23 novembro 2020

Espanha, lá vamos nós!


¡Hola! ¿Qué tal? Vamos para mais um destino do nosso projeto "Alguns dias para dar a volta ao mundo", o destino de hoje é a ESPANHA, OLÉ! A Espanha é conhecida ainda como REINO DE ESPANHA, é o segundo maior país da Europa Ocidental depois da França. Além do território situado entre a Andorra, França e Portugal, o território espanhol inclui Gibraltar e Ilhas Canárias, além de duas cidades autônomas ao Norte da África chamadas Melila e Ceuta. É o único país europeu que faz fronteira com um país africano, o Marrocos. Com uma cultura riquíssima, excelente gastronomia e lindos lugares para se visitar, a Espanha é um país bastante procurado por brasileiros para turismo e para fixar residência. Vamos juntas(os) com a professora Claudia Labate desbravar a Espanha.


A língua oficial no país é o espanhol, mas há outras línguas, são elas: o catalão, o galego, o basco, o aranês e o valenciano. Falado na região da Galícia, o galego é uma língua muito próxima do português. O espanhol ou castelhano é o segundo idioma mais falado no mundo, por isso vale a pena dedicar um tempo para estudar o idioma e aprender um pouco mais sobre a cultura da Espanha.
Durante 60 anos, Portugal e Espanha formavam um país único. Já em 1580, Portugal e Espanha passaram a ser um só país. A União Ibérica durou até 1640, quando os portugueses conseguiram a sua independência. Isso quer dizer que durante um bom tempo, todos nós fomos espanhóis. 
Por estar localizada no continente europeu, a Espanha possui muitos castelos e palácios. Aliás vocês sabem qual a diferença entre castelo e palácio? O castelo, fica localizado fora da cidade, na zona rural, como se fosse a casa da fazendo do rei. Já o palácio, é a residência urbana, a casa da cidade do rei.
A Espanha, como um país bem antigo, ainda possui um rei, o monarca Filipe VI, ele assumiu o cargo em 2014 após seu pai o rei Juan Carlos I ter abdicado ao cargo. O rei Filipe VI é casado com a rainha consorte Letícia da Espanha, ele tem duas filhas, a princesa de Astúrias Leonor e a infanta Sofia. 

Conheça algumas curiosidades da cultura e da história da Espanha:
HORÁRIO DAS REFEIÇÕES
Os espanhóis costumam acordar tarde e dormir tarde. O horário de almoço acontece por volta das 15h e o jantar entre 21h e 22h. É comum encontrar restaurantes cheios às 23h da noite com famílias. Se você decidir ir jantar em um restaurante espanhol por volta das 19h, corre o risco de encontrar a cozinha ainda fechada.
DIETA ESPANHOLA
Peixes e frutos do mar são a base dos principais pratos espanhóis e estão presentes em quase todas as refeições, isso porque eles costumam comprar peixes frescos diariamente. Entre os pratos tradicionais mais conhecidos, temos a famosa Paella. Outro alimento que não pode faltar, é o pão. Os espanhóis costumam ter sempre pão à mesa para acompanhar as refeições.
No país se compram barras de pão, que são como as baguetes no Brasil. São inúmeros os tipos de pães que se pode encontrar em mercadinhos locais e/ou em supermercados maiores.
SIESTA 
É um costume interessante da cultura e tradições espanholas, mas pode causar estranheza aos visitantes mais desinformados. Apesar de não acontecer mais em toda a Espanha, muitas cidades ainda levam a siesta a sério. É comum depois do almoço os espanhóis tirarem de uma a duas horas para cochilarem. Muitos comércios fecham às 14h e voltam a abrir às 17h, e em muitas empresas o funcionário tem uma pausa para comer e tirar sua siesta das 14h às 16h.
ALIANÇA NA MÃO DIREITA
Em muitas regiões da Espanha, a aliança de casamento é usada na mão direita. As festas de casamento costumam ser grandes eventos que acontecem em sua maioria durante a tarde, por volta das 19h, o que é cedo para os espanhóis. 
TOURADAS
Embora muito tradicional na Espanha, as touradas estão em declínio no país, em função, principalmente, da reação mundial contra o sofrimento causado aos touros.

