Uai sô, vamos ter um dedinho de prosa? Olá crianças, olá famílias acho que vocês já sabem onde nosso avião vai pousar hoje não é mesmo. Acertou quem disse que vamos debruçar nossos olhos e todos os nossos sentidos no belíssimo estado de Minas Gerais. Vamos juntos(as) com a professora Daniela Maia descobrir algumas curiosidades e brincadeiras mineiras, algumas expressões e "causos" que nasceram por lá, alguns mineiros(as) que com suas invenções mudaram nosso cotidiano pra sempre e claro...não podíamos falar em Minas Gerais sem ressaltar sua culinária, tão característica e tão marcante. Uau! Quantas coisas vamos descobrir hoje não é mesmo, vamos juntos(as) que nossa viagem só está começando.
Minas Gerais, tem sua capital Belo Horizonte, é um dos estados da região sudeste, e é o segundo mais populoso do Brasil, perdendo apenas para a cidade de São Paulo. As paisagens naturais encantam por sua beleza e magnitude. Com montanhas e quedas d'água as cidades de Minas Gerais recebem muitos visitantes, que sempre voltam para conhecer outros lugares. As belezas históricas e culturais também são características dessa região do país. Os museus, as catedrais e mosteiros, as trilhas(caminhos) históricas são destaques.
Em Brumadinho, fica o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. O Instituto Inhotim, conta com uma área de 140 hectares de visitação composta por floresta e jardim botânico, com uma coleção de arte internacionalmente reconhecida. Inhotim desenvolveu uma intensiva linha de trabalho que visa a preservação da vegetação e o desenvolvimento da pesquisa botânica, buscando novas formas de preservar a biodiversidade da região e do Brasil, um espaço incrível que une arte e natureza. Se você ficou com vontade de conhecer esse lugar incrível, faça um tour virtual e encante-se!
Quando o assunto é o jeito de falar, os mineiros carregam consigo uma maneira muito singular de expressar-se, muitas vezes é possível reconhecer um mineiro(a), apenas o ouvindo falar.
"Oh! Trem bom". Essas e muitas outras expressões caracterizam demais essa região do país. Vejam mais algumas delas:Cadin – um poucoDimais da conta – além do esperadoDisgrama – desgraça, desaforoÉ mió – é melhorLogo ali – lugar distanteMoço – qualquer pessoaNé nada – questionamento negativoPanhá – pegarPra mode – com a finalidade deQui nem – igualUai – espanto, admiração, interrogaçãoVarado di fome – com muita fome
É impossível falar de Minas Gerais sem pensar, imediatamente, nas gostosuras e sabores de sua culinária, que teve suas raízes no encontro de culturas dos mais diversos povos que povoaram aquela região. Em geral os ingredientes são simples, de sabor e cor marcantes, muitas vezes preparados em fogão à lenha. Outro aspecto muito relevante é o fato de que as receitas são passadas de geração para geração, recheadas de história e de afeto. Seria impossível tratar desse assunto em sua magnitude e detalhes, nesse sentido vamos deixar por aqui uma receita de um dos preparos mais conhecidos e queridos, não só dos mineiros e que pode ser encontrado em todo o Brasil, estamos falando do pão de queijo. Deixamos por aqui uma receita simples, com poucos ingredientes e o mais importante, nossas crianças poderão participar de todo o processo de preparo, modelar os pães do formato que escolherem e deliciar-se com essa delícia em família.
Já falamos das belezas históricas e culturais, das belas paisagens, das expressões e da culinária mineira, seguimos nosso roteiro pela encantadora Minas Gerais nos aproximando de algumas curiosidades. Você sabia que o "pai da aviação", o brasileiro Alberto Santos Dumont era mineiro? Sim esse mineiro revolucionou a maneira como as pessoas se locomovem, o primeiro a realizar um voo em um avião a motor, sem equipamentos de lançamento, tendo sido reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional. Mas o que pouca gente sabe é que esse mineiro genial criou outros utensílios muito importantes para a humanidade, como: o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o motor portátil. Que incrível não é mesmo, temos em nossas casas e usamos diariamente, invenções de Alberto Santos Dumont que revolucionaram a experiência da vida humana em sociedade para sempre!
