04 setembro 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá! Hoje é dia de mais um episódio da série: Uma imagem...muitas histórias. Um episódio recheado de vozes e fazeres de nossas crianças. Essa semana, em nossa roda de conversa com a professora Fernanda, convidamos as crianças a nos contar o que sabem sofre a África. E você o que sabe? O que te contaram?
Há quem diga que a África é um país ou ainda que por lá só existam savanas e animais selvagens. Quantos equívocos! É urgente nos aproximarmos da história desse rico continente, seus mais diversos povos com suas culturas, tradições e produções intelectuais que impactam positivamente nosso cotidiano. Temos muito a conhecer. Vamos juntos(as) descobrir os saberes das crianças sobre a África?!  


O continente africano é riquíssimo em histórias, de reis e rainhas, princesas e príncipes, descobertas científicas, modos de pensar e viver que "deixaram" de nos contar. Mas é tempo de aprender e nessas histórias se ver, se reconhecer e ter orgulho dessa ancestralidade. Ampliar nossos olhares é entender que 

"...todas essas histórias fazem de mim quem eu sou. Mas insistir somente nessas histórias negativas é superficializar minha experiência e negligenciar as muitas outras histórias que me formaram. A “única história cria estereótipos”. E o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem um história tornar-se a única história. A consequência de uma única história é essa: ela rouba das pessoas sua dignidade. Faz o reconhecimento de nossa humanidade compartilhada difícil. Enfatiza como nós somos diferentes ao invés de como somos semelhantes..." Chimamanda Adichie 

É isso, nos contaram uma história incompleta, estão faltando muitos "trechos" da história, nesse sentido abordar as questões das africanidades e das relações étnico-raciais é contar a história que falta! Nas próximas semanas vamos nos aproximar, significativamente, do continente africano, suas histórias, culturas, tradições, suas músicas e danças, sua produção áudio-visual buscando romper com essa ideia de que a África é "país" cercado de elefantes e girafas por todos os lados.


Você sabia:
1. O continente africano é o segundo mais populoso, são mais de 1 bilhão de pessoas morando na África, o terceiro maior continente do mundo.
2. A distância entre o continente africano e o europeu é de apenas 14 quilômetros.
3. O francês é o idioma mais falado no continente, devido a sua colonização.
4. O Deserto do Saara é um dos maiores do mundo, e é conhecido por possuir um dos climas mais quentes da Terra.
5. O continente africano possui 54 países
6. A população da África é rica em diversidade étnica e cultural, com mais de 800 povos e cerca de duas mil línguas
7. É na África, mais precisamente no Quênia, que existe uma aldeia que sempre vence as maratonas de corridas como a São Silvestre: é o povo Kalenjin.
8. A extensão territorial do continente africano é a segunda maior do planeta
9. Alguns países africanos têm os diamantes mais valiosos do planeta.
10. A África abriga o maior rio do mundo, o famoso Rio Nilo, que tem 6650 quilômetros de comprimento.
11. Aproximadamente metade do ouro explorado no mundo vem da África do Sul.
12. A África tem alguns dos melhores atletas (corredores) do mundo.
13.O continente africano cobre 20% do território do planeta Terra.
14. A rede social Facebook é muito popular no continente africano, somando mais de 100 milhões de usuários.
Nas próximas semanas vamos conversar muito, fazer pesquisas e descobrir as potencialidades do continente africano, suas produções culturais e construções de seus povos. Nos aproximar da história desse lindo continente é nos aproximar da nossa história também. Seguimos juntos(as) nessa viagem! 

Desafio#1 Poesia

Convide um adulto e juntos, leiam a poesia "África", para aprenderem mais e mais sobre o segundo maior continente planeta. 




Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e gif: Daniela Maia 
Criação e edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png