25 novembro 2020

Mangás: As histórias em quadrinhos japonesas

Olá, crianças! Tudo bem? Hoje vamos voltar para o Japão e conhecer o mangá, um estilo de história em quadrinhos conhecido no mundo inteiro! Mangás são feitos no estilo japonês e, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente - no Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Vamos juntas e juntos com a professora Arline Midori descobrir mais curiosidades?

   

O mangá teve origem no Oricom Shohatsu, o Teatro das Sombras, que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches (a professora Daniely Nobre já deixou uma dica de teatro de sombras aqui!). Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Elas passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama foi por volta da década de 40. 

No Japão, pessoas de todas as idades leem mangás. Existem mangás de diversos genêros: aventura, comédia, detetive, mistério, romance, esportes, entre outros. Eles são coloridos ou em preto e branco também. Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes, desenhos animados, e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (onde o personagem principal é o Goku), “Yu Gi Oh” (onde o personagem principal é o Yu Gi) e “Sailor Moon” (onde a personagem principal é a Usagi ou Serena).

Desafio #1: Criando seu próprio mangá

Agora é sua vez de fazer um Mangá! Para isso, vamos precisar de:



- 1 folha de sulfite
- 1 lápis
- giz de cera ou lápis de cor
- régua

Depois de separar esses materiais, pense em uma história que queira desenhar (você pode até criar algum personagem heroico ou mágico!). Depois, tracem quantos quadrados desejarem e, em cada quadrado vá registrando a sua história! Criem seus próprios mangás: usem a imaginação, inventem e vão longe! Se precisar, procurem também no Google Imagens por algumas referências! Não esqueçam de mandar as fotos dessa vivência: vai ficar bem bacana!

Desafio #2: O Studio Ghibli e dica de filme

O Studio Ghibli é um estúdio de animação japonês, sediado em Koganei, Tóquio. Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, o estúdio já produziu 21 longas de animação, ao estilo anime. O primeiro filme do Studio Ghibli, que estreou em 1986, foi O Castelo no Céu levando 775 mil pessoas aos cinemas foi um grande sucesso! Vou citar alguns filmes conhecidos deles:


  • Pom Poko – A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)
  • O Castelo Animado (2004)
  •  Serviço de Entregas da Kiki (1989)
  • Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)
  • Meu Amigo Totoro (1988)
  • A Viagem de Chiriro (2001)
Deixamos por aqui uma dica de filme deste estúdio, indicado para todas as idades e disponível em plataforma de streaming: Ponyo: uma amizade que veio do mar.


Desafio #3: Músicas de animes

Selecionamos também algumas músicas de aberturas de animes famosos no mundo inteiro! Elas estão tanto em japonês como inglês e português. Venham curtir conosco!


Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!


Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Arline Midori
Edição de vídeo e vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png