14 outubro 2020

Do Tango às Empanadas: Argentina aí vamos nós

Olá! Temos viajado tanto nos últimos dias não é mesmo? Que coisa boa! Então que tal conhecermos um pouco mais da Argentina, esse país lindo, que fica aqui pertinho do nosso, e guarda muitas belezas e histórias? Você topou?! Oba! Nada melhor que conhecer outras culturas, outros costumes, outras histórias, outros sabores...sem sair de casa. Hum! E por falar em outros sabores, hoje, juntos com a professora Daniela Maia, vamos aprender a fazer uma culinária típica argentina: as EMPANADAS. Então prepare-se, separe alguns ingredientes, escolha seu recheio favorito e... mãos na massa literalmente, rs!


Uau! Quantas coisas pudemos aprender sobre a Argentina, não é mesmo?! Sem falar que empanadas são mesmo uma delícia. Aproveitamos para agradecer muito, muito, muito a participação da Helena Gaeta (Infantil I C) que, afetivamente, compartilhou conosco sua receita de empanadas. Gratidão Helena e família.


O povo argentino é apaixonado pelo seu país, que também é conhecido como a terra do Tango. A Argentina foi o berço desse estilo de música e dança que se tornou um sucesso mundial. Para além dessa, deixaremos por aqui uma lista de curiosidades acerca da Argentina, confira:


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Argentina, deixaremos por aqui alguns desafios para que possa se apropriar mais e mais de sua cultura, belezas e histórias.

Desafio#1 Vamos nos aproximar da obra da argentina Marta Minujin
  

Marta Minujín é uma das artistas plásticas mais importantes da Argentina. A partir da década de 1960 seu trabalho adquire relevância pela originalidade com que se insere num campo artístico em profunda transformação. Nesses anos abraça a revolução da Pop Art, faz experiências com novas tecnologias e abandona a produção material de pinturas para desenvolver uma intensa atividade nos terrenos das performances e das ações urbanas. Interessada em incrementar as relações entre arte e vida, deixa de lado as instituições e realiza obras de participação maciça, lúdicas e abertas, nas quais o espectador é protagonista. Clique aqui e conheça mais algumas de suas obras e instalações. Nesse sentido, o desafio de hoje, é inspirado pela arte e pela materialidade de Marta Minujin, criar uma obra a partir de colagens de papéis diversos. Que tal fazer a capa de um caderno, do seu diário ou a sua cápsula do tempo? Ficará incrível! Depois nos mostre o resultado da sua experiência.

Desafio#2 Vamos brincar?  

"Las Cartitas" ( As cartas ou Os cartões) é uma brincadeira bastante tradicional lá na Argentina. E é pra lá de divertida. Para brincar basta convidar um familiar e/ou um(a) amigo (a),  pegar dez cartas (ou cartões que você mesmo fizer com papelão). Cada um na sua vez irá posicionar sua carta na parede e soltar, o outro jogador faz a mesma coisa tentando que sua carta caia sobre a carta que já está no chão, assim quando isso acontecer o jogador poderá recolher todas as cartas que estão no chão. O jogo, a brincadeira acaba quando um dos jogadores não tiver mais cartas nas mãos. Assim o jogo poderá recomeçar. Vamos assistir o vídeo explicativo:


Desafio#3 Vamos cantar

Como já falamos por aqui o Tango é a dança que representa a Argentina. Assim quando alguém fala em Tango logo se lembra da Argentina. E você já parou para pensar qual estilo musical e/ou qual dança representa nosso país? Qual ritmo musical que, assim que toca, todos(as) lembram do Brasil? Nesse vídeo curtinho, vamos fazer um passeio pelos ritmos musicais de alguns países da América Latina, como México, Argentina e Brasil. Então vamos juntos aprender qual ritmo musical representa nosso país:


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo e gif: Daniela Maia  
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png