05 novembro 2020

LEONARDO DA VINCI, um gênio italiano

E aí turminha, vamos continuar nossa viagem pelo mundo feita em alguns dias? Hoje iremos voltar na viagem iniciada pela professora Carla Bregola que nos mostrou e contou um pouco sobre a Itália . Hoje queremos te contar mais e mais sobre um italiano que admiramos muito, que nasceu numa cidade chamada FLORENÇA. Este italiano foi um homem muito criativo e bastante inteligente. Ele viveu há muitos e muitos anos atrás, mas ele de tão criativo e inteligente inventou muitas coisas que usamos até hoje em dia. Querem conhecer algumas de suas invenções? Assistam o vídeo e descubram algumas das invenções de Leonardo Da Vinci, um gênio italiano.


Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi um polímata (quer dizer alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos) nascido na Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. Nascido em 15 de abril de 1452 e sua morte aconteceu em 2 de maio de 1519. Muitos dos seus 67 dedicados a criar e inventar projetos que revolucionariam a existência humana, por isso um verdadeiro gênio!

Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração. Nasceu na cidade de FLORENÇA, cidade muito importante, conhecida pela sua cultura e museus. A cidade é considerada o berço do Renascimento italiano, e é até hoje uma das cidades mais belas do mundo.

Desde criança Leonardo Da Vinci possuía uma grande curiosidade por desenhar e aprender. Quando o seu pai observou que Leonardo desenhava muito bem, tomou a decisão de o enviar para o "pé" (perto) do pintor Andrea del Verrocchio, para que pudesse aprender as diferentes técnicas de pintura. Segundo conta a lenda, o professor responsabilizou-o, ainda sendo Leonardo jovem, por acabar de pintar um quadro, o que ele fez tão bem que Andrea del Verrocchio se zangou, ao dar-se conta que Leonardo era melhor artista do que ele. Leonardo com 14 anos de idade foi aceito na oficina de Verrocchio, passando a ser seu aprendiz. Logo, aos 20 anos, passou a compor a Corporação dos Pintores de Florença, nessa época já era admirado e aceito por outros artistas e intelectuais. Uau! Que incrível não é mesmo!

Da Vinci foi um artista cuja genialidade despertou a curiosidade por quase tudo na natureza. Foi um dos primeiros a sondar os segredos do corpo humano. Observou o voo dos pássaros e insetos, o crescimento das plantas, as formas, sons e cores da natureza, que por sua vez, dariam base a sua arte e estudos. Leonardo, porém, foi um homem multidisciplinado, um exemplo clássico do pensador renascentista, com interesse em algumas “poucas” áreas como invenções, desenho, pintura, escultura, arquitetura, ciência, música, matemática, engenharia, literatura, anatomia, geologia, astronomia, botânica, escrita, história e cartografia. Ufa! 

Confira a seguir ALGUMAS invenções pensadas por Leonardo da Vinci antes que todo mundo ou de maneira muito melhor do que já haviam sido imaginadas anteriormente:



Vocês viram como Leonardo Da Vinci era inteligente e criativo? Sabem porque ele era tão criativo? Porque ele tinha uma grande necessidade de observar e experimentar, ele observava muito tudo o que tinha em sua volta – a NATUREZA.

"O pintor é o dono de todas as coisas que o homem pode imaginar... O que existe no universo por essência, presença ou imaginação, ele o tem previamente em sua mente e logo em suas mãos." (Leonardo Da Vinci)


E é  com esse pensamento de pesquisa e experimentações que nossa escola procura inspirar vocês crianças. Foi por meio desta filosofia educacional baseada na imagem de uma criança portadora de grande potencial de desenvolvimento e sujeito de direitos, que aprende e cresce na relação com os outros que buscamos inspirações em uma escola italiana localizada na cidade de Reggio Emilia, onde seu fundador Loris Malaguzzi destaca a importância da escuta. Escutar é um modo ativo do adulto aprender a acolher o mundo das crianças e oferecer as condições para que ela possa crescer e aprender.

Nesse sentido, os educadores interagem de forma participativa, assumindo a consciência de que a escola é um lugar para se fazer perguntas – em vez de valorizar apenas verdades e certezas. As qualidades especiais de cada criança também são reconhecidas e nutridas pelos professores.

Escutar as crianças muda o modo como pensamos sobre elas, muda nossos entendimentos e perspectivas sobre como aprendem e nossa imagem delas, enxergando mais claramente seu incrível potencial, sua riqueza, seus talentos, seus entendimentos e suas visões de mundo, seus sentimentos e relações com outras crianças e adultos à sua volta. Crianças e educadores integram um grupo de aprendizagem e são parceiros que inspiram, dão apoio e promovem o discurso, o diálogo e uma abordagem de documentação que registre a luta por significado. Clique aqui e conheça mais sobre a proposta italiana de Reggio Emília, em escolas brasileiras.


Desafio #1: Vamos construir um paraquedas com sacola plástica

Precisaremos de:
- 1 Sacola plástica 
- Barbante
- Tesoura
- Fita adesiva
- 1 Boneco(a)
E muita vontade de brincar!

Se você já separou seus materiais agora é só colocar as mãos para funcionar. Acompanhe o vídeo e faça seu brinquedo pra lá de divertido.


Desafio #2: Pesquisar

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Leonardo Da Vinci, junto com a criança pesquise outras de suas invenções e obras de arte e depois faça o registro dessas descobertas. A criança poderá desenhar o que descobriu e ainda pedir para um adulto ajudar ela a escrever um pequeno trecho que mostre o que mais lhe impressionou. Boa pesquisa crianças! 

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais e edição de vídeo: Claudia Labate
Vinheta: Fernanda Fusco
Edição de gif: Daniela Maia
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

  1. Muito bom conhecer um pouco de Leonardo da vinci ! E viajar pela cultura italiana ! Helena Gaeta

    ResponderExcluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png