03 dezembro 2020

China: O país mais populoso do Mundo

E aí, galera! Tudo bem com vocês? Em nossa viagem de hoje, nós voltaremos para o continente asiático com a professora Fernanda F. para visitar a China! Conheceremos algumas de suas paisagens, espécies de animais, o dragão chinês, seus festivais, o horóscopo, alguns Patrimônios da Humanidade, a pirata Ching Shih, Hua Mulan, o kung fu, Bruce Lee e algumas invenções chinesas, como o nanquim e o tangram. Vem conferir!

Caso esteja utilizando 4G, disponibilizamos apenas o áudio logo acima!

A China é o país mais populoso do mundo, contando com 1,4 bilhão de habitantes e, assim como o Brasil, é um país com paisagens variadas: com florestas bem quentes, outras úmidas, regiões de muito frio e até um deserto, chamado de Deserto de Gobi! Há também uma grande quantidade de animais que habita o território chinês: existem pelo menos 800 variedades nativas! Dentre essas espécies, estão os iaques, os faisões prateados, os pandas vermelhos, os leopardos da neve e os pandas, que correm risco de serem extintos - ou seja, de morrerem e nunca mais existirem em nosso planeta! Para conhecer um pouquinho mais sobre algumas espécies, clique aqui!

Um animal fantástico, que só aparece no imaginário popular, é o dragão: de acordo com a mitologia chinesa, o dragão foi um dos quatro animais sagrados convocados pelo deus Pan Ku para participar da criação do mundo. Mas ele é um dragão diferente do que conhecemos nos contos de fadas ocidentais: o dragão chinês é longo, parecido com uma serpente de quatro patas, e ele não é mau, mas sim muito poderoso! Ele aparece como ícone até nos festivais chineses, como no Festival Barco do Dragão, no Festival do Dragão Embriagado, no Festival da Lua, no Festival da Primavera, no Festival da Lanterna e no Ano Novo Chinês (clique aqui para conhecer alguns festivais e outras tradições).

Assim como todas as nossas propostas aqui no blog, os desafios não são de caráter obrigatório e nem precisam ser realizados em um mesmo dia; são sugestões para dar continuidade à temática abordada, para diversificar a rotina, mantermos a nossa conexão com a escola e que podem ser complementadas de acordo com suas necessidades!

Desafio #1: O horóscopo chinês e sua lenda

Por falar em Ano Novo Chinês, vocês sabiam que cada novo ano é representado por um animal? Dois mil e vinte (2020), por exemplo, é o ano do rato e, segundo os chineses, quem é desse signo é bastante intuitivo e sabe onde ir na vida. São 12 signos do horóscopo chinês: confira abaixo a animação chinesa Sagwa, a gatinha siamesa que conta a sua lenda, e o podcast gravado por Jejéqui Lê! A caráter de curiosidade, vocês podem também descobrir seus signos clicando aqui!

Desafio #2: Os Patrimônios da Humanidade e a Muralha da China

A China também abriga locais e monumentos que são considerados Patrimônios da Humanidade, já que possuem grande valor cultural e precisam ser preservados. A Cidade Proibida, por exemplo, é um patrimônio localizado na antiga cidade de Pequim e contém um palácio onde somente o antigo imperador e sua família podiam entrar; os Guerreiros de Xian, localizados na cidade de Xian, são um exército de homens feitos de terracota que serviam para proteger um antigo imperador após a sua morte.

Clique para fazer uma viagem à Muralha da China via Google Earth

E a grande Muralha da China, que servia antigamente para proteger o império chinês: ela é tão grande, mas tão grande, que dá até pra ser vista lá do espaço! Vocês também podem fazer uma visita online clicando na imagem acima. Para conhecerem mais sobre esses e outros Patrimônios da Humanidade na China, basta clicar aqui!

Desafio #3: Guerreiras chinesas e as artes marciais

E foi lá na China que nasceu a maior pirata de todos os tempos: Ching Shih, também conhecida como Cheng I Sao, comandou uma frota com mais de 300 juncos cheios de guerreiros piratas para lutar contra a Inglaterra, Portugal e a dinastia Qing. Existe também uma lenda do folclore chinês que conta sobre uma corajosa heroína que se disfarçou de homem para poder lutar na guerra, chamada Hua Mulan. Embora a lenda seja bastante trágica, os estúdios Disney fizeram uma adaptação em 1998 que é indicada ao público infantil e traz diversos elementos da cultura chinesa! Que tal organizarem um cineminha na sala para curtirem juntos?

A China também é o berço de uma arte marcial muito famosa pelo mundo inteiro, o Kung Fu, que além da força exige concentração, foco e equilíbrio para usar nos combates. Sempre que falamos sobre esse estilo de luta, lembramos também de um famoso lutador chinês de kung fu chamado Bruce Lee, que atuou em diversos filmes. Para entrar no clima, vocês podem assistir ao filme Kung Fu Panda, da Dreamworks, e brincar de lutar em casa!

É importante lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tempo de tela para crianças de 4 a 5 anos (seja de celulares, computadores ou televisores) deve ser de, aproximadamente, 60 minutos ao dia!

Desafio #4: Pintura com nanquim

Você já ouviu falar no nanquim, uma tinta preta muito utilizada nas artes, inclusive nos mangás japoneses? Ela surgiu na cidade de Nanquim, que fica na China. Desafiamos vocês a criarem suas próprias artes utilizando a tinta! Pesquisem na internet por algumas artes ou até animais chineses e utilizem como referência! Se não tiverem nanquim, vocês pode substituir por tinta guache ou aquarela preta: experimente utilizar o pincel molhado, como no vídeo abaixo, para conferir diferentes tonalidades.

Desafio #5: Outras invenções chinesas e o tangram

Os chineses criaram invenções que mudaram o mundo como o papel, o macarrão, dinheiro em papel, a impressão, a pólvora, a bússola, os sinos, o carrinho de mão, a seda, o garfo, os fogos de artifício, a escova de dentes,  o cardápio, o paraquedas  e até o papel higiênico. Eles também criaram jogos e brinquedos para a diversão de crianças e até de gente grande: o dominó, o jogo go, os jogos de carta e a pipa! Lá na nossa escola, a gente brincava muito também com o Tangram, um quebra-cabeça chinês com formas geométricas. Com esse material, é possível criar diferentes figuras! Em casa, vocês podem confeccionar com papel, papelão ou qualquer outro material (copiem o modelo ao lado)! Vocês pode pesquisar por imagens na internet para se inspirarem e criar figuras, fazer colagens ou até pintar uma obra com nanquim utilizando as formas como referência! Divirtam-se!

E aí, o que acharam da nossa viagem para a China? Não esqueçam de deixar um comentário e enviar suas fotos e vídeos para nossa linha de transmissão no Whatsapp e Google Classroom, combinado? Amanhã voltaremos com mais um episódio da série Uma imagem... Muitas histórias! Aguardem!

Texto, roteiro, seleção de materiais, vinheta e edição do vídeo: Fernanda F.
Efeitos sonoros: FreeSound.org

2 comentários:

  1. Amamos conhecer a cultura da China ! Os seu signos , suas belezas naturais ! Pinturas é muito mais !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais! =) Depois contem o que acharam de brincar com tangram e fazer a pintura! Um beijo!

      Excluir

https://1.bp.blogspot.com/-6XvqrgRUtmE/XpAnsq0hy8I/AAAAAAAAOMM/XQaf2shwZRQ_UjLVPe3AFHYV0yisWRzRACLcBGAsYHQ/s1600/footer2.png