06 novembro 2020

Série: Uma imagem...muitas histórias

Olá turminha, voltamos! A sexta-feira chegou e com ela mais um episódio da nossa série: Uma imagem...muitas histórias. E a temática de hoje é a viagem ou passeio dos sonhos. Aproveitamos para agradecer a todas(os) que partilharam seus sonhos conosco. Você já pensou onde nasce um sonho? Onde nasce o sonho de conhecer um lugar, um país, uma cidade, uma cultura, enfim onde nasce essa vontade de nos aproximar, ver de perto outros espaços, outros cantinhos do mundo? Antes de pensarmos em responder essas e outras questões vamos juntos(as) conhecer a viagem dos sonhos das nossas crianças.


E você já sonhou conhecer um desses lugares? Já pensou em como os sonhos nascem? Quantas questões povoam nossos pensamentos e isso é bom demais sabia, porque é a busca por respostas que nos tira do lugar, nos faz pensar, fazer relações, planejar, refletir, traçar objetivos e metas enfim nos faz sonhar! Nós por aqui temos algumas ideias de como o sonho de uma viagem nasce:


1. Histórias de um lugar que alguém visitou e te contou com encantamento
2. Um filme, série ou novela que você viu e tocou seu coração. Deu vontade de conhecer de perto! 
3 Vontade de conhecer seu país/cidade de origem, seu ou de sua família. Ou seja conectar-se com sua própria história
4. Conhecer países/lugares com temperaturas diferentes do nosso país. Ver a neve, por exemplo
5. Visitar um familiar ou amigo que mora longe
6. Realizar um sonho de criança ou de uma criança
7. Sonhar em estudar ou trabalhar em outro país
8. Planejar dias de férias, tão esperadas
9.Aproximar-se de outras culturas. Conhecer de perto ritmos e espetáculos musicais, rituais religiosos, modos de vida, etc
10. Simplesmente ir...divertir-se e desanuviar a cabeça das rotinas do dia-a-dia   

Uau! Realmente há muitos motivos para nascer o sonho de uma viagem, mas outras questões são necessárias para pensarmos: O que fazemos para realizar o sonho de uma viagem? E talvez a pergunta mais importante: Onde as crianças entram nessa "viagem", como elas podem participar do planejamento, da realização desse sonho. As crianças pulsam de alegria e empolgação quando sabem que algo novo vai acontecer em suas vidas e todo esse pulsar de alegria pode se tornar aprendizagem, afinal como sempre falamos por aqui...tudo que a criança vive e tem a possibilidade de experienciar é para ela um grande laboratório, onde ela pode aprender de forma lúdica, contextualizada e significativa.

Dentro das muitas dessas possibilidades estão a construção de um roteiro. Sempre que possível convide as crianças a participarem desse momento de planejamento, confie a ela responsabilidades possíveis para sua faixa etária para que ela possa participar ativamente de todo o processo da viagem, do roteiro até a volta pra casa. Outro aspecto pra lá de importante, é a educação financeira, talvez um passeio ou uma viagem seja mais uma boa oportunidade da criança aprender a fazer escolhas e responder a questões como: "Eu preciso mesmo comprar isso?", "Eu vou usar isso" enfim questões que podem colaborar para a conscientização acerca do consumo consciente.

Todas essas e muitas outras aprendizagens são objetivos de nosso projeto Alguns dias para dar a volta ao mundo. Sabemos que ainda não é recomendável sair de casa, que é necessário evitar aglomeração, nesse sentido mesmo sem sair de casa nesse momento de pandemia pelo qual estamos passando, as viagens virtuais que estamos propondo leva-nos a conhecer outros lugares, suas culturas, seus rituais, suas músicas e tudo que de uma forma ou de outra, pode nos conectar, pode nos unir. Para isso a tecnologia tem sido nossa grande parceira, afinal por meio dela temos podido interagir e aprender mais e mais sobre o mundo que nos cerca. Afinal cada experiência importa, cada experiência transforma, cada experiência faz sentido e faz sentir! Seguimos ao lado de nossas crianças nessa grande viagem que é a vida, nutrindo seu imaginário e ampliando seu repertório acerca do mundo que as cerca, despertando sua curiosidade e sua criatividade valorizando cada desafio superado, cada experiência vivida, valorizando o processo, pois como nos diz Bantam: "O caminho é o que importa, não o seu fim. Se viajar depressa demais, vai perder aquilo que o fez viajar." 

Desafio #1: Vamos cantar

E por falar em sonhos, ouçam a canção "Plantar Sonhos" do grupo Coração Palpita. Uma cação realmente encantadora que nos convida a realmente plantar sonhos, afinal todo sonho realizado já foi um dia apenas um pensamento em nossa cabeça, afinal toda viagem foi um dia apenas uma vontade de passear, não é mesmo! Abra o coração e deixe essa canção entrar. 

Conheça o canal do Grupo Coração Palpita. Você vai se encantar!

Desafio #2: Caixa dos sonhos

Hum! Hoje falamos de algo muito, muito importante: a Educação Financeira e o consumo consciente. Essas são temáticas bastante complexas e que precisam ser praticadas com as crianças desde muito cedo. É importante que as crianças aprendam a fazer escolhas, não desperdice e saiba usar o dinheiro de forma consciente, fazendo perguntas, sendo provocada a pensar sobre suas necessidades e sem desperdício, especialmente aprender que as coisas tem valor, para além preço. E que muitas e muitas vezes o que nos faz feliz não custa nadinha! Ah! Mas as crianças precisam dos adultos ao seu lado para aprender essas "lições" que serão importantes para toda a vida. Que tal construir um cofrinho junto com as crianças, ensinando-as a poupar e dar valor aos seus desejos, percebendo que é difícil ganhar e juntar e dinheiro. Essa autonomia colabora para o entendimento de que o dinheiro não vem de uma fonte inesgotável, mas que é sim fruto de nossos esforços e que precisamos refletir acerca de onde devemos ou precisamos investi-lo. Falaremos mais sobre esse assunto tão importante, aqui em nosso blog!

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia, são sugestões para dar continuidade a temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Não se esqueça de fazer filmagens, tirar fotografias e enviar via WhatsApp! Vocês podem também nos encontrar no Google Classroom (para aprender a acessar, clique aqui)! Convidamos todas e todos a preencher o nosso questionário: ele nos dará pistas para descobrir como poderemos auxiliá-los neste momento tão complicado!

Roteiro, texto, seleção de materiais: Daniela Maia 
Criação e edição de vídeo: Catarine Montanari
Vinheta: Fernanda Fusco
Efeitos sonoros: FreeSound.org
Trilha sonora: Daily Beetle (Kevin MacLeod - Incompetech)

Um comentário:

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png