28 setembro 2020

Baobá: já ouviu falar!

Olá! Quanto temos aprendido sobre o continente africano não é mesmo? E quanto ainda teremos a  pesquisar e aprender sobre esse rico continente, que inunda e enriquece nossa história. Hoje a professora Daniela Maia vai contar um pouco de sua pesquisa acerca do Baobá, uma árvore milenar, originária da ilha de Madagascar, símbolo da luta e resistência dos povos africanos por igualdade e justiça. Talvez, o Baobá ocupe esse lugar simbólico, por ser grandioso e robusto, enorme no tamanho e na beleza que encanta o olhos de quem vê, assim como uma luta deve ser: grandiosa e bela! Vamos juntos(as) aprender mais e mais sobre essa lindeza da natureza: O Baobá!

Para além de todos os saberes dos quais que pudemos nos aproximar até aqui acerca do continente africano, o Baobá é mais um deles. Ele atravessa o tempo e as artes! Ocupa os livros, o cinema, a poesia e a memória de cada um de nós. 
O Baobá é grandioso, em tamanho e em história também. Deixamos por aqui algumas curiosidades:


Quanto mais conhecemos e vemos imagens de sua magnitude mais aumenta a vontade de conhecê-lo de pertinho, não é mesmo? Encostar em seu tronco, olhar de perto sua grandiosidade. Aqui no Brasil, alguns Estados tem alguns exemplares de baobá plantados em suas terras, que simbólico não é mesmo? Como é o caso de Pernambuco, do Rio de Janeiro e de São Paulo, aqui, bem pertinho da gente no Parque do Ibirapuera, próximo ao Museu Afro Brasil
Talvez o mais importante dessa pesquisa seja despertar o interesse das crianças pela germinação e plantio de árvores, numa perspectiva de pensar no bem coletivo e sustentável do nosso planeta, que a um tempo "grita" pedindo socorro! Você já parou para pensar que se cada um de nós plantássemos, no mínimo, uma árvore, que mundo muito mais humano e "verdinho" (arborizado) teríamos? Mas nunca é tarde para começar. Escolha uma espécie, plante com a sua criança, regue, cuide e faça história! E por falar em história, deixamos por aqui um Podcast que narra a linda trajetória de Wangari Maathai, a garota que plantou 40 milhoes de árvores, a ativista e ambientalista mais inspiradora do nosso tempo. Aliás, uma mulher para além do seu tempo! Para conhecer essa história pra lá de especial, basta apertar o play:

 
 
"Assim como o baobá, a cultura africana resiste no Brasil", afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.


É isso resistir, (re)existir, persistir... assim como os Baobás. Ah! Os baobás, sua grandeza, sua magnitude, sua força, sua capacidade de encantar e resistir ao tempo. Até parece que devemos espalhar seu exemplo por aí, raízes fortes, tronco robusto e galhos que vão ao alto. Que dentro de cada um de nós tenha plantado uma semente de baobá! 

Desafio#1 Contação de história

Vamos conhecer a menina Obax, uma menina sensível, mas de poucos amigos. Um dia vê uma chuva de flores e resolve contar a respeito, porém ninguém acredita que sua história seja verdadeira. A pequena aventureira decide, então, provar que essa chuva existe. Como será o final dessa história? Vamos descobrir, aperte o play:


Desafio#2 Para aquecer o coração

Encante-se com a música: A Baobá, do canal O pequeno príncipe preto. Você vai se emocionar:


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo e gif: Daniela Maia  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png