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
Desafio#1 Com a palavra, Ziraldo
"Minha casa era a única da rua que tinha livros, meu pai enchia a casa de livros. E foi então que eu passei a conviver com livros, e segui assim a vida toda" Ele narra que também gostava muito de desenhar, e que sua mãe foi sempre muito generosa e acolhedora. "Minha mãe me dava muita colher de chá, eu podia desenhar nas paredes, no chão, em todo lugar. E ela me exibia muito, quando chegava visita em casa ela sempre chamava para ver meus desenhos"
Que inspirador o relato de Ziraldo, que carrega consigo como seus pais foram incríveis, nutrindo sua imaginação com livros e histórias. E como tudo isso ia parar nas paredes e no chão de sua casa, lá em Minas Gerais. E hoje podemos dizer que essas paredes ganharam o mundo. Seus livros estão espalhados por todos os cantos e ganharam reconhecimento internacional. Como já dissemos por aqui em outras oportunidades vamos ocupar as mãos de nossas crianças com livros e sua imaginação com histórias, assim nossas crianças vão construindo seus saberes sobre os mundo, lendo, imaginando, desenhando e criando!
O acervo de Ziraldo é bastante vasto por isso deixamos por aqui a contação de uma de suas histórias: "Dez amigos". Confira. Ah! As crianças podem desenhar os personagens em seus dedos e brincar!
E por falar em brincar Minas Gerais é um paraíso quando o assunto é o brincar. Vamos listar por aqui algumas das brincadeiras que ocupam as ruas, as casas, as escolas e todo lugar ocupado pelas crianças. Em geral lançando mão dos elementos da natureza, com pouca materialidade mas com muita história e inventividade as brincadeiras preenchem todo o território mineiro e acabam ganhando o Brasil inteiro. Brinquedos e brincadeiras como: bichos de legumes, bilboquê, bola de meia, perna de pau e de lata, peteca de palha de milho, telefone sem fio, corre cutia, corrida do saco, batata quente, escravo de Jô, pertencem ao imaginário e ao cotidiano das crianças de lá e de cá, afinal as brincadeiras atravessam o tempo e os territórios, o brincar não tem fronteiras, o brincar é universal.
Nossa viagem por Minas Gerais está quase acabando, mas antes disso acontecer que tal uma história. No portal Leia para uma criança é possível encontrar a história "Da Janela de Minas", uma poesia que virou livro, escrita por Nicole Rodrigues Florentino, uma menina mineira de Belo Horizonte, que quando escreveu essa história tinha apenas 12 anos. A poesia de Nicole venceu a Olimpíada de Língua Portuguesa em 2019. Muito inspirador, não é mesmo!
E você, o que vê da sua janela? Você pode desenhar ou escrever sobre tudo que vê (ah! você pode também imaginar) ao abrir de sua janela. Clique aqui e descubra quantas experiências são possíveis a partir do simples fato de abrir sua janela.
“Ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente” Carlos Drummond de Andrade
Desafio#3 Playlist
Que tal ouvirmos e cantarmos algumas canções que você já conhece, de algumas cantores(as), grupos e bandas mineiros. Milton Nascimento, Skank, Jota Quest, Beto Guedes, Paula Fernandes são algumas dessas vozes mineiras
E agora que tal explorar os ritmos das músicas, a expressão corporal e brincar de estátua com algumas dessas canções. Chame toda sua família, escolha uma música e boa brincadeira pra vocês!
Agradecemos a companhia e te esperamos na próxima viagem.
Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!
Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!
Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo e gif: Daniela Maia
Roteiro, texto, seleção de materiais, edição de vídeo e gif: Daniela Maia
Colaboração: Rozélia Soares
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Amamos viajar por Juiz de Fora ! Amamos Minas , eu mamãe da Helena sou de Governador Valadares ! Amo a cultura Mineira ! O franguinho com quiabo e nosso prato predileto ! Aliás Minas e bom demais ! A nossa imensa gratidão !
ResponderExcluir