02 outubro 2020

Baú de memória: Festa africana

Olá! Hoje vamos matar a saudade da nossa série Baú de Memórias. Vamos abrir nosso coração e voltar nossos olhares para um dia pra lá de especial que aconteceu em nossa escola, no final do ano passado: o dia da Festa Africana. Um momento de muitas interações e brincadeiras por meio de cantinhos planejados especialmente para que nossas crianças pudessem aproximar-se do continente africano brincando. Nesse sentido, do Baú de Memórias dessa semana, vão "sair" muitos sorrisos, muita amizade, muito conhecimento e muita valorização dessa cultura que, de muitos modos, também consolida a nossa cultura, a nossa história. Estão preparados? Então  aperte o play e encante-se: 


Essa escolha, pelo Baú de Memórias, vai ao encontro de celebrarmos essas semanas que nos aproximamos do continente africano e pudemos aprender mais e mais sobre seus povos, suas culturas e suas histórias, assim como fazemos cotidianamente em nossa escola em todas as experiências que são propostas as crianças, superando esteriótipos, fortalecendo identidades. 

O Festa Africana foi organizada em cantinhos (espaços/ambientes planejados de aprendizagem) da forma como as crianças mais gostam (e precisam), com muitas possibilidades de escolhas, com diversas linguagens (música, pintura, corpo e movimento, jogos, entre outras) e autonomia para que pudessem escolher o que mais gostam de fazer, o que mais lhes encanta, porque... Teve história? Teve sim, senhor(a)! Teve brincadeira? Teve sim, senhor(a)! Teve pintura de rosto? Teve sim, senhor(a)! Teve muita dança e alegria? Teve sim, senhor(a)! Porque o mais importante 

é ofertar às crianças representações gráficas, literárias, científicas e artísticas que contemplem essa diversidade, para que encontrem nos textos lidos personagens que protagonizem diferentes histórias.  Dessa forma, bebês e crianças se reconhecem em suas identidades e podem compreender a diversidade étnica e racial do mundo como uma grandeza de experiências e possibilidades. A escola é espaço de formação e de construção das identidades sociais dos bebês e das crianças, que se compromete com a transformação social. (Currículo da Cidade, p. 46)


Pensando nisso, em representatividade e em construção da identidade deixamos por aqui alguns desafios que dialogam com essa perspectiva de ampliar e (re)significar o repertório das crianças diariamente. 



Desafio #1: Para começar...uma história

De Kiusam de Oliveira, a história que convidamos você a conhecer é sobre Tayó, uma menina que carrega o mundo em seu black power. Aperte o play e conheça Tayó, você vai se encantar:


Desafio #2: Para continuar...uma canção

A música "Todo mundo é diferente" do canal Freely, aprender é mágico, a poesia prevalece e nos ensina mais e mais sobre a diversidade. Afinal

Toda cor de pele é linda
Clara, escura ou amarela
Todo mundo misturado
Igualzinho a aquarela

Preparamos também uma playlist para vocês curtirem a festa em casa!

Desafio #3: Para finalizar...uma brincadeira

Nngapi? (Quantos?) é uma brincadeira africana, do país da Tanzânia, comumente feita com pedrinhas. 
É uma brincadeira muito divertida de adivinhação que colabora com o desenvolvimento do raciocínio lógico, contagem, atenção, estratégia e concentração. Viva essa experiência!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e gif: Daniela Maia 
Criação, edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png