A cidade de Madri, que significa fonte de água, é a capital da Espanha, uma cidade muito grande que se orgulha de sua rica história e cultura. Andando pelas ruas de Madri encontramos sua história muito preservada através dos Palácios e prédios antigos do centro histórico. Em Madri os monumentos históricos são tratados como se fossem verdadeiros tesouros, o povo madrileno cuida muito de sua cidade e aproveita muito seus lindos parques com maravilhosos jardins e lagos O Palácio Real de Madri é extremamente grande. Ele tem uma área de 135.000 metros quadrados, o que faz dele o maior de toda a Europa Ocidental e um dos maiores do mundo. Madrid tem o 2° maior mercado de peixe do mundo. É onde está localizado também o Estádio Santiago Bernabéu do Real Madrid, um gigante time de futebol onde jogou o craque mundial Cristiano Ronaldo durante 9 anos. 
Já a cidade de Barcelona é uma das cidades mais visitadas em toda Europa. Cheia de atrativos para pessoas de todos os gostos, a cidade tem uma energia diferente e recebe muito bem seus turistas. A segunda maior cidade da Espanha (atrás apenas de Madri). A cidade de Barcelona se reinventa a cada esquina, a cada bairro, a cada ponto de vista. Tem grandes avenidas, centros comerciais, indústrias e universidades. Tem também natureza, montanhas, parques e praias. Cultura? E como! Museus, galerias, obras de arte, design estão por toda a parte,. A cidade respira arte por todos os lados.
Antes das olimpíadas de 1992 a costa de Barcelona era completamente tomada por indústrias, não existia praia para a população. A cidade removeu as indústrias da região e revitalizou toda a área para receber as olimpíadas, inclusive importando areia para as praias. Hoje em dia Barcelona tem 7 praias em um total de 4.5km e já foi eleita como a melhor cidade com praia do mundo. A cidade de Barcelona é única. Bom, a casa do time de futebol mais badalado do mundo é aqui, o Barça.
E não podemos deixar de citar a fiel relação que o Brasil possui com o Barcelona. Grandes craques do nosso futebol jogaram por lá e fizeram história, como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e o craque argentino Leonel Messi. O time conta também com um magnífico estádio e um museu, que é o museu de maior movimento do país.

Vista do Palácio Guell

Uma das personalidades mais conhecidas de Barcelona é Antoni Gaudi, o renomado e famoso arquiteto que deixou sua marca por toda a cidade com suas incríveis obras arquitetônicas de estilo gótico moderno. Não ligar o nome Gaudí à Barcelona (ou vice-versa) é praticamente impossível uma vez que seu trabalho se tornou os principais pontos turísticos da cidade. Antoni Gaudí nasceu em 25 de Junho de 1852 na cidade de Reus, na Catalunha. Aos 17 anos mudou-se para Barcelona, onde já vivia um de seus irmãos. Em 1873 ingressou no curso de arquitetura da Escola de Belas Artes, posteriormente chamada de Escola de Arquitetura da Universidade de Barcelona.
O Palácio Guell foi a primeira grande obra encomendada por Guell. O magnífico palácio em estilo gótico serviu de residência para a família Guell e também para reunir sua coleção de antiguidades.   O Parque Guell possui uma extensão de mais de 17 hectares e está repleto de formas onduladas, colunas em formato de árvores, figuras de animais e formas geométricas, em que a maior parte está decorada com mosaicos coloridos feitos com pedaços de cerâmicas.
A Basílica da Sagrada Família foi o maior projeto de Gaudí, além de constituir uma empreitada grandiosa e dispendiosa, o arquiteto mudava o projeto durante a construção, o que fez com que o tempo de execução crescesse cada vez mais. Ainda se encontra em processo de construção, com previsão de término para 2026. Sua construção demanda mais de 200 anos. Inspirados em Gaudí que tal criar um lindo mosaico colorido de papel.  Separe alguns papéis coloridos, uma tesoura sem ponta, cola e muita criatividade e crie lindos mosaicos.   
C:\Claudia\Diversos Claudia Escola\2020\QUARENTENA DOCs\ROTEIROS POSTAGENS\ESPANHA\25705994.jpg
Você sabia que a Espanha possui a maior proporção de bar por pessoa da Europa? É bar que não acaba mais! Os espanhóis costumam sair de tapas para curtir a noite com seus amigos e família. A tradição nada mais é do que sair em uma só noite à diferentes bares, provando uma tapa, geralmente um aperitivo ou uma entrada, e uma bebida em cada um deles. Nem sempre é necessário sentar em uma mesa, muitas vezes isso acontece nos balcões dos estabelecimentos mesmo, em pé, na barra como é falado. A ideia é jogar conversa fora e experimentar diferentes tapas durante a noite.
As tapas espanholas são uma verdadeira tradição para quem visita a Espanha, mas você também pode se aventurar e experimentar algumas destas receitas sem sair de casa. Basta cortar um tomate bem maduro ao meio e esfregar a parte com suco no pão. O vegetal vai deixar seu gostinho ao mesmo tempo em que umedece o sanduíche. Não tem erro e, de quebra, é uma opção perfeita de entrada para veganos e vegetarianos!
Algumas variações do pão com tomate envolvem raspar alho no pão ou salpicá-lo com azeite. Independente da escolha, é difícil encontrar algo tão simples e delicioso. Outra delícia espanhola é a Sangria. Feita a partir da união de frutas com vinho. Deixamos por aqui uma versão para as crianças, feita com suco de uva. Fica uma delícia! Anote a receita.


Desafio#1 Brincadeira musical

Agora vamos brincar com música, com a canção "FUI À ESPANHA". Divirta-se!


Desafio#2 Vamos aprender a falar espanhol?


Desafio#3 Sugestão de filme

Deixamos por aqui uma sugestão de filme: "Ferdinando, o Touro".

 

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Claudia Labate
Vinheta: Fernanda Fusco
Edição de gif: Daniela Maia
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png