiam  se transformavam em outras pessoas, convidamos você a também a usar sua imaginação e contar a história desse personagem que você criou. Que que tal? Agora é com você!



Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Laís Pires 
Edição de gif: Daniela Maia
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png