19 outubro 2020

“ISSO, ISSO, ISSO...NÃO CONTAVAM COM NOSSA ASTÚCIA”! Que país iremos visitar hoje?

Olá pessoal! Vamos viajar mais um pouco para fora do nosso Brasil? Nosso país é gigante e lindo. E merece que todos conheçamos cada pedacinho dele. Mas, tem muito lugar interessante e bonito lá fora também e, mais importante, que influencia ou se relaciona  tanto com nossa cultura que não podemos deixar de trazer nessa nossa volta ao mundo aqui no blog.

 
Em "Alguns dias para dar a volta ao mundo" estamos conhecendo um pouco de diversas partes do mundo. Pensando nisso, o que as seguintes palavras tem em comum? 



E então? Descobriu? Eu poderia escrever diversas outras palavras muito conhecidas pelos brasileiros, mas nem sempre relacionadas pelo o que elas tem em comum, que é seu país de origem. Se você respondeu MÉXICO, você acertou! 

O México é um país da América Latina, aquele grupo de países cuja língua surgiu do latim, pois a língua oficial mexicana é o espanhol. Mas faz parte da América do Norte, não da América do Sul, como o nosso.  As relações entre nossos países se dão principalmente através da cultura e turismo. Muitas novelas mexicanas foram exibidas em canais brasileiros e fizeram sucesso demais. Tanto, que várias tiveram suas versões brasileiras como Carrossel, Rebeldes, Carinha de anjo e Cúmplices de um resgate. Pois é! Você talvez nem soubesse que muitas dessas fossem na verdade criações mexicanas com versões brasileiras né? 

O personagem mexicano mais famoso, porém, não vem das novelas, mas de um seriado. E é amado por muitos adultos que o acompanharam enquanto eram crianças. Tô falando do Chaves. Quem aí não se divertiu uma vez ao menos com as trapalhadas de Chaves e sua turma? Ou do outro personagem igualmente engraçado e trapalhão, também criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños. O Chapolin Colorado? São clássicos mexicanos aqui no Brasil. 

As delícias mexicanas também fazem sucesso por aqui como os tacos, guacamoles, para os fortes e adultos, as pimentas mexicanas e a tequila! Inclusive se você for a um restaurante de culinária mexicana aqui no Brasil para degustar esses pratos, poderá conhecer outros personagens mexicanos ilustres. Os Mariachis. Grupos de músicos que se vestem como “charros” (ou cowboys mexicanos, mais enfeitados) e com seus violinos, trompetes, guitarras mexicanas animam festas, bares, restaurantes, praças com suas músicas tradicionais que falam sobre o povo mexicano. 

Belezas naturais tem pra todo lado no México. Dando só um gostinho delas, tenho que te lembrar de Cancun, paraíso de praias e águas fascinantes e muito visitado por brasileiros. E as diversas ruínas de civilizações antigas tendo como destino principal de turistas a cidade antiga de Teotihuacán onde está localizada a gigantesca Pirâmide do sol e que foi promovida a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Uma de nossas professoras, a Tania, já esteve no México e nos contou e mostrou um pouquinho da visita que ela fez a pontos turísticos famosos de lá. No vídeo desta publicação você pode conhecer o relato dela. 

São tantos lugares e historias incríveis que não cabe tudo em uma única publicação aqui no Blog. Então, amanhã a professora Fernanda continuará nossa viagem pelo México, trazendo outros símbolos mexicanos incríveis e muitos desafios. Você não pode deixar de fazer companhia a ela nessa aventura. E te aconselho a continuar passeando por este país, visitando por conta própria outros blogs, sites, artigos e vídeos que te levem pelo México. Sabia que ele é o segundo país mais visitado por turistas no continente americano? 

Uma das formas mais legais de conhecer um lugar é por meio de filmes. E, para crianças e adultos, recomendo um dos filmes mais lindos, emocionantes e divertidos que já vi e que retrata perfeitamente diversas características da cultura mexicana. Se tornou um dos preferidos, meu e da minha filha!

Desafio #1: Trailer (indicação) de filme: Viva - A Vida é uma Festa 


Desafio #2: Trilha sonora

Encante-se com essa canção!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Daniely Nobre
Edição de gif: Daniela Maia
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png